Cursos

Os cursos do Programa Pesco são oferecidos pela Coordenadoria Setorial de Formação (CSF) em parceria com a Embrapa Territorial e têm como público-alvo exclusivo os professores do Ensino Fundamental e EJA da Rede de Educação Municipal de Campinas, São Paulo. Os cursos são anuais, disponíveis em Ambiente Virtual de Aprendizagem proporcionado pela SME, com carga horária de 140h, e o acesso ao curso se dá mediante inscrição dos professores interessados seguindo as normas publicadas em Diário Oficial do município de Campinas.

A seguir, disponibilizamos as ementas dos cursos oferecidos em ordem cronológica inversa, do curso em andamento no ano de 2020 - Narrativas situadas na prática da pesquisa escolar - aos anteriores, desde a criação do Programa Pesco.

Para acesso aos materiais de apoio e trabalhos de finalização de curso dos anos anteriores, acesse o site da Pescoteca.

2020 - PESCO: NARRATIVAS SITUADAS NA PRÁTICA DA PESQUISA ESCOLAR

Publicação no Diário Oficial de Campinas em 04/05/2020

Formadoras: Ana Lúcia Pupo Cagliari Picoli, Ana Carolina Gonçalves, Andreia Destefani, Cíntia Yuri Nishida, Elaine Cristina Panini Messa, Gisane Márcia Carvalho Dinnouti, Maria Amélia de Jesus Piton, Mariana Pellatieri, Marina Prataviera Janssen, Renata Cristina Maugeri Amorim, Viviane Lousada Cracel

Resumo: O Programa Pesco aborda e auxilia o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica no Ensino Fundamental de forma teórica e prática, por meio do curso em Ambiente Virtual de Aprendizagem. A proposta formativa tem natureza dialogada e situada, tendo como referencial teórico-metodológico a pesquisa como princípio educativo, a perspectiva dos multiletramentos e das metodologias ativas, bem como o uso de tecnologias. O curso conta com a parceria da Embrapa Territorial e a disponibilização dos dois volumes do "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas". Por meio das atividades propostas e no diálogo com os tutores, os professores encaminham as pesquisas escolares, relatam suas experiências no processo pedagógico e orientam os alunos para o desenvolvimento dos projetos e participação em Seminários e no "VI FEP - Fórum Estudantil de Pesquisa".

2019 - C.10. MULTILETRAMENTO E AS METODOLOGIAS ATIVAS NAS PRÁTICAS DE PESQUISA ESCOLAR

Publicação no Diário Oficial de Campinas em 11/02/2019

Formadoras : Ana Lúcia Pupo Cagliari Picoli, Ana Carolina Gonçalves, Andréia Destefani, Cíntia Yuri Nishida, Elaine Cristina Panini Messa, Gisane Márcia Carvalho Dinnouti, Maria Amélia de Jesus Piton, Mariana Pellatieri, Patrícia Helena Baialuna de Andrade, Viviane Lousada Cracel

Resumo: O curso aborda de forma teórica e prática o uso de projetos de pesquisa científica no Ensino Fundamental. Os temas são definidos por alunos e professores, tendo como critério basilar a realização da pesquisa situada, ou seja, localizada espacialmente (bairro, cidade, região), o que é subsidiado pela parceria com a Embrapa Territorial e a disponibilização do "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas" . Nesta edição do Programa Pesco, as pesquisas vinculadas ao conteúdo do Atlas poderão compor uma base de dados mantida pela Embrapa, ampliando o compartilhamento e a rede de conhecimento entre pesquisadores. Ao estudar e aplicar a pesquisa como princípio educativo, o curso utiliza referencial teórico e atividades relacionadas ao multiletramento, às metodologias ativas e ao uso de diferentes tecnologias no desenvolvimento dos projetos, que deverão ser utilizadas pelos cursistas no decorrer do curso.

2018 - (Curso 1) PRÁTICAS E REGISTROS DA PESQUISA CIENTÍFICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Publicação no Diário Oficial de Campinas em 11/04/2018

Formadoras : Ana Lúcia Pupo Cagliari Picoli, Andréia Destefani, Cíntia Yuri Nishida, Gisane Márcia Carvalho Dinnouti, Hérica do Valle, Maria Amélia de Jesus Piton, Patrícia Helena Baialuna de Andrade.

