Atualmente as cooperativas podem ter seus próprios aplicativos para dispositivos móveis, que são ferramentas de comunicação que aproximam cooperados e cooperativa.
Nesta unidade será abordada uma forma de desenvolvimento de aplicativos com o FabApp. Ele será utilizado para a atividade de desenvolvimento de uma aplicativa para a cooperativa modelo de vocês. Abaixo segue um tutorial de como utilizar este site.
O primeiro passo é acessar a plataforma, que se encontra disponível no seguinte endereço: www.fabricadeaplicativos.com.br, e você estará diante da tela ilustrada na figura abaixo:
A partir desta tela o usuário poderá inscrever-se, clicando tanto no retângulo verde “Criar meu app grátis.” ou em “Entrar”, destacados pelos retângulos vermelhos na figura acima. Um registro no site é exigido, podendo ser realizado através de uma conta de email ou do Facebook. Concluindo esta etapa você já poderá começar a criar seu próprio aplicativo.
Depois que sua conta for ativada e você estiver logado na Fábrica de Aplicativos a tela abaixo será exibida:
Clicando em criar novo aplicativo seremos levado a terceira tela, na qual serão apresentados alguns aspectos do nosso aplicativo:
Nesta tela iremos clicar em empresas e organizações e escolheremos o layout “Usar Modelo”.
Ao escolher esse modelo seremos levados diretamente a página na qual será possível personalizar e testar nosso aplicativo:
Na figura 5 estaremos diante da área de trabalho do Fábrica de Aplicativos, na Aba de Informações. Essa área é composta de quatro abas: informações (a que está selecionada ao entrarmos) que contém as informações básicas do aplicativo; conteúdo, que apresenta os conteúdos que serão explorados pelos usuários do aplicativo; visual, que permite alterar os aspectos gráficos do aplicativo em si; e para finalizar, configurações, que apresenta a alguns ajustes em relação ao aplicativo.
A Aba Informações permite que selecionemos o nome de nosso app, sua categoria, área de atuação e informações gerais sobre o aplicativo em si. Primeiro, pensem no nome do aplicativo e no que ele irá se focar. Como estaremos fazendo um app para fins educacionais, modifiquem a categoria para “Educação” e a área de atuação para “Projetos Educacionais”. Na descrição coloquem que se trata de um trabalho para o curso técnico em agricultura da Escola Técnica Estadual Canguçu.
Ao selecionarmos a aba “Conteúdo” poderemos modificar esse aplicativo para atender nossas necessidades.
Vejam que no lado esquerdo existem uma série de opções de abas que podem ser inseridas no seu aplicativo, para atender as suas necessidades:
Para exercitar a utilização, selecione os itens conforme a imagem abaixo:
Para que não tenhamos que fazer isso, basta deletar algumas dessas abas. Inicie deletando as seguintes: blog, e-book, vídeos e links:
Testem as diferentes abas nos aplicativos de vocês. Vejam que entre as possibilidades podemos colocar a comercialização de itens pelo mercado livre, criar um catálogo de produtos ou ainda colocar um link para vídeos do Youtube, o que pode ajudar diferentes tipos de necessidades.
Se vocês tentarem inserir mais, um aviso soará informando que o limite foi atingido. Para inserir mais de 10 abas é necessário contratar um plano pago. Além disso, algumas opções exigem que se tenha o plano pago.
Note que na imagem acima existe um aviso na lateral esquerda, que avisa que o aplicativo atingiu o limite de organização de conteúdo. Isso significa que se quisermos usar este aplicativo deveremos contratar um plano pago.
Nesta aba poderemos modificar todo o visual do nosso aplicativo:
Notem que o fundo e a cor da fonte que estamos utilizando no aplicativo prejudicam sua visualização. Por isso iremos personalizar o esquema de cores. Mas antes veremos todas as nossas opções. A primeira da opções é personalizar o layout. Existem muitos ajustes que podemos fazer para personalizar o layout de nosso aplicativo. Podemos modificar o tamanho ou disposição dos ícones, a opacidade do fundo entre outros. Uma lista de todos os ajustes possíveis podem ser observados na figura a seguir:
A segunda opções permite alterar o esquema de cores do aplicativo. Nesta opção, ao clicarmos no segundo esquema de cores a fonte do aplicativo ficará branca e legível:
Além das cores em geral, existe a possibilidade de personalizar ainda mais o esquema de cores, conforme a figura ao lado. O código refere-se ao esquema de cores hexadecimal. Nele cada cor é relacionada a um código.
Modifique a cor dos títulos para o código “#00FA9A” e a cor dos itens de navegação para “#FFFF00” e veja a cor que fica. Para ajudar, deixarei algumas cores e seus respectivos códigos:
Azul claro: #ADD8E6Rosa: #ADD8E6Índigo: #4B0082Vermelho: #FF0000Lavanda: #E6E6FALima: #00FF00Turquesa: #40E0D0Para conhecer mais cores, visite o site “http://www.erikasarti.com/html/tabela-cores/” onde será possível pesquisar cada cor e seu respectivo código.
A próxima opção permite alterar as imagens do aplicativo:
As imagens do aplicativo serão usadas na abertura, ao iniciar o aplicativo ele carrega aquela imagem; no cabeçalho, que fica por padrão no topo do aplicativo e no fundo. É possível inserir, e depois podemos retirar ou alterar qualquer uma das imagens. Se quiserem inserir um fundo, poderíamos colocar um de uma cor personalizada, como um verde escuro.
Como exercício, criem uma nova imagem de abertura e cabeçalho. Vocês podem usar o Paint ou PowerPoint para esse fim. Como modelo, utilizem esse modelo para personalizar sua Imagem de Abertura (ppt ou png), Cabeçalho (ppt ou png) e Imagem de Fundo (ppt ou png). Salvem o arquivo como PNG para ser carregado com máxima qualidade e atentem ao tamanho e dimensões para produzir seus arquivos de imagem.
A última parte personaliza o ícone do aplicativo. Esse é o ícone que ele apresentará no sistema Android e iOS, mesmo que seja feito na versão grátis que não utiliza a Google Store e a Apple Store. Procurem ícones ou criem o seu próprio para personalizar o aplicativo que estão criando através deste modelo (ppt ou png).
A última aba permite fazer ajustes finos na configuração do app que estão desenvolvendo:
Explorem essas opções de ajuste do App e principalmente “Termo de Uso” que deve ser adicionado a todos os aplicativos, de forma a definir quais os direitos e deveres dos usuários e dos desenvolvedores (que no caso, serão vocês).
Terminado o aplicativo, basta clicar no botão roxo “Publicar” e ele poderá ser acessado:
O aplicativo desenvolvido até agora funcionará como uma página de internet, se estivermos usando o plano gratuito. Ela poderá ser acessada pelo link ou através do QR Code. Ao abrir no dispositivo móvel ele poderá ser salvo através do seu navegador (por exemplo o Google Chrome para Android) e então salvar na tela inicial, onde ele ficará como um ícone e abrirá como um aplicativo:
Agora que já criamos um exemplo, devemos criar um do zero. Clique na seta no canto superior esquerdo e volte para a tela inicial. Clique em criar novo e faça um usando o layout em branco. Sempre que tiver dúvidas abra em uma nova aba e veja como foi feito no nosso modelo. Além disso, podemos ainda criar novos aplicativos com base nos modelos fornecidos pelo próprio site, que possui diversos modelos para cada necessidade.
Boa sorte e exercite, pois só assim poderemos aprender a desenvolver um app na Fábrica de Aplicativos!