A Criação de Argumentos e Linguagem em Ciências

Como é que pode a Ciência não concordar entre si? Como é que pode cientistas, que usam dados rigorosos, defenderem opiniões totalmente opostas?

Vamos refletir um pouco sobre isso no texto abaixo, que procura pensar a respeito da formulação de argumentos e da linguagem em Ciências.

Argumentos, linguagem e ciência.


Na ciência, existem inúmeros assuntos, argumentos e linguagens. A ciência tem o seu funcionamento próprio. Por vezes, ela não é unânime. Veja o caso do assunto “Aquecimento Global”. Muitas pessoas acreditam que esse fenômeno existe, já outras pessoas acham que não. Então vamos falar desse assunto.

O ser humano, pode ser o culpado de acontecer isso, pois ele ajuda no desmatamento de árvores, nos incêndios das florestas, lixo nas praias e nos rios, poluição, uso de energia elétrica elevado e muito mais. Por nossa culpa, o nosso planeta está sofrendo consequências terríveis! Então devemos tomar mais cuidado.

As pessoas que falam que o aquecimento global existe dizem que este é um fenômeno global que tem se intensificado nos últimos anos. Mas isso ocorre por conta da emissão de gases na atmosfera pelo homem. A maioria dos cientistas – praticamente 99% deles – concordam que o aquecimento global está ocorrendo e que o principal causador é o homem, a partir de suas ações. Temos poucos, porém, que acreditam que as alterações do clima são parte da história do planeta na sua evolução. Mas em um ponto todos concordam: a temperatura da terra está aumentando.

O aumento dos gases em nossa atmosfera, principalmente o gás carbônico, elevam a temperatura do planeta. Isso ocorre, pois, essa camada impede que o calor seja refletido de volta para o espaço, o que consequentemente aumenta o calor na Terra. Existem estudos, como o Relatório Especial sobre Mudanças Climáticas, Oceanos e Criosfera, que afirmam que nas últimas décadas houve um aumento na temperatura e no nível dos oceanos.

Já os cientistas que defendem que o aquecimento global não existe, dizem que a temperatura da Terra é determinada principalmente pela cobertura de nuvens, não pelas emissões de dióxido de carbono da queima de combustíveis fósseis. Dessa forma, as nuvens têm um efeito líquido de resfriamento no planeta e, portanto, não há crise climática.

Para se defender, as pessoas que acreditam que o aquecimento global existe falam que esse aumento das médias térmicas é fruto especialmente de ações de intervenção antrópica no meio. São exemplos das causas do aquecimento global as queimadas, os desmatamentos e as poluições. O aumento das temperaturas pode ocasionar o descongelamento das geleiras e o aumento dos oceanos.

Os cientistas que dizem que o aquecimento global não existe, se defendem dizendo que as principais causas do aquecimento global estão relacionadas, para a maioria dos cientistas, com as práticas humanas realizadas de maneira não sustentável, ou seja, sem garantir a existência dos recursos e do meio ambiente para as gerações futuras.

Todas essas pessoas, tem pensamentos totalmente diferentes, elas podem estar certas ou erradas, porém isso não importa. O aquecimento global é um fenômeno que pode ser classificado de várias formas para todo mundo, pessoas falam que existe, já outras falam que não. Então chegamos a conclusão que na ciência muitas opiniões são divididas, e que não existe uma resposta ao certo.