Os trabalhos para a Feira de Literatura começaram a partir da discussão proposta para refletir acerca dos eixos temáticos para as produções dos aluno: os impactos da tecnologia nas relações interpessoais; transformações culturais trazidas pela tecnologia; o incentivo à leitura na Era Digital: evolução do livro; arte e tecnologia: das cavernas à realidade virtual e arte digital e mercado de trabalho. Essa reflexão ocorreu pelo ponto de vista das diferentes disciplinas.
Para exposição na Feira de Literatura e Arte 2021, os alunos do 2° ano do Ensino Médio propõem um convite diferente: um retorno ao navio negreiro.
Com base na leitura de O navio negreiro e outros poemas de Castro Alves, os alunos criaram apresentações, músicas, vídeos, podcasts, mapas e até redes sociais que nos transportam diretamente para algumas nuances do que foi o sonho dantesco vivido pelos negros traficados. Entendemos que muito antes de #VidasNegrasImportam, a luta já existia e existia pelas mãos de um dos maiores poetas do Brasil.
A leitura do livro possibilitou muitas discussões durante as aulas e o que pretendemos é expandir tudo aquilo que foi discutido na certeza de que o conhecimento daquilo que já passou é a chave para a verdadeira liberdade. A exposição consta dos trabalhos finais que compõem os três grupos a seguir:
Abayomi: entre dores e afetos;
(re)Conhecendo o navio: torturas, revoltas e sua última sobrevivente;
O navio negreiro e outros poemas: entre análises e releituras.