Um editor de texto é um programa de edição de arquivos de texto. Os editores de texto são frequentemente equipados com sistemas operacionais (como o bloco de notas e o WordPad no Windows) ou pacotes de desenvolvimento de software, e pode ser usado para alterar arquivos de configuração. Atualmente os mais comuns são o Word do Office e o Writer do LibreOffice no Windows e o iWork nos sistemas operacionais da Apple. Esses programas permitem a elaboração de textos complexos, com imagens e diversas opções de formatação.
O Word é um dos programas no pacote Office da Microsoft. Ele foi desenvolvido por Richard Bodie para ser usado nos computadores da IBM com sistema operacional DOS em 1983. Com sua popularização ele foi desenvolvido para outros sistemas (Apple Macintosh, SCO UNIX e Microsoft Windows). Quando se salva um arquivo nesse processador de texto, o arquivo terá a extensão “.doc” ou “.docx” nas versões mais atuais. Já o Writer é o processador de textos da suíte LibreOffice, semelhante ao Word.
O LibreOffice é uma suíte de aplicativos para escritório livre e gratuita. Seus arquivos usam o formato OpenDocument (ODF - OpenDocument Format), mas o programa também é compatível com os formatos do Microsoft Office, além de outros formatos como Rich Text Format (“.rtf”). Seus documentos geralmente são salvos na extensão “.odt”. Ele costuma vir instalado em diversas distribuições do Linux, como a Raspbian e o Linux Educacional.
Os computadores com os sistemas operacionais MacOS e iOS contam com um serviço exclusivo da Apple, o iWork. Ele tem seu próprio processador de textos, o Pages. Ele se destaca por também realizar o serviço de layout de páginas, tornando-o mais versátil que o da Microsoft.
Além dos programas que podemos instalar, existem ainda versões online de editores de texto. O mais comum é o Google Docs, seguido pelo WordOnline. Além desses destaca-se ainda o FastFormat que é voltado para a produção de trabalhos acadêmicos.
O Documentos Google faz parte do pacote de aplicativos do Google (que contém também o Google Planilhas e Google Apresentações), ele permite formatação de textos online de forma fácil e intuitiva, com uma interface semelhante a do Word. Para usá-lo é necessário que o usuário tenha uma conta do Google, que dá acesso ao Google Drive onde pode-se criar o documento, com um espaço de armazenamento de 15 GB. Uma característica extremamente positiva do Documentos Googles é a capacidade de compartilhar um documento com múltiplos usuários, permitindo que todos possam modifica-lo em tempo real. Link para acessá-lo: https://www.google.com/docs/about/.
Já o Word Online é uma gratuita e bastante funcional e online oferecida pela Microsoft para seus usuários. A versão permite uma sincronização direta com o OneDrive além de oferecer uma experiência bem próxima daquela que temos ao usar o software instalado no computador. Ele ainda se destaca pelos modelos prontos e disponíveis aos usuários, como relatórios, cartões e currículos. Para usá-lo é necessário ter uma conta da Microsoft. Link para acessá-lo: https://office.live.com/start/Word.aspx?ui=pt-BR
Embora o Documentos Google e o Word Online sejam os mais famosos, outros serviços online são encontrados. Um que se destaca é o FastFormat, voltado exclusivamente para a produção de trabalhos de cunho acadêmico, seja ele um trabalho de conclusão de curso (TCC), artigo cientifico ou relatórios de pesquisa. Sua grande vantagem em relação aos demais é a formatação automática para atender as regras Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), algo que geralmente toma muito tempo do estudante ou pesquisador. Para acessá-lo o usuário deverá criar uma conta ou entrar com a conta do Facebook ou Google. O usuário deverá ainda contratar um plano caso queira maiores funcionalidades. Link para acessá-lo: https://fastformat.co/.