O Apresentações Google, também conhecido por Google Slides é uma ferramenta de apresentação do Google que permite criar, editar e compartilhar apresentações online. É semelhante a outras ferramentas de apresentação, como o Microsoft PowerPoint, mas é oferecido como um serviço baseado na nuvem. Isso significa que você pode acessar suas apresentações de qualquer lugar com uma conexão à Internet e colaborar em tempo real com outras pessoas. Além disso, o Google Slides oferece muitos modelos e recursos visuais para ajudar você a criar apresentações atraentes e impactantes.
Se você não estiver usando o Chrome, basta clicar na grade com nove quadradinhos o canto superior direito e baixar até o Apresentações.
No Chrome, se estiver logado, você pode acessar a ferramenta rapidamente através da página inicial do Google Chrome, basta clicar na grade do canto superior esquerdo.
Também é possível acessar pelo Google Drive. Se você já estiver logado, você será automaticamente direcionado ao seu perfil no Google Drive, caso contrário, você precisará fazer login.
No Drive, para iniciar uma apresentação de slides, você deverá clicar no botão “+ Novo” e em seguida em “Apresentações Google”.
Você também pode entrar diretamente na ferramenta através do link. Para iniciar a criação de uma nova apresentação, você deve clicar no quadrado branco com o ícone + escrito “Em branco” na parte inferior.
O Apresentações quando abre um novo documento deixa a sua disposição, no lado direito, uma série de modelos de tema que podem ser aplicado a sua apresentação. Existe ainda a possibilidade de importar temas a partir de uma apresentação do PowerPoint que esteja no Google Drive ou que seja carregada do computador.
Selecione o slide que quer copiar o tema.
Confirme a seleção
Pronto!
O tema escolhido agora será aplicado a todos os slides.
Lembre-se de nomear a sua apresentação. Para isso, clique no texto “Sem título”, na parte superior para renomeá-la. Este nome aparecerá na barra do navegador quando você ou alguém estiver visualizando o arquivo.
Outro ponto interessante na ferramenta é o salvamento automático, conforme você cria e altera sua apresentação, você não precisa se preocupar em clicar em salvar o arquivo esporadicamente para não correr o risco de perder o conteúdo já feito.
Crie um título e uma legenda para a sua apresentação no primeiro slide. Depois, para adicionar novos slides, basta clicar no botão +, no canto superior esquerdo. Os próximos slides criados terão um layout padrão, para alterá-lo é só clicar na pequena seta ao lado do botão + e escolher um dentre as opções disponíveis.
Também é possível o layout de um slide clicando na opção “layout” na barra de edição superior, mesma barra onde está localizado o botão de + que insere novos slides.
A maioria dos modelos de slides já vem com caixas de textos. Ainda assim, as vezes precisamos de mais uma ou desejamos usar o modelo em branco. Nestes casos é necessário adicionar o texto.
Para adicionar textos ao slide, basta clicar na caixa com um T na barra de edição superior. Também é possível editar fonte, tamanho do texto, alinhamento, espaçamento entre linhas e adicionar marcadores. Todas estas opções estão disponíveis na barra de edição superior.
Vale ressaltar que um bom projeto do Google Apresentação deve conter poucos textos, pois o slide não deve ser lido, mas ser utilizado com a finalidade de ser um guia e um complemento da apresentação.
Através do item “inserir”, presente na barra superior de edição, você pode adicionar diversos elementos ao seu slide, como imagens, vídeos, áudios, word art, gráficos, animações, entre outros.
Ao inserir imagens, por exemplo, você pode ainda selecionar algum arquivo do seu computador, pesquisar na internet, colar o URL de imagem, encontrar no seus álbuns de fotos do Google e tirar uma foto com a webcam ou câmera do dispositivo móvel.
Além de tornar o projeto mais dinâmicas, se bem escolhidas, as mídias complementam a apresentação e ajudam o público a compreender o assunto que está sendo apresentado. Abaixo vemos e exemplo de inserção de uma imagem do Google Fotos.
Já na opção “Transição”, situada em Slides, pode incluir transições ao passar de um slide para o outro ou nos objetos presentes no slide. É possível customizar o tipo de animação, determinar o tempo de transição e até optar se deseja aplicar este efeito em todos os slides ou em apenas um. Para visualizar as animações, clique em Reproduzir, na parte inferior da barra lateral.
Como os slides devem conter pouco texto, você pode utilizar o recurso de notas para o orador, disponível na parte inferior da página, para adicionar informações importantes que devem ser lembradas durante a apresentação e que te ajudem a permanecer no roteiro planejado.
Após terminar de criar sua apresentação, você pode compartilhá-la com outras pessoas ao clicar no botão “Compartilhar”, no canto superior da página. Pesquise as pessoas por e-mail ou nome e, no ícone de lápis, defina as permissões das pessoas que receberão sua apresentação, elas podem visualizar, editar e comentar.
Você também pode encaminhar sua apresentação através do link, que pode ser acessado clicando em “Receber link compartilhável”. Ao finalizar as opções de compartilhamento, clique em Concluído.
O item acima mostra um importante aspecto do compartilhamento de documentos pelo email @educar.rs.gov.br. Os documentos são criados como Restrito, ou seja apenas o autor e quem ele convidar por email pode visualizar o arquivo. Uma opção é liberar para todos que possuem o email institucional da SEDUC (@educar.rs.gov.br) e a última libera a visualização para todos que tiverem o link.
Depois de concluir a apresentação, você pode realizar o download da mesma.
Clique em arquivo e escolha o formato.
Os aplicativos do Google são ótimas alterativas gratuitas quando comparado ao Microsoft Office. Porém muitos acreditam que só é possível usar o Documentos, Planilhas e Apresentações quando estamos conectados a internet. Mas o navegador Chrome possui uma extensão que permite trabalhar em seus documentos mesmo estando desconectado. Siga o tutorial no link abaixo para configurar:
https://www.oficinadanet.com.br/google/24759-como-usar-o-google-docs-off-line