prós e contras
Educação, trabalho e igualdade de género
Projeto "Quem somos EU? ação 2
Educação, trabalho e igualdade de género
Projeto "Quem somos EU? ação 2
Livros digitais e recursos pedagógicos sobre o valor da democracia e da participação cívicadirigidos a crianças e jovens. Visam suscitar o conhecimento de realidades culturais diferentes, a interiorização de valores de tolerância e respeito mútuo, a compreensão intercultural e comportamentos relacionais positivos.
A Conferência de Paris de 1919, que negociou os tratados de paz após a 1.ª Guerra Mundial, era praticamente apenas composta por homens...
A propósito da expressão oficial em português
“direitos humanos”.
Um conjunto de reportagens que contam histórias de vida que ilustram as diferentes faces da pobreza.
Esperamos que sirvam de mote para o debate acerca da importância do percurso educativo no mundo do trabalho, nas famílias dos nossos alunos.
É uma carta de princípios onde se estabelecem e defendem quais os direitos do individuo que são inalienáveis.
A diretora para programas curriculares da OCDE defende é preciso fornecer às crianças e jovens os instrumentos necessários para enfrentarem um tempo de incerteza. E que Portugal necessita de melhorar o sistema de apoio aos alunos mais desfavorecidos.
Novembro - Newsletter de Educação para a Cidadania Global para Educadores/as -
Esta semana traz muitas oportunidades de reflexão e ação! Hoje, 18 de novembro, assinala-se o Dia Mundial dos Pobres, nas vésperas de mais um Black Friday (ou Sexta-feira Negra, dia 23), uma tradição "importada" dos EUA, que incentiva ao consumo desenfreado. Duas realidades - a pobreza e o consumo - que parecem paradoxais, mas estão profundamente interligadas, desafiando-nos a questionar o sistema atual, e as relações que este promove entre as pessoas e o planeta, através de uma leitura crítica, integrada e global, com vista ao Bem Comum.Inspirações para as vossas práticas: link
"Quanto à confiança nas suas capacidades, os alunos de contextos socioeconómicos desfavorecidos tendem a acreditar menos em si do que os seus pares mais favorecidos. Mesmo quando têm competências semelhantes."
No dia em que se comemora o Dia Mundial Contra o Tráfico de Seres Humanos, Maria Grazia Giammarinaro, Relatora Especial sobre tráfico de pessoas do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, destaca que os direitos das vítimas e potenciais vítimas devem ser respeitados, especialmente mulheres e crianças, e pede a todos os Estados que evitem e combatam este flagelo. As mulheres e as meninas constituem mais de 70% das vítimas do tráfico humano.
Segue o link...
Secretário-geral identifica barreiras à igualdade de oportunidades; mulheres representam menos de 30% dos empregos em pesquisa e desenvolvimento; chefe da ONU reafirma compromisso no apoio ao desenvolvimento de competências.
Guterres: “Precisamos capacitar as meninas com competências duradouras”
Jovens 2030. "Dois dos objetivos prendem-se com a "necessidade" de alargar o número de portugueses com formação superior."
A ativista pediu aos governos para apoiarem a causa, a de proteger e procurar justiça para as vítimas de violência sexual em conflitos e para os yazidis, que foram vítimas de um genocídio.
“O Direito à educação também é o direito a um professor qualificado”
Segue o link ...
"90% das crianças ciganas abandonam a escola prematuramente".
ONU lança nova estratégia para jovens liderarem conquista da Agenda 2030
Segue o link ...
"A revolução tecnológica está a transformar radicalmente a forma como nos informamos.
(...)
Este novo cenário proporciona inúmeras oportunidades para o desenvolvimento individual e social. Contudo, este desenvolvimento só será alcançável se todos tiverem as mesmas oportunidades."
Faz o teu comentário e envia-o para:biblioteca.darque@escolasmontedaola.ptbiblioteca.neiva@escolasmontedaola.ptbiblioteca.ola@escolasmontedaola.ptA literacia faz parte dos Direitos Humanos.
Sugestão de leitura para a temática do trabalho e dos direitos humanos.
Sugestão de leitura: para pais e encarregados de educação neste arranque do anos escolar.
Este ano letivo segue a proposta da RTP e consulta a plataforma ENSINA para saber mais.
Deixamos o desafio para que nos possas devolver sugestões de programas a ver para os temas: educação, trabalho e igualdade de género - objetivos da agenda 2015-2030 da ONU.
Procura a biblioteca para dares as tuas sugestões.
Aqui vais encontrar livros gratuitos!
Queres ser um Booktuber?
Entra em contacto com a tua biblioteca.
Consulta aqui os programas, iniciativas e sugestões de leitura do Plano Nacional de Leitura.
Fala-nos sobre o que andas a ler.
- Educação para a Cidadania Global nas Escolas -
Pistas para uma leitura crítica dos média
Numa altura em que se assinala o Dia Internacional do Acesso Universal à Informação(celebrado a 28 de setembro pela Unesco), e assumindo os média um papel fundamental, divulgamos alguns recursos para que as/os educadoras/es promovam a literacia crítica junto de crianças e jovens. São pistas de reflexão e de ação para questionar o consumo passivo dos média, tomar decisões informadas e comprometer-se com um mundo mais justo e transparente.