INTRODUÇÃO
Duck vs Pollution se trata de um game com propósito educativo voltado a conscientização sobre a poluição e suas consequências a longo prazo no planeta terra. O projeto se desenvolverá ao longo do ano de 2025 como projeto de extensão curricular do Centro Universitário Filadélfia - Unifil. Este workflow se propõe a expor uma descrição geral do planejamento das etapas do projeto, podendo sofrer alterações nos passos propostos e como serão aplicados dependendo do andamento do projeto.
VISÃO GERAL
O jogo terá uma câmera 2D isométrica, estilo de arte pixelado e lúdico para atrair o público alvo. O jogo possuirá conteúdo classificado como ação e aventura, também contendo partes de puzzles, juntamente com a conscientização sobre cuidados do meio ambiente.
A criação do jogo se dará em 4 etapas principais, seguindo os 4 períodos do ano letivo da Unifil, sendo elas: Fundamentação e Justificativa,
Documentação, Desenvolvimento e Publicação e Defesa, segundo as unidades curriculares relacionadas às orientações de projeto de extensão.
FUNDAMENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Idealização do projeto, feito no primeiro período de 2025, primeiros conceitos e ideias, gênero, plataforma, público-alvo, e objetivos a serem atingidos com o projeto, além da criação do site como portfólio.
(Segundo período de 2025) Formalização do projeto por meio de:
● Documento de Visão Geral: responsável por estabelecer o escopo do projeto, público alvo, posicionamento, descrição dos envolvidos, visão geral do produto etc. A entrega foi realizada no dia 27 de maio, idealizada pela integrante Ysadora.
● Diagrama de Caso de Uso e MVP: idealizados pelos integrantes Lucas e Isabely, e entregue no dia 13 de junho, representa o planejamento das funções que o código deverá possuir, e também um produto mínimo viável utilizando-se a plataforma digital figma.
● Workflow: documento responsável por sumarizar o caminho que o projeto deve seguir até sua conclusão, com uma descrição do que já foi feito e uma breve descrição dos próximos passos a serem tomados. Desenvolvido pelos integrantes Jorge e José e entregue no dia 22 de junho.
DESENVOLVIMENTO
Ao final desta etapa (no final do primeiro período do segundo semestre), o projeto já deve estar em funcionamento, com:
● Banco de Dados: Armazenamento de dados das interações entre o usuário e o game, permitindo principalmente salvamento de progresso. O planejamento inicial é de que o principal desenvolvedor seja o integrante José, e com ajuda dos demais envolvidos.
● Gráficos e UI: Estilo de arte lúdico e pixelizado para atrair o público alvo, juntamente com menus de configuração e dentro da gameplay. Os principais idealizadores planejados são Jorge e Lucas.
● Mecânicas: Meio pelo qual o jogo irá entreter o jogador e encorajá-lo a continuar jogando. A princípio todos participam igualmente no
desenvolvimento do código e das ideias.
● Conteúdo: Informação que o jogo quer transmitir, relacionado à conscientização em relação à poluição e suas consequências na natureza. O planejamento é de que a criação do conteúdo se dê principalmente pelas integrantes Ysadora e Isabely.
PUBLICAÇÃO E DEFESA
Fase final do projeto (último período de 2025), focado na disponibilização do mesmo para o público, o aplicativo deve estar publicado na loja de aplicativos da Computação da Unifil.
Também é necessário a entrega do relatório de impacto, detalhando os resultados alcançados, o público beneficiado e a relevância social do projeto.