Há uns bons anos mountain bike era mountain bike – bicicletas que iam fora de terra em terrenos mais acidentados.
Com a progressão das tecnologias no mundo do ciclismo, no entanto, as bikes começaram a ser mais e mais capazes de enfrentar todo tipo de terreno. As bikes de Downhill de hoje nem se comparam com as dos anos 90, por exemplo.
E nessa onda de novas MTBs e submodalidades do esporte, nasceu o MTB enduro.
O Mountain Bike Enduro pode ser definido como a “união de dois mundos”, já que une características próprias do cross country e do downhill, considerados os dois extremos do mountain bike.
Em circuitos e traçados de MTB Enduro são comuns subidas longas e íngremes, muitas vezes sendo possível transpô-las apenas empurrando o espigão – característica incomum no Downhill, mas familiar ao XCO.
Por outro lado, descidas super longas, técnicas e bastante íngremes são figuras presentes no Enduro – incomuns no XC porém marcantes no Downhill.
Essa fórmula é bastante intuitiva e, por conta disso, é bastante difícil precisar uma data para o nascimento do Enduro. Mas vale a pena saber um pouco sobre como essa modalidade surgiu.
Como comentei, por ser um formato tão intuitivo – descidas de downhill com subidas de cross country – é muito difícil dizer quando o Enduro/All Mountain nasceu.
O que se pode afirmar é que a primeira competição nos moldes atuais do enduro aconteceu no ano de 2003 em d’Allos, na França, n'um resort de montanha de mesmo nome, o Val d’Allos.
Esse e outros eventos chamaram atenção e o estilo pegou. Na Europa e Estados Unidos, o conceito popularizou-se rapidamente. Isso porque estâncias de ski, que acabavam fechadas no verão, tinham seus teleféricos reativados para levar os ciclistas até o topo – e descer até a base para subir novamente.
Estância de ski a sêr usada para a pratica de enduro
Um dos formatos mais populares de corridas de MTB Enduro acontece da seguinte maneira:
Um dia de prova pode conter várias etapas e uma prova pode envolver vários dias de corrida;
Os ciclistas percorrem trechos onde predominam a descida, porém há subidas e trechos planos também;
Os ciclistas largam individualmente e tem os seus tempos cronometrados;
O tempo cronometrado contempla só os tempos da descida, mesmo que os competidores tenham que subir também.
Há outros modelos de provas de Enduro, a exemplo da Mégavalanche, uma das corridas mais complicadas do mountain bike. No Mega, centenas de ciclistas largam todos ao mesmo tempo numa alucinante (luta) por posições em meio a neve, água, lama e caminhos técnicos.
As bicicletas desenhadas para o Enduro tem normalmente preços bem mais elevados que de bicicletas Cross Country rígidas. Veja alguns detalhes das características próprias de mountain bikes de Enduro conforme a imagem acima:
Quadros: quadros de mountain bike Enduro são, via de regra, full suspension. É raro encontrar no mercado ofertas de bike Enduro/AM rígidas. Também nota-se que os quadros de Enduro possuem geometria própria para descida – distância entre eixos maior, top tube mais curto, etc…
Curso da suspensão dianteira: as suspensões da mountain bike Enduro precisam ser igualmente eficientes nas decidas como leve o bastante nas subidas. Sendo assim, possuem por volta de 150mm de curso.
Pneus: com o surgimento das bicicletas Plus Size – que possuem pneus com mais de 2.8″ de largura – esse conceito fica um pouco defasado. Porém via de regra os pneus de bikes de Enduro são mais largos que o do XC.
Espigão Retrátil: bicicletas de Enduro normalmente já saem de fábrica com o chamado espigão retrátil, que pode baixar ou subir com o comando de uma alavanca presa ao guidão.
Transmissões 1×12: característica também comum hoje em dia no XC. É praticamente garantido que você só encontre bikes de Enduro com o setup de 1 coroa na frente.
Mesa curta, guidão largo: via de regra, bikes de enduro possuem guidões mais largos e mesas mais curtas. Tudo para dar mais dirigibilidade à bike.
O Enduro é uma modalidade do Mountain Bike que vem crescendo demais em popularidade em Portugal e no mundo.
Novas competições começam a surgir, marcas de ponta pelo mundo começam a lançar modelos de bicicleta de enduro, e mais e mais caminhos surgem focados na modalidade.