26 de janeiro, 2021



doc_covid19_segundo_confinamento.pdf

NOTA DE ABERTURA abril, 2020

No contexto atual, o imperativo é a prevenção da COVID-19 e as alterações introduzidas abruptamente na sociedade com impacto direto na nossa vida profissional, familiar, social e pessoal. Têm sido dias desafiantes, que põem à prova a nossa capacidade de resiliência/adaptação. Como gerir estes desafios?

Este espaço dinâmico, interativo e de proximidade entre o Agrupamento e Alunos/ Pais e Encarregados de Educação/ Pessoal Docente e Não Docente, pretende agrupar tópicos de saúde mental e dicas com vista à promoção de bem-estar psicológico, com passagem pela informação técnica e pelo humor.

Contamos com o contributo de todos!

Partilhem experiências, sugestões e vídeos/cartoons ou coloquem-nos as vossas preocupações através do endereço saudemental@escolasdesatao.pt.

Pinguins_DistanciamentoSocial.mp4
Fonte: National Geographic
28.abril.2020

Próximos à distância

Em tempos de pandemia, os pinguins deixam uma mensagem aos humanos sobre a importância do distanciamento físico no combate à propagação de doenças contagiosas como a COVID-19. Esta medida protege-nos e protege os outros, reduzindo a probabilidade de ser infetado e de espalhar o vírus na comunidade.

Porém, lembramos que, mesmo à distância, é essencial mantermos a comunicação e o convívio com os outros para assegurarmos o bem-estar psicológico de todos.

Comuniquem e partilhem as vossas experiências com os vossos amigos ou familiares por telefone, email, Facebook, Whatsapp, Instagram, Skype,

Participem nos Desafios By Your Side!

Fonte: YouTube/RTP
24.abril.2020

Desafio By Your Side: VAMOS SER LIVRES!

No dia 25 de abril comemora-se o Dia da Liberdade, em Portugal.

Nestes dias de confinamento devido à pandemia COVID-19 temos sentido restrições à nossa liberdade, algo que nos tem provocado bastante desconforto. É normal que sejamos menos tolerantes (por vezes, ditadores…) porque nos sentimos mais irritados, nervosos, ansiosos e até com medo.

Para lidarem melhor com estes sentimentos desagradáveis (mas também protetores) propomos que respondam à seguinte questão: Como SER LIVRE?

Confiem nas vossas capacidades para lidar com situações difíceis (nós confiamos!) e ocupem-se nos próximos dias de forma criativa e divertida, celebrando a Liberdade.

Partilhem desenhos, textos, poemas, canções, danças, fotos, vídeos, … (são livres na criatividade), enviando email (saudemental@escolasdesatao.pt).