Ler + para Celebrar a diversidade
No âmbito da ação 2 do TEIP “Aprender com a biblioteca escolar” e do projeto aler+ realizaram-se, na semana de 25 de Setembro a 3 de Outubro, sessões de informação, na biblioteca escolar da Foz do Neiva. O objetivo foi consciencializar os alunos do 2º ciclo, 7º e 8º anos para a importância da leitura e da escrita ao longo do percurso escolar e da vida. O aluno foi informado da atividade “diários de leitura” e ainda foi avisado de que, este ano, o diário poderá ser elaborado em formato digital. Nessa sessão, a professora bibliotecária apresentou a aplicação que pode ser usada para registo dos diários , explicando todos os passos a ter em conta na sua utilização.
Apresentação e explicação da atividade
Registo e trabalho no Padlet
Está na Hora da Leitura-1º ciclo Foz do Neiva
No âmbito do projeto Ler+ para celebrar a diversidade, os alunos do 1º ciclo da escola básica Foz do Neiva, visitaram a biblioteca juntamente com o professor titular na semana do 15 a 19 de outubro. Com a orientação da professora bibliotecária, os alunos ouviram e visualizaram a história digital "A magia do pequeno almoço", texto que destaca a importância do pequeno almoço e serviu ainda para assinalar o Dia Mundial da Alimentação. Concluída a audição da história, os alunos partilharam os seus conhecimentos sobre a alimentação, identificando os alimentos e suas características. Seguidamente, ilustraram o seu prato preferido tendo em conta a pirâmide alimentar.
No final, cada aluno fez a requisição de um livro para leitura autónoma que será partilhada na próxima sessão, dinamizando assim o projeto Está na hora da leitura
Dia da alimentação-5º e 6º anos
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e do Dia Mundial da Alimentação, a biblioteca, em articulação com os docentes da área das Ciências, tem vindo a dinamizar várias atividades. Assim nos dias 17 e 18 de outubro, os alunos do 5º e 6º anos assistiram à leitura da história "O príncipe preguiçoso". O conteúdo da história permitiu a consolidação de conhecimentos adquiridos nas aulas Ciências Naturais. Ainda tiveram a possibilidade de consultar livros e revistas sobre o tema em estudo: alimentação.
22 outubro-Dia Internacional da Biblioteca Escolar-5ºAno
Para assinalar o dia da Biblioteca Escolar, convidamos as turmas do 5º ano a visitar a biblioteca. Nas várias sessões, os alunos descobriram os diversos espaços, recursos e sinalética, identificando cada classe da CDU (classificação decimal universal) e ficando a conhecer melhor o modo como ela está organizada. No final, os alunos descobriram o conto O Rato de Alexandria de José Jorge Letria. Esta história, integrada na obra "O livro que falava com o vento e outros contos", encantou os e mostrou-lhes como a leitura pode enriquecer o espírito de cada um de nos e ajudar-nos a ter mais conhecimentos sobre o mundo.
No dia 29 de Outubro, os alunos do 5º A estiveram presentes na biblioteca para aprender a realizar uma pesquisa. A professora bibliotecária divulgou as 6 etapas da pesquisa, mostrando,explicando e exemplificando o modelo Big6. No final, os alunos realizaram um trabalho prático indicado pela docente de complemento à educação artística onde os alunos tiveram a oportunidade de avaliar os seus conhecimentos, em relação à pesquisa
FotografiasNo dia 31 de outubro, andaram pela biblioteca escolar muitos fantasmas, caras com cicatrizes e bruxinhas . Não faltaram à festa os alunos do pré escolar, 1º e 2º anos que participaram na sessão de leitura encenada da história "Desculpa...por acaso és uma bruxa?
No final, os mais pequenos coloriram bruxas e gatos e os restantes escreveram uma frase sobre a história, fazendo uma ilustração.
A pequena exposição de livros assombrados foi bastante visitada.
Na escola Básica Foz do Neiva, o dia 11 de Novembro foi relembrado por um grupo de alunos do 9ºano que,no intervalo da manhã, leu para os docentes o poema Nos Campos da Flandres de John McCrae.
