A primeira edição da JCESA ocorreu de 09/08/2021 a 12/08/2021 com a enfoque no Saneamento Básico no Brasil, Segurança Hídrica no Estado do Rio de Janeiro, Diretrizes para Restauração Ambiental e Perspectivas Futuras e Oportunidades nas Energias Renováveis.
Os palestrantes foram:
Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do CNPq (nível 1A). Doutorado em Engenharia Ambiental (Imperial College London, Inglaterra, 1990); Mestrado em Engenharia Sanitária (UFMG, 1983); Pós-graduação em Engenharia Sanitária (IHE Delft, Holanda, 1981); Graduação em Engenharia Civil (UFMG, 1979). Professor visitante no IHE Delft, Holanda (a partir de 2013). Orientador de 44 alunos de mestrado e 12 de doutorado, e de mais de 50 alunos de iniciação científica. Autor de diversos livros-texto publicados em português, inglês e espanhol e de mais de 400 trabalhos científicos em periódicos e anais de eventos nas áreas de tratamento de esgotos e controle da poluição das águas. Onze prêmios/distinções nacionais e cinco prêmios/distinções internacionais.
Superintendente Adjunta de Regulação Econômica na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Foi Assessora da Área de Hidrologia na ANA e Coordenadora-Geral de Saneamento na Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) no Ministério da Economia por dois anos em que participou ativamente da construção do Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal n° 14.026/2020), foi responsável por desenvolver estudos e propor melhorias, medidas institucionais e regulatórias que facilitassem o investimento privado no setor de saneamento. Servidora concursada da ANA, no cargo de Analista Administrativo - Economista. Possui Mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (2018); graduação em Ciências Econômicas pela UFF (2005) com pós-graduação em Defesa da Concorrência e Direito Econômico pela FGV em andamento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Regulação.
Mestre e doutora em Ciências e Técnicas Ambientais pela Université de Paris-Est Créteil, Rosa Formiga é professora da UERJ, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente. Foi Diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA-RJ, entre janeiro de 2009 e janeiro de 2015, e Superintendente de Segurança Hídrica da SEA-RJ, de fevereiro a novembro de 2015. É diretora da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, mandato 2020-2021, e membro do Comitê Gestor do Observatório de Governança das Águas. Tem atuado sobretudo nas áreas de política e governança das águas, segurança hídrica, gestão adaptativa de secas, gestão participativa, proteção de mananciais, e vulnerabilidade e adaptação às mudanças do clima.
Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), Engenheira Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e técnica em Edificações pelo CEFET-RJ (2003). Trabalhou como Engenheira Civil na PCE - Projetos e Consultoria de Engenharia Ltda, atuando na área de Hidrologia e Estudos Energéticos de Aproveitamentos Hidrelétricos e em projetos de Usinas Solares (2009-2013). Atualmente atua como Servidora do Estado do RJ, no INEA - Instituto Estadual do Ambiente, com o cargo de Engenheira Civil - Hidróloga.
Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos (2006) pela COPPE/UFRJ, Especialista em Análise Ambiental e Gestão do Território (2010) pela ENCE/IBGE e Engenheiro Civil (2004) pela UFAl. Atualmente é assessor da Subsecretaria de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). Atuou no desenvolvimento do Plano de Bacia do Tocantins-Araguaia. Entrou no setor público no ano de 2007, como chefe da divisão de Hidrologia, da extinta SERLA. Em 2009, já como servidor do INEA, assumiu o cargo de Assessor da Diretoria de Gestão das Águas e do Território e, posteriormente, Coordenador de Planejamento e Projetos Estratégicos. Ainda no INEA, atuou como Gerente de Segurança Hídrica da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental e diretor adjunto e assessor da Diretoria de Recuperação Ambiental. Entre os anos de 2016 e 2019, exerceu o cargo de Coordenador de Segurança Hídrica da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). Nesse período tem se dedicado: a Coordenação dos Projetos de Recuperação Ambiental e em ações de Gestão dos Recursos Hídricos, Gestão de Risco de Inundações, Gestão de Secas, Segurança Hídrica, Segurança de Barragens e Sustentabilidade ambiental.
Engenheiro Florestal, com Doutorado em Ciências do Solo, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É pesquisador da EMBRAPA Agrobiologia, responsável pela disciplina Manejo e Recuperação de Áreas Degradadas do curso de Pós graduação em Agronomia e Ciência do Solo, da UFRRJ. Tem experiência na área de Engenharia Florestal, atuando, principalmente, em recuperação de áreas degradadas.
Advogado graduado em direito pela Universidade Católica de Petrópolis e com mestrado em Direito da Cidade pela UERJ. Membro da UBAA (União Brasileira dos Advogados Ambientalistas), e membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ. Atualmente atua com consultoria jurídica ambiental. Representou o Estado do RJ no CONAMA de 2015 a 2018, e na ABEMA (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente). Foi Presidente do Inea/RJ durante os anos de 2015 a 2018. Foi Secretário Municipal de Meio Ambiente no período entre 2001 e 2004, no município de Petrópolis, RJ. Na área acadêmica, foi professor de Direito Ambiental na UCP entre os anos de 2012 a 2015.
Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFV (2006), mestrado em Engenharia Agrícola pela UFV (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola pela UFV (2011). Atualmente é Professora Associada D1 da UFRRJ e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Agroenergia da UFT. Participa como voluntária do Núcleo Informar da Rede Brasileira Mulher na Energia Solar - Rede MESol. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Energia na Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: economia circular, energia renovável e alternativa, biodigestores (biogás e biofertilizante), energia solar (secagem solar, fototérmica e fotovoltaica), ozonização e insetos-praga de grãos armazenados. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GERAR - Grupo de Energias Renováveis e Alternativas Rurais.
Engenheira Civil que presta consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Processos para empresas do setor elétrico. Atua nas áreas de gerenciamento de custos, cronograma, aquisições e fiscalizações de obras públicas e privadas. Contribui com o núcleo Organizacional da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MeSol). Fundadora do canal EnergiasGP.
Possui graduação em Zootecnia pela UNESP (1992), mestrado em Zootecnia pela UFV (1995) e doutorado em Zootecnia pela UNESP (2001). Participou da primeira equipe gestora da UFT como vice-reitora. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens e Manejo e Recuperação de Pastagens. Coordenou o Centro de novas Tecnologias Educacionais da UFT e foi coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFT. Profª Associada do curso de Engenharia Ambiental e Coordenadora do Programa de Mestrado em Agroenergia da UFT. Como pesquisadora desenvolve trabalhos relacionados a Impactos do Sistemas Produtivos sob as Caraterísticas do Solo e Avaliação e Aproveitamento de Residuos Agroindustriais.
Meteorologista formada pela Universidade Federal de Itajubá e atualmente mestranda em Engenharia da Energia na mesma Universidade. Trabalha como consultora ambiental na Equilibre Ambiental, onde desenvolve projetos nas áreas de construção sustentável, arquitetura bioclimática, hidrologia e energia, Outorga e Regularização Ambiental e de Assistência agrícola, principalmente na área de irrigação. Sendo responsável pelas áreas de Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas.