No ano de 2023, no Colégio Estadual Julião Nogueira, assim como em outras escolas do Rio de Janeiro, o Projeto M.A.E. encontra-se inativo. A equipe era composta por assistentes sociais e mães de estudantes matriculados nas escolas da rede estadual. O objetivo principal do projeto era oferecer apoio, organização e auxílio tanto aos alunos quanto à escola. Essa situação revela outro problema existente, que era solucionado por essa equipe: a evasão dos estudantes e o hábito de matar aula.
No entanto, a ausência das mães não é a única razão para que os alunos faltem às aulas. A falta de interesse dos jovens pelos assuntos escolares é um fator combinado à ausência das mães, o que apenas contribui para a ocorrência dessa situação. São identificados exemplos de desrespeito, como alunos que saem da sala afirmando que precisam ir ao banheiro ou beber água, mas não retornam; bem como casos de desacato aos funcionários.
A Coordenadora Pedagógica, professora Márcia Siqueira, entende o projeto como "ideia excelente devido à falta de funcionários em número suficiente para desempenhar diversos papéis além de suas funções reais nesta unidade escolar, sendo de grande auxílio como um todo”. Ainda segundo Márcia, ele contribuía na convivência das mães com o cotidiano escolar, pois “as próprias mães podem observar atitudes, amizades e comportamentos que os filhos não manifestam em casa, uma vez que nem sempre as amizades na escola são as mesmas”, finaliza.
Apurando a execução do projeto no Colégio Julião Nogueira, considera-se que os resultados foram de grande ajuda, tanto na organização como na segurança. Especialmente pelo comportamento profissional que as mães tiveram no ano letivo de 2022, como destacou Márcia Siqueira.