A biblioteca associou-se à comemoração e, com o apoio dos alunos, realizou uma exposição para relembrar a data.
No dia 12 de Novembro, os alunos do 3º ano partilharam as leituras realizadas no decorrer do mês de outubro. No final da partilha, a professora bibliotecária apresentou o video da história "O lobo culto" de Becky Bloom e ilustração de Pascal Bliet. Para concluir, os alunos realizaram uma atividade de compreensão da leitura e ainda ilustraram a parte da história que mais gostaram .
Decorreu, nas diferentes escolas do agrupamento, a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Assim, no dia 28 de novembro, os alunos do 3º ciclo realizaram a prova que tinha como referência "Missão Impossível" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; no dia 29 de novembro, foi a vez dos alunos dos 2º e 1º ciclos. As obras selecionadas foram, "Hugo e eu e as mangas de Marte" de Richard Zimler (2º ciclo) e "Seis histórias às avessas" de Luísa Ducla Soares para 1º ciclo.
Parabéns aos alunos pela sua empenhada participação, aos professores titulares de turma e de Português que organizaram em articulação com as professoras bibliotecárias o referido evento
No dia 20 de novembro, os alunos da EB1 de Chafé, contaram com a presença da coordenadora da Biblioteca do Agrupamento, no âmbito da atividade " Está na Hora da Leitura."
Ouviram, leram e ilustraram o conto " O Lobo Culto"
No passado dia 28 de Novembro, numa ação conjunta dos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e da Biblioteca Escolar (BE), decorreu uma atividade destinada aos alunos mais novos com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Ciência.
Os alunos dos 3° e 4° anos das escolas básicas de Chafé e de Santana deslocaram -se à Foz do Neiva para assistirem, conjuntamente com todos os meninos do pré escolar e 1° ciclo que frequentam este estabelecimento, a um interessante espetáculo alusivo à ciência e tecnologia.
Da declamação de poesia como "O planeta azul" ou a "pedra filosofal", por alunos do 4° ano, assistiram também a uma peça teatral protagonizada por alunos do 7°ano, "como fazer um vulcão na cozinha " e a um espetáculo de química "A magia da cor". No final assistiram ainda à simulação de voo de um helicóptero .
Para terminar em beleza, puderam entrar ,em grupos, num PLANETÁRIO insuflável - projeto Ciência Viva, observando, no céu noturno, as principais constelações, onde aprenderam entre muitas coisas, a orientação noturna através da Estrela Polar.
Foi uma tarde divertida. Fez-se ciência.
De 6 a 11 de dezembro, realiza-se a feira do livro, nas bibliotecas escolares do agrupamento. Esperamos por si. Este Natal, ofereça alegria, ofereça um livro.
No âmbito das visitas de ambientação integradas na ação Aproximar e na sequência da feira do livro que se realiza na biblioteca escolar da escola Foz do Neiva, os alunos do 4º ano das escolas de Chafé e Santana deslocaram-se á escola, no dia 11 de Dezembro. Juntamente com os alunos do 4º ano desta escola, usufruíram da feira do livro e consultaram, na biblioteca, diversas obras indicadas para a respetiva faixa etária. Posteriormente, os alunos do 5ºB apresentaram uma leitura encenada da historia intitulada "A procura de uma estrela" de Alexandre Parafita, extraída do livro Histórias de natal contadas em verso, a qual foi orientada pela docente Maria Carvalho em colaboração com a professora bibliotecária.
Parabéns aos alunos que se dedicaram a atividade com muito empenho e alegria e aos visitantes também agradecemos a visita e o interesse demonstrados
Alunos apurados para a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura
O 1º ciclo teve como vencedores 2 alunos do 4º ano da EB1 Mazarefes.
No 2º ciclo venceram dois alunos, um do 5º A da EB Foz do Neiva e outro do 5º B da EB Carteado Mena.
No 3º ciclo foram apurados dois alunos, um do9ºA e outro do 9ºB da EB Carteado Mena.
