"UM CLICK NA ARTE"
"UM CLICK NA ARTE"
As turmas do pré exploraram as brincadeiras infantis, na sua vivência e na apreciação pela arte, ampliando a possibilidade de registro com o uso da câmera digital.
Iniciamos com uma exposição de máquinas fotográficas mais antigas, que faziam uso de rolo de filme até outras mais recentes com o apoio da visualização digital. As crianças conversaram sobre expressões usadas pelos fotógrafos e assistiram também ao relato de um profissional.
Depois, as crianças puderam ter mais liberdade em explorar o ato da fotografia, de capturar imagens, pensando no que gostariam de registrar e comprovar as suas escolhas ou realizar outras.
A exploração seguiu, desafiando as crianças a registrarem os colegas brincando, capturando outras cenas e realizando as suas escolhas.
A artista Sandra Guinle foi apreciada pelas crianças, com as suas esculturas envolvendo o brincar. As turmas, inspiradas pela artista, brincaram, imitaram as cenas e criaram as suas próprias esculturas com massa de modelar.
Todo o percurso de aprendizagem pôde contribuir com a ampliação dos conhecimentos das crianças e possibilitar diferentes expressões artísticas, envolvendo o corpo, a arte e a tecnologia.
Pudemos conhecer, virtualmente, o fotógrafo profissional, Sidnei Rodrigues, que contribuiu com a ampliação de saberes das crianças. Com muita simpatia e carinho, ele fez pontuações importantes sobre o seu cotidiano profissional. Podemos apreciar essas colocações assistindo ao vídeo abaixo:
As crianças exploraram com mais liberdade e atenção o ato de fotografar e tiveram curiosidades em como aperfeiçoar essas ações. Então, enviaram algumas perguntinhas bem interessantes para o Sidnei responder. Mais uma vez, fomos recebidos com muito carinho e disposição em atender os questionamentos das crianças. Recebemos dicas bem valiosas que as crianças com certeza tentarão aplicar nos próximos clicks. Acompanhe essas dicas no próximo.
Aproveitamos este momento para agradecer o Sidnei, por nos atender tão prontamente e com carinho. É nítido que ele ama a profissão que segue, pois isso transparece nas suas palavras.