A segunda edição da JCESA ocorreu de de 12/09/2022 a 15/09/2022 com a enfoque em ACV e Economia Circular, PNRS – Atuais alterações e seus impactos, Poluição atmosférica e Reúso de Águas.
Os palestrantes foram:
Formado em Processos quimicos e industriais pelo IFRJ (2008), com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ (2010 e 2019). Doutorado sanduíche na Delft University of Technology (TU DELFT), trabalhando no tema de Exergia e Avaliação do Ciclo de Vida durante o ano de 2017. Atuou como Pesquisador na Fundação COPPETEC com foco em pesquisas de mercado e coleta de dados, modelagem de processos, logística reversa, sustentabilidade, reciclagem e ACV e de impactos ambientais de polímeros. Atuou posteriormente como Pesquisador no Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) da COPPE/UFRJ. Consultor em processos de licenciamento ambiental no Estado do Espírito Santo. Atuou como Pesquisador Visitante na UFRJ. Atualmente, desenvolve atividade de Especialista de Serviços Tecnológicos no Instituto Senai de Tecnologia em Química e Meio Ambiente, da FIRJAN. Professor Colaborador no curso de Especialização do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), ministrando a disciplina de Embalagem e Sustentabilidade e na Pós Executiva (MBE) da COPPE, ministrando a disciplina de Gestão de Resíduos e Reciclagem. Possui experiência nas áreas de Prospecção de Tecnologias no Mercado, Economia Circular, Materiais Poliméricos, Avaliação do Ciclo de Vida e Exergia, atuando em temas como: Polímeros, Reciclagem, Economia Circular, Embalagens, Prospecção Tecnológica.
Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/2016), mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o tema de pesquisa em Avaliação do Ciclo de Vida, e especialista em meio ambiente pela Pós-Graduação Executiva (MBE) da COPPE/UFRJ (2018). Atualmente é pesquisadora no Instituto Senai de Tecnologia (IST-QMA), sendo responsável pela execução de atividades inerentes à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e consultoria ambiental relacionadas à linha de pesquisa Economia Circular e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Recentemente, atuou em um projeto em parceria com a Siemens Energy, onde realizou a Avaliação do Ciclo de Vida de seis diferentes linhas de negócios de produtos produzidos pela empresa, com o objetivo de comparar o estado atual linear dos processos produtivos com propostas circulares nas linhas de produção, em termos ambientais.
Ana Paula Gonçalves é Bióloga (UENP), Especialista em Gerenciamento Ambiental (ESALQ/USP) e Mestre em Ciências: Engenharia Hidráulica e Saneamento (EESC/USP). Atualmente, atua no setor público, na implementação da coleta seletiva no município de Pitangui – MG. Além disso, é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Resíduos Sólidos (NEPER/USP). Tem experiência em pesquisas e projetos relacionados à gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva, reciclagem, cooperativas de catadores e resíduos plásticos.
Formada em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Analista ambiental da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) desde o inicio de 2022, depois de mais de 30 anos como Analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e Diretora do Ministério do Meio Ambiente
Professor Titular da UERJ, atuando na graduação do curso de Engenharia Química e no Doutorado em Engenharia Ambiental. Trabalha na área de química da atmosfera, com enfoque em compostos orgânicos voláteis, semi voláteis e gases efeito estufa, envolvendo monitoramento de áreas confinadas, fontes fixas, móveis, atmosfera urbana e áreas remotas, câmara de reação, modelagem e simulação.
Graduado em Engenharia Ambiental com mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo na área de poluição do ar e Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Já atuou nas áreas de licenciamento ambiental, qualidade do ar, dispersão de poluentes com modelos AERMOD e CALPUFF, monitoramento da qualidade do ar, e inventário de fontes atmosféricas. Atualmente trabalha com dispersão de poluentes em escala local, regional com modelos fotoquímicos (CMAQ), modelagem de condições meteorológicas (WRF), inventário de emissões de poluentes atmosféricos e monitoramento da qualidade do ar.
Engenheiro civil, mestre em tecnologia ambiental e recursos hídricos e doutorando em engenharia ambiental, com 25 anos de experiência em saneamento, planejamento e gestão de recursos hídricos. Especialista da ANA desde 2003 e ex-superintendente (2013 a 2021). Membro do reusodeagua.org.
Engenheiro Civil - Ênfase Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), com Especialização em Engenharia de Saúde Pública na ENSP - FIOCRUZ (RJ) (1985), DEA Sciences Et Techniques de Lenvironement - Ecole Nationale Des Ponts Et Chaussées (1990), doutorado em Engenharia do Tratamento de Águas - Institut National Des Sciences Appliquées Toulouse (1993) e pós-doutorado no Departamento de Gestão de Águas Urbanas da Universidade Técnica de Berlim - Alemanha. É Professor Titular do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo, e foi coordenador da rede temática 5 / Edital 5, do Programa de Pesquisa em Saneamento Básico - FINEP / CAIXA / CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de coleta e transporte de esgoto sanitário, tratamento de águas residuárias, reúso de águas, aproveitamento de fontes alternativas de água, racionalização do uso da água em edificações, gerenciamento de lodos do saneamento, controle de odores em estações de tratamento de águas residuárias.