Parabéns aos vencedores!
No dia 9 de janeiro, pelas 17h30, realizou-se uma reunião com os encarregados de educação, educadora e professora bibliotecária para apresentar o projeto de leitura em família, Leitura em Vai e Vem, promovido pelo plano Nacional de Leitura. Esse projeto será desenvolvido em interação com a família, educadora e Biblioteca escolar. O objetivo é incentivar a leitura junto das crianças mais pequenas de modo a começar a induzir hábitos de leitura. Á dinamização do projeto será disponibilizado um conjunto de material pedagógico composto por uma mochila por criança, um folheto para registo das leituras realizadas e livros que serão requisitados na Biblioteca escolar do agrupamento. A atividade realiza-se a quarta feira na biblioteca escolar onde se fará a apresentação dos respetivos registos, audição / visualização/dramatização de uma história. No final proceder-se-à a nova requisição.
Boas Leituras!!!!!!!
De acordo com o Regulamento Geral do Concurso Nacional de Leitura, na sua 13.ª edição, a Fase Municipal realizar-se-á na Biblioteca Municipal de cada concelho. Assim, a Fase Municipal da 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura realiza-se na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) em dois momentos distintos:
21 de Fevereiro (quinta-feira) - 1.º e 2.º Ciclos, com início às 09h00.
22 de Fevereiro (sexta-feira) - 3.º Ciclo e Ensino Secundário, com início às 09h00.
Obras a concurso
1.º Ciclo – 3.º e 4.º anos: O Secador de Livros, Carla Maia de Almeida
2.º Ciclo – 5.º e 6.º anos: Os Ciganos, Sophia de Mello Breyner Andresen
3.º Ciclo – 7.º, 8.º e 9º anos: O velho que lia romances de amor, Luis Sepúlveda
Secundário – 10º, 11º e 12º anos: O perfume: história de um assassino, Patrick Süskind
Diários em balanço
Na semana de 21 a 31 de janeiro, os alunos do 2º e 3º ciclo vão partilhar as leituras realizadas e expor os diários que foram trabalhados durante o primeiro período. Alguns dos encarregados de educação vão participar na iniciativa dando testemunho das leituras realizadas pelo seu educando. Alunos do 5º A e 5º B já iniciaram as apresentações e os alunos do 8ºD seguiram as orientações dadas pela professora bibliotecária e apresentaram o diário digital.
Literacia dos media-9ºC
Trabalhos realizados pela turma do 9º C, na oferta complementar-Cidadania- orientados pelo professor Carlos Pacheco e em articulação com a biblioteca escolar da escola.
Parabéns a todos pelo trabalho efetuado.
Miúdos a votos- Campanha eleitoral
A vinte e um de Janeiro de 2019, iniciou- se a campanha eleitoral de Miúdos a votos, uma iniciativa da Rede das Bibliotecas Escolares e a Visão Júnior. A turma organizadora, alunos do 9ºB, deslocou-se às salas de aula para informar os alunos da atividade e motivá-los a fazer propaganda do seu livro favorito, tendo em conta a listagem divulgada referente a cada ciclo. Cada grupo indicou algumas das iniciativas que os alunos podem levar a cabo na campanha, dando exemplos de cartazes, realização de vídeos, debates etc...
Os alunos foram avisados que se devem inscrever junto da turma organizadora, caso queiram fazer campanha por um livro. A organização das inscrições, as ações de campanha e o calendário da campanha eleitoral serão da responsabilidade da turma organizadora juntamente com a professora bibliotecária.