Resumo: Abordagem teórica e prática na implementação de projetos de pesquisa científica escolar, tendo como fontes o "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas", materiais produzidos no próprio curso, periódicos científicos, sites de pesquisa e espaços para estudos do meio na cidade e região. A partir de temas definidos por alunos e professores, serão sistematizados processos de trabalho pedagógico visando o fortalecimento de projetos coletivos e atuando na escola e/ou seu entorno. O foco do curso este ano, ampliando o que foi abordado nos cursos anteriores, é enfatizar a importância do registro e do uso das tecnologias como recurso para reflexão sobre o processo e o desenvolvimento da pesquisa, com ênfase nas geotecnologias. Ao longo do curso, os professores relatam suas experiências no processo pedagógico e orientam os alunos para a participação em Seminários e no "IV FEP - Fórum Estudantil de Pesquisa", promovendo a socialização dos materiais elaborados e dos saberes produzidos.

2018 - (Curso 2) REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA NA ESCOLA: AUTORIA E REGISTRO

Publicação no Diário Oficial de Campinas em 11/04/2018

Formadoras : Ângela Cristina dos Santos Fernandes, Maria José Adami, Viviane Lousada Cracel.

Resumo: O foco deste curso será o professor-pesquisador e sua reflexão sobre a implementação de projetos de pesquisa científica escolar, tendo como fontes o "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas - RMC", materiais produzidos no próprio curso, periódicos científicos, sites de pesquisa e estudos do meio na cidade e RMC. Ao longo do curso o professor investigará sua prática pedagógica com a inserção efetiva da pesquisa como princípio educativo, a fim de registrar de forma autoral e fundamentada esta análise, visando a participação e ou publicação em eventos correlacionados. O professor orienta os alunos para a participação em Seminários e no "IV FEP - Fórum Estudantil de Pesquisa", promovendo a socialização dos materiais elaborados e dos saberes produzidos.

2017 - PROGRAMA PESQUISA E CONHECIMENTO NA ESCOLA: O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E A (RE)ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR

Publicação no Diário Oficial de Campinas em 28/03/2017

Formadores: Ana Lúcia Pupo Cagliari Picoli, Ana Cláudia Victor Affonso da Costa Santos, Maria Amélia de Jesus Piton, Gisane Márcia Carvalho Dinnouti, Maria José Adami, Oscarlina Aparecida Furquim Scaleante, Patrícia Helena Baialuna de Andrade e Fábio Murilo Queiroz Macedo Beraldo

Resumo: Abordagem teórica e prática na implementação de projetos de pesquisa científica escolar, tendo como fontes o “Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas”, materiais produzidos no próprio curso, periódicos científicos, sites de pesquisa e espaços para estudos do meio na cidade e região. A partir de temas definidos por alunos e professores, serão sistematizados processos de trabalho pedagógico visando o fortalecimento de projetos coletivos e intervenções na escola e/ou seu entorno. Ao longo do curso, os professores relatam suas experiências no processo pedagógico e orientam os alunos para a participação no “III Fórum Estudantil de Pesquisa” – FEP, promovendo a socialização dos materiais elaborados e dos saberes produzidos.

2016 - O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicação no Diário Oficial de Campinas em 23/03/2016

Formadores: Wladimir Stempniak Mesko, Ana Lúcia Picoli, Maria José Adami, Oscarlina Aparecida Furquim Scaleante, Ana Cláudia Vitor, Maria Amélia de Jesus Piton, Gisane Márcia Carvalho Dinnouti, Lúcia Helena Pegolo Gama

Resumo: Abordagem teórica e prática na implementação de projetos de pesquisa científica escolar, tendo como fontes o “Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas”, materiais produzidos no próprio curso, periódicos científicos, sites de pesquisa e espaços para estudos do meio na cidade e região. A partir de temas definidos por alunos e professores, serão sistematizados processos como: levantamento de dúvidas e perguntas sobre o assunto, investigação, estudo, observação e tratamento dos dados, sempre no intuito de que todos se apropriem do conhecimento novo que construíram. Ao longo do curso, os professores relatam suas experiências no processo pedagógico e orientam os alunos para a participação no “II Fórum de Pesquisa Estudantil”, visando a socialização dos saberes produzidos e dos materiais elaborados.

2015 - A PESQUISA CIENTÍFICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES LOCAIS

Publicação no Diário Oficial de Campinas em 22/04/2015

Coordenador: Lúcia Gama/ Wladimir Mesko/ Durival José Gasparoto

Ementa: Abordagem teórica e prática na implementação de projetos de pesquisa científica escolar, tendo como suporte o "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas" e as tecnologias de informação e comunicação. A partir de temas sugeridos pelo "Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas", alunos e professores escolhem assuntos que dizem respeito à sua realidade local, levantam dúvidas e perguntas sobre o assunto, investigam, estudam, observam, sistematizam os resultados e se apropriam do conhecimento novo que construíram. Professores relatam suas experiências no processo pedagógico e alunos preparam-se para a socialização dos saberes produzidos e para a apresentação de materiais elaborados no "Fórum de Pesquisa Estudantil".