DESEMPAREDAMENTO

"Temos que reconhecer o quanto a natureza é necessária à criança para que haja afirmação da vida e crescimento. Não se pode pensar em educação, Educação Verdadeira, se a criança está afastada de eu verdadeiro habitat”.

Lydia Hortélio (2004)

Dados comprovam que a diminuição da natureza causa aumento do adoecimento entre as pessoas, o chamado: Transtorno do Déficit de Natureza (TDN).  Em muitas escolas, as crianças passam incansáveis horas em ambientes fechados, estudando conteúdos que não são de seus interesses, em um processo de aprendizagem que prioriza o desenvolvimento cognitivo, em detrimento aos demais conhecimentos. Este tipo de educação age favorecendo o distanciamento das crianças do mundo natural, ignorando o fato de que elas possuem em sua essência a curiosidade pelas plantas, animais, terra, água, etc.

Como escola, definimos nosso papel: propiciar momentos em que a criança pudessem Brincar e aprender COM e NA natureza, promovendo a criatividade, cooperação, observação e atenção.

É na natureza que encontramos as melhores condições para o desenvolvimento integral das crianças. Nós somos a Natureza! Estar na Natureza, seja para brincar ou para aprender, é fundamental para estreitar nosso vínculo com o planeta e, com isso, preservar a espécie humana.



Em nossa Unidade Escolar, é uma prática recorrente a utilização das áreas externas para desenvolvimento das atividades.

Aqui gostamos muito de brincar, explorar os espaços e aprender com eles.