No âmbito do projeto Ler+ para celebrar a diversidade e dando cumprimento a iniciativa diários de leitura integrada na ação 2 do TEIP, realizou-se, de 21 a 31 de Janeiro, na biblioteca escolar da escola básica da Foz do Neiva, uma apresentação das leituras efetuadas autonomamente pelos alunos do 2º ciclo, sétimo e oitavo anos. No decorrer da apresentação, os discentes expuseram os seus diários em formato de papel ou através da aplicação padlet, divulgaram os títulos das obras lidas, conversaram sobre a história, as personagens de que mais gostaram e sobre o que acharam mais interessante. O aluno ainda comentou o excerto que mais o impressionou e comoveu. Nos comentários muitos dos alunos referiram a importância da leitura para a aquisição de conhecimentos, o aumento de vocabulário, a descoberta de novos espaços, o prazer que cada um encontrou na leitura do livro. A maioria reconheceu que a leitura é indispensável em qualquer atividade e é uma das principais condições de autonomia e sucesso na vida.
Foram momentos de aprendizagem para todos. Continuação de boas leituras.
Literatura infanto-juvenil. João Manuel Ribeiro
No âmbito dos Contornos da Palavra, realizou-se, no dia 4 de fevereiro, a primeira atividade da semana. Logo pela manhã, a biblioteca escolar da Foz do Neiva recebeu a visita de João Manuel Ribeiro que veio falar sobre a literatura juvenil às crianças do jardim de infância e 1º ciclo. O autor, considerado como um dos mais promissores autores de poesia para a infância, apresentou as duas últimas publicações intituladas Cantilenas loucas, orelhas Roucas e Alfabeto de adivinhas. A sessão foi muito animada, pois os alunos participaram e interagiram com o autor.
No final procedeu-se como tem sido habitual à sessão de autógrafos.
Nesse mesmo dia, os alunos do 8º ano e do 7º B ouviram a contadora de histórias Ana Esteves que encantou os presentes com a história A Saga extraída da obra Histórias da Terra e do Mar de Sophia de Mello Breyner Andersen. Esta sessão também foi do agrado de todos, pois participaram e envolveram-se na história narrada.
No âmbito do evento Contornos da Palavra, realizaram-se, no dia 5 de fevereiro, várias atividades dirigidas aos alunos do 2º ciclo. Na escola Básica da Foz do Neiva, os alunos do 5º ano tiveram a visita da fada Oriana-a contadora de histórias, Rita Sineiroque partilhou a história bem conhecida desta faixa etária- A Fada Oriana de Sophia Andersen. Todos participaram com muito entusiasmo e sabedoria.
Por sua vez, os alunos do 6º ano ficaram embebecidos com a contadora de historias -Bru Junça que os fez mergulhar nas duas histórias narradas.
A Menina do Mar no jardim-de-infância da EB da Foz do Neiva
No dia 6 de fevereiro, o Jardim de Infância da escola básica da Foz do Neiva, assistiu, na biblioteca escolar, a animação da história de A menina do mar de Sophia Andresen pelas técnicas da biblioteca municipal de Viana do Castelo. As crianças estiveram muito concentradas e ficaram seduzidas pelo cenário e as personagens nomeadamente a menina, o polvo, o peixe e o caranguejo. No final, os seus rostos refletiam uma grande alegria e desejavam muito que houvesse mais histórias.
Esta foi uma iniciativa integrada na ação 2 do TEIP e do evento Contornos da Palavra, numa colaboração entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas escolares.
“A Menina Catita e Afonso, Rei de Portugal”de Ana Caramez foi a história narrada aos alunos do 4º ano pela própria autora, no dia 7 de fevereiro, no âmbito dos Contornos da Palavra. Foi uma maneira bem divertida para aprender sobre a história de Portugal e no final as crianças agradeceram.
Nesse mesmo dia, os alunos do 9ºano da EB Foz do Neiva participaram numa sessão onde a poesia foi rainha. Esse momento mágico foi proporcionado pelos atores Vânia Geraz e Guilherme Gomes que, com "SOPHIA Poesia", homenagearam a obra da poetisa, transportando o público para o mundo da evasão e dos sentidos.
Fica aqui o registo de alguns versos:
MAR
De todos os cantos do mundo
Amo com um amor mais forte e mais profundo
Aquela praia extasiada e nua,
Onde me uni ao mar, ao vento e à lua.
II
Cheiro a terra as árvores e o vento
Que a Primavera enche de perfumes
Mas neles só quero e só procuro
A selvagem exalação das ondas
Subindo para os astros como um grito puro.
