Responder a novos desafios
Dinâmicas de grupo
Programa de desenvolvimento sócio-afetivo (atividade Crescer +)Parceria CLDSProjeto "Quem somos EU? ação 1
Projeto "Quem somos EU? ação 1
É necessário dinamizar novas práticas pedagógicas que permitam a inclusão de minorias nos grupos/turmas através da metodologia ação/reflexão sobre os direitos humanos e formas de os respeitar e pôr em prática.
Através das sessões propostas, cujo denominador comum é a leitura, pretende-se estimular o desenvolvimento afetivo e social dos estudantes, essencial para o exercício pleno e crítico da cidadania.
A partir de desafios lúdicos, os alunos simulam situações, sentimentos e conflitos que se vivem nos encontros sociais do nosso quotidiano. Através destas experiências pretende-se favorecer um desenvolvimento positivo da afetividade e da sociabilidade dos estudantes através do fortalecimento das suas relações, nomeadamente as relações familiares e do grupo-turma, tendo por base a escrita de Diários e a reflexão acerca dos direitos fundamentais - Direitos Humanos.
a. Sessões semanais com cada turma, de cerca de 50 minutos cada.
5º A, B, C e D.
Outubro 2018 - Abril 2019
a. Estar em grupo. Agir em grupo.
i. Facilitar a aquisição de competências básicas de colaboração social (escutar os outros, aguardar a sua vez e partilhar ideias)b. Os diferentes papéis que podemos desempenhar dentro de um grupo
i. Aprender a estar e a atuar em grupo, estimulando a colaboração, o trabalho em grupo e a aceitação dos outros ii. Construir conhecimento sobre a educação e sobre como toca todas as esferas de vidac. Características individuais. Diferenças individuais.
i. Aumentar o autoconhecimento que os estudantes têm acerca das suas próprias características ii. Promover a reflexão acerca de valores como a justiça, a solidariedade, a igualdade e o respeito iii. Desenvolver competências de comunicaçãod. Os sentimentos
i. Aumentar o conhecimento que os estudantes têm relativamente à componente afetiva que faz parte de qualquer conduta ii. Estimular a aprendizagem de padrões de comunicação verbal e não verbal mais conscientes iii. Reconhecer a influência dos sentimentos na realização das tarefas do quotidianoe. Sentir, pensar, agir
i. Sensibilizar os estudantes para diferentes tipos de conflitos que existem e apoiar a resolução de problemas, incentivando a procurar formas alternativas de os solucionar e a prever as consequências da escolha de cada uma das alternativas possíveis ii. Abordar as estratégias possíveis de serem utilizadas na resolução de conflitos e de problemas complexos (ganhar-perder; ganhar-ganhar e perder-perder). iii. Promover o sentimento de responsabilidade na procura de soluções sobre as violações dos Direitos Humanos iv. Desenvolver competências de pensamento crítico e de debate1. Fazer em conjunto. Saber esperar pela sua vez.
Material: Um lenço, desenhos/fotografias. Aprender a escutarMaterial: Lista de mensagens2. Qualidades e atributos da pessoa que dirige ou coordena um grupo
Material: Quadrados de papel e uma caixa3 e 4. Qualidades e atributos da pessoa que dirige ou coordena um grupo
Material: Quadrados de papel e uma caixa5. Antigos alunos como referências para ajudar a crescer
6. Dar e receber instruções
Material: Folhas de papel quadriculado; modelos de desenhos; mapa de uma cidade7. Educação para toda a gente?
Material: Cartas por grupos; papel e canetas8. Avaliação de ideias / Testemunhos
Material: -----9. Semelhanças e diferenças
Material:10. O caminho para a terra da igualdade
Material: Folhas A3, marcadores coloridos, mapa(s)11. Salários diferentes
Material: Ficha “valores dos salários”, etiquetas, canetas, dinheiro
12. Heroínas e heróis
Material: Papel, canetas, marcadores13. Quem somos EU?
Material: Canetas, marcadores, papéis, folhas A314. Identificar os sentimentos
Material: Roda dos sentimentos15. Sentimentos habitualmente associados à escola/turma
Material: Cartões com expressões faciais16. Comunicação verbal dos sentimentos
Material: Um conjunto de mensagens escritas17. Julgamentos antecipados e predições
Material: Lista de frases18. Conflitos de dependência
Material: ----19. A vida de Ashique
Material: Fotocópias, marcadores, canetas, papel20. Trabalho ou filhos?
Material: Folhas A3, marcadoresApós a realização de cada dinâmica os alunos são convidados a elaborar um conjunto de questões que servem de guião para a escrita de textos nos Diários de Leitura (ação 3).
Através questões orientadoras pretende-se ajudar os alunos a refletir sobre o que aconteceu durante a participação nas dinâmica de grupo: como se sentiram com a experiência e como esta se poderá comparar com o que já sabem sobre os direitos humanos e o seu exercício individual, comunitário e global. Finalmente, os alunos evoluem para ação 2 - Prós e contras - através do aprofundamento das temáticas lendo para saber mais e a debatendo de ideias.