Num período em que grande parte das atividades de alunos e professores ocorre online, a Rede de Bibliotecas Escolares reúne um conjunto de ferramentas muito diversificadas para melhorar a realização/apresentação dos nossos trabalhos. Vale a pena experimentar!
Aprende a avaliar a veracidade da informação transmitida na Internet com este vídeo: "Guia básico para identificar notícias falsas".
6 passos para realizar um trabalho e tirar 100%!
Clica na seta, lado direito.
1ª ETAPA: DEFINIÇÃO DA TAREFA
a) Qual é o tema do trabalho?
b) O que quero aprender no final deste trabalho?
c) Como penso/devo apresentar o meu trabalho final? Sob que forma?
Trabalho escrito ___ Apresentação oral ___ Cartaz ___ Folheto ___ Filme ___ Exposição oral ___ Apresentação multimédia ___ Outro _________________________________
c) O que é que já sei? O que é que ainda não sei?
Preencho uma grelha que me permite tomar consciência de:
o que já sei sobre o assunto _______________________________________________________
o que ainda preciso de investigar __________________________________________________
2ª ETAPA: ESTRATÉGIAS DE PESQUISA DA INFORMAÇÃO
a) Como e onde vou procurar a informação de que necessito?
Reflito sobre as fontes possíveis? Assinalo as penso poder usar.
Internet ___ Livros ___ Enciclopédias ___ Revistas ___ Jornais ___ Documentários ___ Filmes ___ Fotografias ___ Pessoas ___ Locais (museus, monumentos, paisagens, instituições…) Outros __________________________________________________
b) Com base em cada uma das questões anteriores, vou planificar as minhas pesquisas/ as etapas do meu trabalho:
1ª tarefa:______________________
Quando? ______________________
Tempo disponível: ____________
2ª tarefa:______________________
Quando? ______________________
Tempo disponível: ____________
...
c) Defino as palavras-chave para a pesquisa (peço ajuda ao professor ou à professora bibliotecária): _____________________________________________________________________________________________________
3ª ETAPA: LOCALIZAÇÃO E ACESSO
Aqui, inicio a minha investigação, pondo em prática o que defini.
a) Uso as palavras-chave que selecionei para pesquisar.
Se optei por pesquisar na Internet, posso recorrer a um motor de busca (Google, normalmente). Também posso recorrer ao catálogo da biblioteca da Escola ou das bibliotecas de Amarante (neste momento acedo ao catálogo através da página da biblioteca (página inicial), aos livros disponíveis nas estantes onde estão identificados os temas tratados (quando estou na biblioteca), a revistas, filmes e documentários disponíveis na Internet ou na biblioteca, a testemunhos de familiares/conhecidos/especialistas, páginas de museus, etc.
A página da biblioteca, nos seus diversos separadores) também te apresenta sugestões.
b) À medida que pesquiso, registo as fontes para, posteriormente, poder regressar a essas fontes e para as colocar depois na bibliografia (títulos de livros, sítio da Internet, título e número de uma revista, nome e localização de um museu…)
4ª ETAPA: UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO
Releio toda a informação que recolhi e reflito:
Qual a informação que me interessa para o que quero? O que me é útil?
Leio, visualizo, ouço a informação que consultei e seleciono apenas a que me interessa, tomando notas, fazendo sínteses/resumos/esquemas sem esquecer de registar a fonte (autor, título, página eletrónica, etc):
fonte: ____________________________
informação relevante: _________________________________
5ª ETAPA: SÍNTESE
a) O professor deu-me algum tipo de orientação quanto à estrutura do meu trabalho? Como posso organizar a informação que selecionei para ter sucesso?
Planifico o meu trabalho: organizo as minhas ideias e elaboro um plano lógico para transmitir claramente o que aprendi. Tenho de pensar na forma como o professor estipulou/eu decidi apresentar o trabalho (por escrito, oralmente com suporte de um PowerPoint, num blogue, num cartaz, num folheto, etc.).
NUCA ESQUECER:
- as minhas opiniões e conclusões são muito importantes. Se me limitar a copiar o que outros disseram, estou a fazer plágio e as aprendizagens que faço são insignificantes;
- a elaboração da introdução e da conclusão redigem-se após o desenvolvimento.
6ª ETAPA: AVALIAÇÃO
Fazer a minha autoavaliação (avaliação das minhas aprendizagens e do meu desempenho) é importante! Para isso, podes colocar-te as seguintes questões:
a) O que aprendi?
b) Realizei o que me foi pedido? Correspondi às expectativas do professor?
c) O que poderia ter melhorado? Em que etapa devo ser mais cuidadoso?
Bom trabalho!