por Virginia de Castro Almeida
Chico, ao passear um dia na sua bicicleta pelas imediações de uma floresta, encontra dois meninos a brincar. Franz (um rapaz alemão) e Dick (um rapaz inglês), são duas das muitas crianças de toda a Europa que foram mandadas, pelos pais, para Portugal durante a Segunda Guerra Mundial, pois o país posicionara-se como neutro ao conflito e apresentava-se como um local seguro a ataques armados. Completamente alheios à guerra dos pais, as crianças brincam entre si e acabam por entrar pela floresta adentro. Sem se aperceberem, entram num mundo diferente, fantástico, povoado por personagens estranhas, como dragões voadores, robôs amáveis e animais falantes. Como uma espécie de matriarca desse mundo vive aí a Dona Redonda que em companhia dos rapazes, da sua amiga Dona Maluka e de uma menina de cor chamada Zipriti, vai viver uma série de peripécia mirabolantes.
de Andrio Candido
Bruno está prestes a completar 18 anos quando recebe uma notícia inesperada. Uma descoberta de si mesmo e de suas potencialidades vai dar o pontapé inicial para a corrida rumo a seu projeto de vida.
de Ingrid Esslinger e Patrícia Gebrim
O que fazer com os sentimentos quando alguém que amamos morre? Uma coisa sempre parece mais fácil de lidar quando acontece com os outros, mas desta vez foi comigo que aconteceu. Espere! Vou abrir meu diário pra você entender…
de Felipe Barenco
Gabriel é um adolescente de 15 anos que descobre que vai mudar de cidade. A notícia deixa o jovem inseguro, mas junto com ela chega outra surpresa: uma caixa. Em busca de desvendar a identidade de quem lhe enviou a surpresa, Gabriel acaba descobrindo a sua própria identidade.
Todo mundo, ao menos uma vez, já sonhou em ser eternamente criança. Na prática, não é tão simples assim, quando você tem que conviver com piratas, índios e feras te perseguindo, e muitas vezes o jantar é apenas faz-de-conta. Wendy e seus irmãos sentem isso na pele, quando Peter Pan os leva para a Terra do Nunca, lar dos Garotos Perdidos.
O autor de Alice no País das Maravilhas, que celebrou seu 150º aniversário de lançamento em 2015, permanece até hoje uma figura enigmática. Jenny Wolf explora as alegrias e dificuldades desse homem brilhante, complexo e cheio de segredos, criador de uma das histórias mais amadas do mundo.
Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma das obras mundialmente célebres da literatura brasileira. O romance trata das memórias do narrador-personagem Bento Santiago, o advogado recluso e calado que recebe e adota o apelido mencionado no título da obra. Com a sutileza que lhe é própria, Machado de Assis explora as incongruências desse personagem, deixando transparecer sua insegurança e ciúme.
Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) é um dos principais romances da literatura brasileira. Revolucionário e provocativo, o romance rompe com tradições literárias e sintetiza a crítica machadiana à elite brasileira da época. Um dos personagens mais populares da nossa literatura, Brás Cubas é um defunto-autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver.
Kyra, 15 anos, sonha em se tornar uma guerreira famosa, como seu pai, embora ela seja a única garota em uma fortaleza de meninos. Enquanto luta para entender suas habilidades especiais, - sua misteriosa força interior, ela percebe que é diferente dos demais. Mas um segredo quanto ao seu nascimento e sobre uma profecia está sendo guardado, deixando Kyra se perguntando quem ela realmente é.
Ceres, de 17 anos, uma menina bonita e pobre na cidade Imperial de Ceres, vive a vida dura e implacável de uma plebeia. Durante o dia ela entrega as armas forjadas do seu pai nos campos de treino do palácio e de noite ela treina secretamente com eles, ansiando ser uma guerreira numa terra onde as miúdas estão proibidas de lutar. Com a sua venda para a escravatura pendente, ela está desesperada.