Como a Móbile se preparou para desenvolver suas atividades presenciais?
Além de oferecer um ensino de qualidade a seus alunos, como tem feito há quase 50 anos, neste momento de nossa história, que envolve a saúde da população mundial, a Móbile, preocupada com o bem-estar físico de sua comunidade, firmou uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein ‒ uma das instituições de saúde mais respeitadas no mundo ‒ para elaborar seu protocolo sanitário visando a um retorno cuidadoso de suas atividades presenciais.
O objetivo da Móbile é criar um ambiente seguro para crianças e adolescentes, educadores e colaboradores, por meio da implementação de medidas de controle e prevenção contra a Covid-19, elaboradas em conjunto com a equipe de consultoria do Hospital e validadas por ela.
Ressaltamos, no entanto, que nenhuma medida isolada é capaz de prevenir a transmissão da doença, como apontam os últimos estudos científicos. São de extrema importância, por isso, a colaboração e o espírito cidadão de cada um. Isso se traduz, neste momento, no respeito a uma série de regras, para que tenhamos o ambiente escolar o mais seguro possível.
Quais são os princípios do Plano de Reabertura da Móbile?
O Plano de Reabertura da Móbile contempla as seguintes medidas:
seguir protocolos de fontes confiáveis, elaborados a partir de evidências científicas atualizadas;
reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus e promover a rastreabilidade de pessoas infectadas ou com sintomas que possam estar relacionados com a Covid-19;
promover a manutenção da saúde, a segurança e o bem-estar de alunos, professores e demais colaboradores;
garantir à comunidade Móbile a transparência das informações acerca das medidas tomadas e em relação aos protocolos seguidos;
incentivar um comportamento cidadão, ou seja, o compromisso das famílias com o cumprimento dos protocolos estabelecidos pela Móbile, visando garantir a saúde de todos;
agir em consonância com a missão e os valores da Móbile;
responder com agilidade a eventuais mudanças em relação a novas recomendações científicas.
Direitos e Responsabilidades na reabertura
Os alunos, professores e demais colaboradores têm o direito de contar com segurança física e emocional no ambiente escolar e podem esperar da Móbile um alto nível de preocupação e rigor envolvendo a adoção de protocolos que regem a saúde e o bem-estar de todos no contexto da pandemia de Covid-19.
A Móbile permanece atenta à saúde de sua comunidade e à evolução da Covid-19 e, sempre que necessário, promoverá eventuais mudanças em seus protocolos a fim de aprimorá-los.
É necessário ressaltar que nenhuma medida isolada é capaz de prevenir a transmissão da Covid-19. Por isso, é fundamental que toda a sociedade seja responsável por ações que sejam orientadas para o mesmo fim: evitar a transmissão do novo coronavírus.
A Móbile tem convicção de que a atividade educacional constitui um seríssimo compromisso social, por isso entende que os membros de sua comunidade – alunos, educadores, funcionários, famílias e fornecedores – devem cuidar de si e dos outros, por meio de interações respeitosas e conscientes. É responsabilidade de cada um cumprir os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pela Escola e pela equipe do Hospital Israelita Albert Einstein, multiplicando e difundindo valores de solidariedade e colaboração.
Foco no desenvolvimento cognitivo e socioemocional
Durante o delicado período em que houve a necessidade de maior isolamento físico, a Móbile, por meio do trabalho incansável de sua equipe de professores e coordenadores, esteve atenta a necessários aprimoramentos e adaptações acadêmicas na rotina escolar de seus alunos, não se esquecendo em nenhum momento do aspecto afetivo de sua comunidade.
Aulas presenciais
Em consonância com as atuais determinações governamentais, as aulas e as atividades avaliativas da Móbile seguem ocorrendo presencialmente em 2022.
Os alunos contaminados pelo novo coronavírus ou portadores de comorbidade que, eventualmente, forem afastados pela Escola (sob supervisão da equipe do Hospital Israelita Albert Einstein) poderão assistir remotamente às aulas e realizar provas digitais ou reposições físicas de instrumentos avaliativos.
Eventos presenciais
Nesse contexto de contaminação pela variante Ômicron do novo coronavírus, causador da Covid-19:
as eventuais visitas físicas aos campi da Escola por familiares e pessoas estranhas à comunidade escolar precisarão ser autorizadas pela Direção (depois de avaliadas);
quaisquer eventos que possam causar aglomeração nas unidades da Escola serão avaliados com rigor – dentro dos limites impostos pelos protocolos sanitários;
salvo algumas exceções, como o acompanhamento das adaptações de alunos da Educação Infantil ao ambiente escolar por familiares, as reuniões de famílias, individuais ou coletivas, ocorrerão em ambiente virtual.