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)
MAR SONORO
Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho.
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim.
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)
Ausência
Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num País sem nome
Ou numa terra nua
Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004
Antes, durante e após a prova escrita
Concurso Nacional de Leitura-Fase intermunicipal
No dia 29 de abril, realizou-se a fase intermunicipal do Concurso Nacional da Leitura, organizado pela biblioteca municipal de Viana do Castelo em articulação com os professores bibliotecários do concelho. O agrupamento de escolas de Monte da Ola foi representado pela concorrente do 5º A da escola básica da Foz do Neiva que, na fase municipal, foi apurado a nível do 2º ciclo. A aluna efetuou na escola básica de Frei Bartolomeu dos Mártires a prova escrita referente a leitura da obra o peixe azul de Margarida Fonseca Santos com carácter eliminatório, pelo que foram apurados apenas 5 alunos por cada nível de ensino. Assim, a nossa representante conquistou um dos lugares e foi admitida a prova oral/de palco que consistia na resposta a um questionário, leitura de um excerto indicado pelo júri e respetiva argumentação. A aluna provou que tinha um conhecimento aprofundado da obra a concurso, respondendo acertadamente a todo o questionário mas, na segunda etapa da prova oral, o nervosismo atraiçoou-a na leitura e argumentação, falhando assim o apuramento para a fase final do concurso. No entanto, queremos valorizar a sua prestação e felicitá-la pela sua participação, pois no fundo o importante é desafiar as crianças para a prática da leitura como forma de conhecimento e de lazer e favorecer o convívio entre leitores.
Semana Aproximar- O Coelhinho Branco- António Torrado
No âmbito da ação Aproximar, os alunos finalistas do pré-escolar e 4º ano de escolaridade da área da Escola Básica da Foz do Neiva visitaram as instalações da referida escola. Nos diferentes espaços, encontraram atividades lúdicas dinamizadas por cada grupo envolvido (Arte e expressões, motricidade, línguas, biblioteca/ciências sociais e humanas, ciências e matemática/robótica/informática). Na biblioteca escolar, os finalistas do jardim-de-infância ficaram encantados com a representação do coelhinho Branco de António Torrado. No final da história e como forma de comemorar o dia do livro infantil, as crianças receberam um marcador de livros. Orientados pelos docentes de Ciências Sociais e Humanas, os alunos do 4º ano assistiram a um vídeo animado sobre os descobrimentos e no final ilustraram a caravela que levou o nosso povo ao outro lado do mundo. No final da manhã, os rostos das crianças refletiam alegria e satisfação. Ouviam- se algumas a fazerem os seguintes comentários: "Que escola grande! É muito fixe! Há tanta coisa para fazer: jogos, livros, ouvir histórias, ver vídeos. Eu quero esta escola."
Na escola básica da Foz do Neiva, comemorou-se, no dia 27 de Março, o dia do teatro, criado em 1961 pela Instituto Internacional do Teatro. Com este dia, pretende-se promover a arte do teatro junto das pessoas, sendo desde a antiguidade usado pelo homem como forma de expressão e um meio de divulgação da cultura dos diferentes povos. Em Portugal, Gil Vicente é um dos autores mais conhecido do teatro e é considerado o pai do teatro português.
Na escola, um grupo de alunos do 5ºA e B deslocou-se as salas, divulgou informação sobre o dia e leu o dia do teatro de José Jorge Letria.
Está na hora da Leitura
21 de Março, dia da árvore e da poesia
No dia 21 de Março, celebrou-se, na escola básica da Foz do Neiva, o dia da árvore e da poesia. Neste dia, decorreram varias ações a nível do 1º e 2º ciclos. Assim para assinalar a data, um grupo de alunos do 3º ano leu aos alunos do 2º ciclo um poema de Luísa Dacosta intitulada “a árvore”. Em cada turma, o grupo alertou para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Os alunos do 1º ciclo deslocaram-se a biblioteca e participaram nas atividades. Ouviram e leram poesia, refletiram sobre a importância da floresta, pintaram árvores e produziram frases, versos, acrósticos referentes ao tema. No final, todas as árvores e frases foram expostas na biblioteca. Os alunos do 5º B também se juntaram a festa e expuseram os trabalhos, realizados na disciplina de EVT.
