Nos dias 22 e 23 de junho, a II Feira de Ciências e Matemática do Colégio Estadual Julião Nogueira movimentou a rotina escolar. Foram apresentados projetos desenvolvidos pelas turmas em diversas temáticas, dentre elas o papel das mulheres na Ciência, a física por trás de coisas do dia a dia como totó, pula pula, ping-pong e até mesmo numa máquina de vídeos 360º.
A equipe JN NEWS considera que a feira é um momento de aprendizado coletivo no qual todos compartilham conhecimentos. Os estudantes Pedro Teodoro e Daniel Guilherme, turma 1002, se somam a André Machado e Laís Gomes, turma 1001, quando afirmam que preferem a atividade realizada à aplicação de prova tradicional. Sobre tal projeto, os professores avaliam de fato os seus conhecimentos ao invés da prova na qual ficariam nervosos e tirariam nota baixa.
Sobre as temáticas, foi possível descobrir a história de Mary Jackson que foi a primeira engenheira negra da NASA e que participou da construção do Apolo 11. Mary deixou a engenharia da NASA para ingressar no programa que dá oportunidades iguais à mulheres. Esse fragmento é de uma atividade desenvolvida pela turma 3002, como a prática das turmas da primeira série. Na turma 1001/1002 o tema foi mulheres na ciências,com intuito de mostrar que mulheres podem ser destaque na ciências como exemplo Mayana Zatz que é uma bióloga molecular e geneticista .
Conversando com estudantes envolvidos nos projetos, Yasmin Ribeiro, turma 3002, avalia que “a feira ficou um pouco desorganizada na questão das turmas e professores visitaram as apresentações, mas que gostou em uma visão geral". Outro estudante que pediu para não ser identificado, analisou que foi uma experiência nova e única, pois teve uns e outros que colocaram mais do que outros pois uns fizeram mais coisa do que outros. Entretanto, tal qual a aluna Yasmin, a avaliação geral foi boa já que os alunos ficaram felizes com o resultado final.
Segundo a professora de Ciências, Soraya Feres, a feira é interessante pois os alunos se dedicaram muito para certos trabalhos, mesmo sabendo que alguns alunos foram mais participativos do que os outros. Para a professora, a iniciativa atingiu todas as expectativas dela fazendo com que ela queira mais feiras futuramente.
O JN NEWS acompanha as práticas pedagógicas da escola e está aberto a contribuições em outros eventos escolares.