Lembramos a todos a importância de seguir as políticas do Programa one to one, mesmo em modalidade de Distance Learning.
Política para Chromebooks alugados com a escola
As diretrizes a seguir foram projetadas para fornecer aos usuários uma estrutura ética alinhada com nossos valores, de forma a incentivar o uso consciente dos recursos tecnológicos, de maneira que ofereça suporte ao efetivo aprendizado dos alunos durante a execução das atividades escolares e acadêmicas.
Uso Legal (respeitar e proteger as propriedades intelectuais)
Cumpra as normas de direitos autorais cabíveis e faça "uso justo" ao usar texto, imagens, áudio ou vídeo, dando crédito a todas as fontes;
Use citações entre aspas e cite as fontes utilizadas, de forma a criar um trabalho autêntico e evitar o plágio;
Use mídias com licenças “Creative Commons” em vez de mídia com direitos autorais sempre que possível;
Use apenas software, música e outras mídias adquiridas legalmente;
Obtenha permissão para gravar e publicar imagens ou vídeos de outras pessoas;
Use apenas contas criadas por você ou para seu uso e siga as diretrizes dos termos de uso.
Uso Respeitoso (respeite a si mesmo e aos outros)
Acesse mídias focadas no aprendizado e adequadas ao ambiente acadêmico;
Crie conteúdo que demonstre seu aprendizado e contribua positivamente para seu rastro digital;
Comunique-se em espaços colaborativos online de maneira positiva a si mesmo e aos outros, sempre de forma respeitosa;
Respeite os outros ao compartilhar e colaborar em espaços online usando dispositivos eletrônicos, não agindo de maneira desrespeitosa, tampouco praticando bullying.
Uso Responsável (proteja a si mesmo e aos outros)
Use telefones celulares para fins educacionais, se solicitado pelo professor;
Mantenha contas e senhas pessoais privadas e seguras;
Não compartilhe dados sigilosos ou links de acesso a conteúdo ou ferramentas digitais;
Compartilhe apenas informações pessoais, imagens e materiais que não colocam você e/ou outros em risco;
Ao criar conteúdo, encontre uma maneira apropriada de se identificar, se comunicar e colaborar.
Qualquer problema técnico com o dispositivo deve ser levado ao conhecimento da equipe de tecnologia imediatamente nos canais de atendimento. Quaisquer reparos de hardware/software serão cobertos sem custo. No entanto, qualquer dano devido ao mau uso terá um custo a ser informado após avaliação do setor de tecnologia e atitudes disciplinares poderão ser aplicadas.
Se em algum momento durante o ano letivo ocorrer perda ou furto/roubo de um Chromebook, o estudante deve entrar em contato, imediatamente, com o setor de tecnologia através dos canais de atendimento.
Em caso de perda, um relatório deverá ser feito para o setor administrativo, que vai avaliar, juntamente com o setor de tecnologia, a responsabilidade pelo custo de substituição do Chromebook.
O seguinte recurso pode contribuir para promover o diálogo positivo entre você e seu(sua) filho(a) em relação à cidadania digital: Internet Segura.br (https://internetsegura.br).
Não deixa de visitar a página sobre Cyberbullying que possui links para os principais recursos sobre segurança e uso adequado de tecnologia.
As regras das políticas se aplicam também ao uso fora da escola. Algumas normas, no entanto, não fazem muito sentido nesse contexto. Vale ressaltar que deve-se prezar pelo bom senso em todas as circunstâncias e que esperamos um uso respeitoso e responsável da tecnologia, cumprindo as orientações do professor.
Em caso de dúvida, envie um e-mail para seu professor.
Você ainda deve manter seu computador sempre carregado, e usar apenas os dispositivos permitidos pela escola quando estiver realizando suas atividades.
Depende da série do aluno.
Se o aluno é do 3º ano ou de alguma série abaixo, o responsável vai receber as instruções do professor pelo ClassApp.
Se o aluno é do 4º ou 5º ano, deve acessar a internet sempre monitorado por um adulto.
Se o aluno é do 6º ou mais velho, pode concluir as tarefas acessando o Google Classroom de forma independente, mas o responsável pode estar presente a qualquer momento que desejar ou se o aluno precisar de ajuda com algo, como por exemplo, tirar uma foto do trabalho.