Motivar os alunos para a Geologia e a curiosidade pela Ciência;
Envolver os alunos num projeto de investigação;
Identificar e dar a conhecer a geodiversidade fossilífera da nossa escola;
Potenciar as instalações da escola;
Divulgar o projeto à comunidade;
No nosso país comercializam-se diversas rochas ornamentais, com diversas naturezas - sedimentares, magmáticas e metamórficas.
Das rochas magmáticas mais conhecidas, o granito é muito utilizado na nossa região (onde é muito abundante e explorado) para os mais diversos fins; o xisto e a ardósia também se podem encontrar em muitas construções; o calcário, uma rocha sedimentar, é pisado por muitos de nós, todos os dias, quando nos deslocamos no passeio das nossas vilas e cidades.
Os calcários formam-se principalmente em ambientes aquáticos (mares ou lagunas) e podem conter restos de seres vivos (os fósseis) que habitavam a Terra aquando da sua formação. Quem frequenta ou já frequentou a nossa escola, pisou, por certo, muitas vezes os degraus das escadarias interiores dos pavilhões 2 e 3 (mais antigos), onde existem a maioria das salas de aula sem nunca se aperceber da enorme diversidade de fósseis que aquele calcário encerra.
Este projeto já nasceu há alguns anos, mas só agora conseguiu ver a luz do dia para dar a conhecer a toda a comunidade escolar a geodiversidade fossilífera existente aos nossos pés.
Se tiver curiosidade em conhecê-la, cuidado!
Suba ou desça os degraus devagar e deleite-se com a beleza dos fósseis aos seus pés.