Para comemorar o 25 de abri, os alunos de todos os anos de escolaridade, nos seus tempos livres, participaram na organização da exposição que teve lugar na biblioteca escolar da escola básica da Foz do Neiva.
A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo. Este havia sido liderado por António de Oliveira Salazar, que governou Portugal desde 1933 até 1968.
O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa. O exército depôs o presidente Marcelo Caetano sem violência e este exilou-se no Brasil, onde faleceu em 1980.
Aler+ Está na hora da Leitura
As crianças da educação pré-escolar realizaram mais uma visita a biblioteca escolar da escola básica da Foz do Neiva para devolver os livros que foram lidos em família e proceder a nova requisição. Os livros encontravam-se espalhados numa mesa e esperavam de ser escolhidos e acarinhados pelas crianças.
De 14 a 31 de maio, os alunos do 2ºciclo, 7º e 8º anos vão falar das leituras realizadas e expor na biblioteca os seus diários . O 8º A deu inicio a atividade e cada um desvendou um pouco a história do livro que leram.
Formação de utilizadores/ Literacia dos media-9º ano
No decorrer do terceiro período, nas aulas de cidadania, as turmas do 9ºA, B e C receberam formação sobre referência bibliográfica e aprender como se cria referências no word. Seguidamente pesquisaram notícias em jornais e periódicos que retratassem a condição feminina nas suas múltiplas facetas: a mulher na família, na sociedade, no mundo do trabalho…
Com a ajuda do editor automático do word, os alunos fizeram depois uma lista bibliográfica com os documentos selecionados e organizaram através de categorias a diversidade da figura feminina, seguindo uma grelha que lhes foi atribuída .
De 20 a 31 de maio, as turmas do 3º e 4º anos deslocaram-se a biblioteca para realizar trabalhos de leitura em formato digital. A professora bibliotecário indicou o site a ser utilizado e juntamente com o professor titular deu várias orientações no sentido de os alunos desenvolverem a atividade.
Depois de efetuarem a leitura, os alunos responderam ao questionário o qual foi realizado no word. O objetivo era contactar com outro tipo de texto e adquirir destreza no manuseamento das tecnologias, começando a processar texto no word.
Os mais pequenos, alunos do 1º ano também realizaram uma ficha, pintaram e escreveram o nome dos animais marinhos, produzindo um pequeno texto com as palavras dadas. . No final, criaram os organismos marinhos, utilizando plasticina.
No âmbito do projeto aler+, os alunos do 9ºano são convidados a comunicar e partilhar as leituras realizadas, através de um video. A iniciativa pretende desenvolver o gosto pela partilha de leituras diversificadas e a utilização de ferramentas digitais para expressar as experiências de leitura e o sentido critico.
A Biblioteca escolar da Escola Básica da Foz do Neiva na “Feira Renascentista”
A Feira Renascentista, realizada no dia 7 de junho foi um verdadeiro sucesso. A nossa intervenção centrou-se em três momentos distintos. O primeiro, na representação da peça Maria, “A Sempre-Noiva”, original do nosso Agrupamento, produzida pelo docente Manuel Morais, o segundo na representação da cena do “Parvo” do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente e a terceira no “Sarau do Venturoso, D. Manuel I”.Em qualquer dos momentos acima citados, tivemos uma postura que nos enche de orgulho. Este sucesso resultou da congregação de esforços de um grupo representativo de toda a comunidade educativa do nosso Agrupamento: professores, assistentes operacionais, alunos (8º D, 9ºB e 9ºC) e encarregado de educação. A todos, participantes ou meros assistentes, aqui fica registado o nosso sincero reconhecimento.
Mais um vídeo realizado pelos alunos do 9º ano, no âmbito do projeto aler+ e refletindo as leituras realizadas de forma autónoma.