CLASSIFICAÇÃO:
Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
DESCRIÇÃO:
Os moluscos constituem um dos grupos mais difíceis de caracterizar do Reino Animal, graças à extraordinária variabilidade de formas.
São exemplos de gastrópodes, os caracóis, as lesmas, os búzios e as lapas.
Os gastrópodes têm cabeça com olhos, boca e outros órgãos e, geralmente, possuem uma concha calcária simples enrolada em espiral.
Durante o desenvolvimento embrionário a massa visceral sofre uma torção de 180º no sentido oposto, pelo que a abertura da cavidade paleal e o ânus se localizam sobre a cabeça.
BIOLOGIA:
Os gastrópodes ocupam diversos tipos de habitat, como marinho, de água doce e terrestre.
São herbívoros, detríticos, predadores, carnívoros, necrófagos, parasitas e alguns filtradores.
As espécies terrestres podem mastigar, enquanto as marinhas podem raspar as algas das rochas do fundo do mar.
Surgiram durante o Câmbrico Superior (500 M.a.), mas tornaram-se mais diversificados e abundantes após o início da Era Cenozoica (65 M.a.), existindo até aos nossos dias.
As Turritela são um grupo de gastrópodes que possuem uma concha com tamanho variável formando, à sua volta, uma espécie de anéis bem marcados, com coloração também ela variável. Os registos paleontológicos mais antigos conhecidos são de idade cretácica, no entanto ainda hoje existem. São característicos de ambientes de transição ou marinhos, preferencialmente nas águas pouco profundas ou lagunares, com temperatura variável.
A estes organismos que vivem no fundo, em ambientes aquáticos, dá-se o nome de organismos bentónicos.
Fonte:https://www.cienciaviva.pt/aprenderforadasaladeaula/index.asp?accao=showobj&id_obj=1245