O XCO, ou Cross Country Olímpico, é uma modalidade do MTB.
Consiste em circuitos que vão dos 6 até os 20 quilômetros com uma dificuldade técnica considerável e, em geral, é disputada em grupos.
Os ciclistas devem dar várias voltas no mesmo percurso (entre 5 e 7, dependendo da idade do ciclista e da categoria), tendo assim a possibilidade de melhorar sua performance conforme vão conhecendo melhor o circuito.
Os percursos são muito acidentados, cheios de declives e aclives. Por esse motivo, o ciclista que decida encarar esse desafio precisa ser experiente.
Vale destacar também que uma das exigências de um circuito de XCO é que o total do percurso tenha 15% ou menos de trechos de alcatrão. A ideia é que seja o mais natural possível, e também com várias dificuldades.
O XCO não deve ser confundido com o XCM, que é um percurso longo que é percorrido só uma vez onde o ciclista precisa ir equipado com todo o necessário para aguentar a pedalada. No XCM o que faz a diferença é a resistência.
No XCO, o que realmente conta é a potência muscular e a força explosiva para superar os obstáculos e dificuldades. Além disso, o ciclista não precisa estar equipado porque no próprio circuito geralmente existem áreas de apoio onde é possível encontrar água, comida e mais.
O XCO deriva do mountain bike, ou MTB que, originalmente, tratava-se de descer uma montanha cheia de dificuldades e acidentes geográficos.
Do MTB nasceu o Cross Country, ou XC, que não ficava limitado só às montanhas, mas que também incluía trilhas, rios e praticamente tudo o que estivesse na natureza.
Naturalmente que, ao longo dos anos, novas modalidades foram nascendo conforme a necessidade dos ciclistas de experimentar mais e se superar sempre. Surgiram então o XCM e o XCO.
O ponto alto dessa modalidade é que, como falamos no início do post, desde as Olimpíadas de Atlanta 1996 é considerado um esporte olímpico.
É preciso considerar alguns pontos essenciais para praticar XCO no que tem a ver com a bike.
Em primeiro lugar é necessário falar de uma palavra-chave para pedalar nessa modalidade: leveza. E isso tanto da bike quanto do ciclista. Uma bike de XCO precisa ser o mais leve possível. O recomendado é uma bicicleta que tenha por volta de 8 quilos e meio.
O segundo ponto fundamental que não pode faltar numa bike de XCO é uma ótima suspensão, por causa do terreno cheio de acidentes onde são disputadas as corridas. O melhor é ter uma suspensão dupla. A dica é contar com um garfo de suspensão de 100 mm.
No caso dos travões, os melhores são os travões a disco, porque eles não são tão afetados com as condições do clima ou do percurso, ao contrário dos V-Brake, por exemplo. Se falamos de detalhes, a melhor opção, então, é um travão a disco com rotor de 160 mm.
E, no caso da transmissão, recomenda-se um ou dois anéis de correntes com 11 ou 12 dentes. No caso das rodas, o aro 29 é o mais popular nesta modalidade.
Como começar a praticar xco
Quem quiser começar a praticar XCO, precisa ter uma experiência prévia na bike, devido aos obstáculos e dificuldades do terreno. Um bom domínio da bicicleta é fundamental para evitar acidentes. O XCO é uma corrida muito frenética por momentos.
Antes de começar o treino e, principalmente, antes de uma competição, o melhor é conhecer o circuito. Você terá a chance de percorrê-lo várias vezes, mas uma volta tranquila para conhecer o terreno é muito útil.
Isso é bom também para evitar lesões. Portanto, você deve se aquecer apropriadamente. Uns 10 minutos de pedalada suave, aumentando gradualmente a velocidade e, quando estiver começando ficar sem fôlego, outra pedalada suave.
O XCO é uma prática que demanda muita energia. Portanto, uma boa noite de sono e estar bem alimentado são fundamentais. Também não se pode esquecer na empolgação da pedalada de se hidratar constantemente.
Nesta modalidade, velocidade significa vitória, mas é impossível manter sempre o mesmo ritmo num terreno tão irregular. Portanto, você deve ficar atento às mudanças de velocidade para não sair do circuito ou perder o fôlego rapidamente.
O circuito é velocidade, sincronização e travagens constantes. Uma boa postura e aproveitar as vantagens do circuito podem ser a diferença para a vitória.
Conclusão
O xco é um desporto no qual é preciso um grande controlo sobre a bicicleta tal como uma coa capacidade a nível muscular e cardíaco.