O QUE MUDA NO NOVO ENSINO MÉDIO?
O Novo Ensino Médio se configura a partir de uma estrutura elaborada com a Formação Geral Básica (FGB) e com o Itinerário Formativo (IF). A FGB oferta os componentes curriculares pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O IF contém um Núcleo Integrador formado por Eletivas e Projeto de Vida, além da Trilha de Aprofundamento.
A organização da carga horária está de acordo com a Lei nº 13.415/2017, em que, ao longo do Ensino Médio, será ofertado um total de 3.000 horas (1.800 h de BNCC e 1.200 h de Itinerários Formativos), sendo 1.000 horas anuais, da seguinte maneira:
O currículo essencializado desempenha um papel fundamental na definição dos objetivos de aprendizagem essenciais em uma determinado componente curricular. Ao destacar os conceitos, habilidades e conhecimentos fundamentais, ele proporciona clareza e consistência no ensino, garantindo que todos os alunos tenham acesso aos elementos essenciais do currículo.
Além disso, oferece flexibilidade aos docentes para adaptar as estratégias de ensino às necessidades específicas de seus alunos e ao contexto da sala de aula. Isso promove uma avaliação eficaz do progresso dos alunos e ajuda a garantir equidade na educação, independentemente das diferenças individuais ou socioeconômicas dos estudantes.
Em síntese, o currículo essencializado é uma ferramenta fundamental para direcionar o processo de ensino e aprendizagem de forma coesa, eficiente e justa. Por essa razão, disponibilizamos o documento para download na versão Excel, possibilitando eventuais ajustes pelos discentes.
Reconhecemos que o currículo é um instrumento pertencente à unidade escolar e, ao permitir essa flexibilidade, incentivamos a participação ativa dos educadores na adaptação do currículo às necessidades específicas de cada turma, contribuindo assim para um ambiente educacional mais dinâmico e inclusivo.
📥CURRÍCULO ESSENCIALIZADO