O Microsoft PowerPoint foi criado pela empresa Forethought Inc. em 1987, e mais tarde adquirido pela Microsoft em 1987. Ele foi projetado para ser um software de apresentação de slides para usuários de computador.
As principais características do PowerPoint são:
Criação de slides: O PowerPoint permite a criação de slides com texto, imagens, gráficos, tabelas, ícones e outros elementos.
Design: O PowerPoint oferece uma ampla variedade de modelos e temas para escolha, além de recursos de formatação avançados para personalizar o design dos slides.
Transições: O PowerPoint permite adicionar transições entre slides, tornando a apresentação mais animada e atraente.
Animações: O PowerPoint permite adicionar animações a objetos dentro de slides, como imagens, formas, gráficos e textos.
Recursos de mídia: O PowerPoint permite adicionar elementos de mídia, como vídeos e música, para tornar a apresentação mais interativa.
Compartilhamento: O PowerPoint permite compartilhar apresentações de forma fácil e rápida, seja por meio de e-mail, rede ou nuvem.
Colaboração: O PowerPoint permite trabalhar com outras pessoas em tempo real, tornando mais fácil a criação de apresentações em equipe.
A seguir veremos como usar este software para criar uma apresentação de slides.
A maioria das pessoas já teve contato com o PowerPoint pelo menos uma vez ao longo da vida. No entanto, apesar de ser muito conhecido, são poucas as pessoas que realmente sabem usufruir de todos seus recursos.
Se você é um futuro contador, é essencial saber fazer uma boa apresentação PowerPoint, principalmente para criar demonstrações ou divulgações de seu trabalho.
Nesta unidade você terá acesso a um tutorial completo para você dominar uma apresentação PowerPoint e usar esse recurso em seu trabalho.
Ao abrir o PowerPoint, clique em Design para escolher o template ideal para sua apresentação.
As opções de temas aparecerão na barra de ferramentas e você pode clicar em cada uma delas para visualizar como o conteúdo se adapta ao template.
No canto direito superior, é possível personalizar outros detalhes do template como cores, fontes, estilos e tamanhos. Basta clicar em Variantes e Personalizar para explorar as opções existentes.
Esse recurso do PowerPoint pode te ajudar, inclusive, na elaboração de livros digitais.
São várias opções de templates gratuitos que você pode usar para deixar seu slide profissional e atrativo.
Para criar novos slides em sua apresentação PowerPoint, clique na aba Inserir -> Novo Slide no canto esquerdo superior.
Ao selecionar esse campo, aparecerão diversos tipos de slides: Slide de Título, Título e Conteúdo, Cabeçalho da Seção, entre outros. Você deve clicar naquele que apresentar a estrutura que deseja para cada slide em específico.
Por exemplo, se você precisar de um slide apenas de conteúdo, selecione a opção “Em branco”. Caso seja um slide introdutório, selecione o “Somente Título” para que o slide já seja gerado com a formatação adequada.
Para inserir texto em seu slide, vá na aba Página Inicial, clique na opção Inserir e, em seguida, em Caixa de Texto. Com o botão direito de seu mouse, selecione o espaço do slide em que pretende inserir o conteúdo.
Mas tome cuidado!
Ao usar o Power Point para fazer uma apresentação, não é indicado colocar textos muito longos nos slides. Além da letra ficar pequena e dificultar a visualização, você corre o risco de ocorrer o excesso de texto fazer com que as pessoas parem de prestar atenção no que você está dizendo para ler o que está escrito.
O ideal é utilizar os slides apenas como um guia para o que você pretende falar na apresentação. Escreva as ideias principais em frases curtas, de forma que elas sejam facilmente compreendidas pelo público.
Lembre-se, ainda, de direcionar a linguagem para a audiência que você deseja alcançar.
Na barra de ferramentas, você encontra várias formas de personalizar seu texto.
É possível alterar a fonte e o tamanho da letra; destacar as palavras colocando em negrito, itálico ou sublinhadas; alterar a cor do texto; mudar a configuração do parágrafo; entre outras formatações.
