IDEIAS FORÇA!

Abaixo, algumas reflexões a respeito dos porquês de eu levantar todos os dias, cedo, e vir para a Escola...:

O texto apresenta algumas ideias-força, ou seja, algumas noções fortes, ou ainda, inspirações para a vida estudantil de jovens-adolescentes:

Por que eu estudo?

Nós estudantes, muitas vezes, não paramos para pensar no porquê de nós estudarmos… Será que todos os estudantes sabem o que é estudar? Existem algumas ideias que podem nos guiar.

Veremos isso a seguir.

A primeira ideia-força é de Alexandre  Dumas, que nasceu em 1802 (século XlX), e morreu em 1870. A ideia dele era que a única coisa que não pode ser tirada do ser humano é o conhecimento. Isso pode ser lido no livro “O Conde De Monte Cristo”. 

Gosto da ideia, pois, posso perder dinheiro, casa, carro, moto e etc… Enfim, posso perder tudo ou ainda, tudo me pode ser tirado, menos o conhecimento.

Mesmo depois de toda e qualquer desgraça possível, ainda terei o meu conhecimento.

A segunda ideia vem do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que nasceu em 1844 e morreu em 1900. A ideia dele, retirada do livro "Escritos sobre educação", diz que:


-”Não se deve estudar para o Estado e nem para o Mercado, Mercado de Trabalho, mas, sima para si próprio”.


Ex.: existe uma pessoa que sonha em ser um médico(a), pois, médico(a) recebe muito bem. Essa pessoa seria uma médico(a) bom?

Por isso,  gosto dessa ideia, ela te faz pensar se é melhor estudar para o Mercado ou para si mesmo.

     A terceira ideia foi tirada do livro “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo escritor, francês, Saint-Exupéry, que nasceu em 1900 e morreu em 1944 (século XX). Em uma parte do livro, quando o Pequeno Príncipe estava conversando com o aviador, o principezinho estava fazendo muitas perguntas ao aviador, mas, quando o aviador não respondia, ele perguntava de novo, de novo e de novo, pois, o Princepezinho nunca abandonava uma pergunta, jamais desistia dela.

Gosto da ideia porque se você nunca abandonar uma pergunta e procurar a resposta, seu conhecimento sempre se expandirá.

      A última ideia, e não menos importante, vem de Pedro Demo, que nasceu em 1944 e vive ainda. este sociólogo catarinense diz que devemos estudar como modo de vida, para sempre.

Para mim, uma pessoa que se considera inteligente é aquela que nunca para de estudar. 

Curiosidades sobre os autores utilizados...:

                  Alexandre Dumas

No aniversário da publicação original da primeira edição do Conde de Monte Cristo, a página inicial do Google apresentava um adorável Doodle celebrando Dumas! A arte e o design são do diretor de arte do Google, Matt Cruickshank.

          Friedrich Nietzsche

Em 1867, Nietzsche foi convocado para servir ao exército, porém sofreu um acidente e consequentemente, foi dispensado. Novamente, em 1870, Nietzsche irá servir ao exército como enfermeiro.

               Saint Exupéry

começava a trabalha as 2 horas da manhã,e ia dormir ao nascer do sol.Quando sua secretária chegava e digitava o trabalho,durante a madrugada,acordava amigos pedindo sugestões.

             Pedro Demo

Demo ainda domina cinco idiomas, além do português: é fluente em inglês, alemão, italiano, espanhol e francês. Entre os cargos de destaque mais recentes, de 2005 a 2009, foi consultor da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (MS). Entre 1991 e 1992, esteve à frente da direção de macro-estratégia da Secretaria de Assuntos Estratégicos.