Fique sempre atento à nitidez dos textos que você inserir nos slides, para não prejudicar sua apresentação PowerPoint.
Letras muito pequenas e claras se tornam ilegíveis para o público, assim como algumas combinações de cores podem atrapalhar a leitura.
Adicionar recursos visuais à sua apresentação PowerPoint não só ajuda a passar a informação desejada, como deixa a apresentação mais criativa e dinâmica.
Você pode utilizar infográficos, tabelas e figuras para deixar o conteúdo didático para quem está acompanhando e potencializar o entendimento de sua mensagem.
No entanto, cuidado para não poluir demais seus slides e carregar visualmente a apresentação.
Use o texto e a imagem como complementares, sem que um se sobressaia ao outro.
Preocupe-se também em selecionar imagens de boa qualidade, para deixar a apresentação com aspecto profissional e conseguir passar o conteúdo da melhor maneira possível.
Para acrescentar as imagens, clique na opção Inserir. Em seguida, selecione a opção Imagem e escolha o que você acrescentará.
Dependendo do modelo de seu computador, é possível também copiar uma imagem direto de sua pasta para o slide. Para isso, basta apenas selecioná-la, clicar com o botão direito, selecionar copiar, e dentro do slide desejado, clicar novamente com o botão direito e clicar em colar.
Na parte inferior da tela existe um painel de anotações no qual você pode registrar as informações que pretende abordar naquele momento de sua apresentação PowerPoint.
Esse recurso permite que, mesmo com textos enxutos no slide, o orador tenha um lembrete de tudo o que deve ser falado enquanto aquele slide estiver sendo exibido para o público.
A caixa de anotações aparece na tela do computador, mas não é transmitida no projetor. Sendo assim, apenas você terá acesso a essas informações.
Para quem tem receio de esquecer algum dado importante e não quer levar anotações impressas para a apresentação, registrar as anotações nesse espaço pode ser uma ótima opção.
No PowerPoint, você consegue adicionar efeitos de animação entre as transições de slides. Para isso, você deve selecionar o slide desejado clicando nele.
O efeito escolhido será adicionado na transição do slide anterior para o que você selecionou. Ou seja, se você selecionou o terceiro slide, a animação acontecerá na hora em que você passar do segundo para o terceiro na apresentação.
Depois de selecionar o slide, clique na aba Transições. Na caixa de ferramentas aparecerão diversos detalhes para você definir. Você deve selecionar o efeito desejado e, posteriormente, clicar em Opções de efeito.
Esse recurso permite que você personalize a animação.
No caso do efeito Esmaecer, por exemplo, você pode selecionar se o que fara o texto surgir
Ainda nessa caixa de ferramentas, você pode definir quanto tempo o efeito deve durar. Para isso, basta ajustar o tempo que aparece na caixa da opção Duração.
Apesar do programa oferecer todos esses recursos, ressaltamos que não é recomendado utilizá-los para fins comerciais, já que eles podem prejudicar o aspecto profissional de sua apresentação PowerPoint.
No PowerPoint, você também pode adicionar áudio aos slides para complementar sua apresentação.
Clique na aba Inserir, selecione a opção Mídia e Áudio a partir do Arquivo para ter acesso ao seletor de arquivos. Escolha o áudio que você deseja acrescentar.
Após selecionar o arquivo desejado, você pode personalizar sua aparição nos slides. Basta clicar em Opções de áudio para ter acesso aos detalhes que podem ser alterados.
Você pode escolher, por exemplo, se ele será reproduzido entre os slides, se tocará sozinho ou apenas após o clique, se a barra do áudio deve ficar aparente ou oculta durante a apresentação.
Ao finalizar sua apresentação, não se esqueça de salvar o documento em seu computador.
Clique em Arquivo e em Salvar como.
Selecione a pasta na qual você deseja arquivar o documento em seu computador, dê um nome para sua apresentação PowerPoint e clique em Salvar.
Agora que você já sabe como criar uma apresentação PowerPoint, pode começar a elaborar materiais para usar em seu trabalho como técnico agrícola.