CURRÍCULO REFERÊNCIA DO MUNICÍPIO DE IPATINGA
O Currículo Referência do Município de Ipatinga (CRMI) e o Currículo Referência da Computação são documentos balizadores das práticas pedagógicas da Rede Municipal de Ensino e têm por objetivo garantir os objetivos e direitos de aprendizagens essenciais que promovam o desenvolvimento integral de todos os sujeitos ao longo da Educação Básica.
Foi construído a partir de debates, discussões e reuniões de professores e equipes pedagógicas, tendo como base a BNCC e o CRMG.
PLANO DE CURSO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
A Prefeitura de Ipatinga apresenta o Plano de Curso da Rede Municipal de Ensino, um guia essencial para a organização do ensino na cidade. Com diretrizes pedagógicas atualizadas, o plano visa garantir uma educação de qualidade, alinhada às necessidades dos estudantes e às exigências curriculares.
📌 Saiba mais e acesse o documento completo clicando na imagem!
O projeto “Grafemas e Fonemas – Interpretando os Sons da Fala” tem como objetivo desenvolver a consciência fonológica dos alunos, habilidade essencial para que compreendam que a escrita representa os sons da fala. Essa consciência permite que a criança se desligue do significado das palavras para focar na pronúncia, estabelecendo a relação entre grafemas (letras) e fonemas (sons). De acordo com Capovilla (2000, citado por Lopes, 2004), essa habilidade não é intuitiva e precisa ser ensinada de forma explícita. O projeto, realizado nas escolas municipais de Ipatinga, atende alunos do 1º ano, com foco na alfabetização, e também estudantes do 2º ao 9º ano que apresentam defasagem no processo de leitura e escrita. As atividades ocorrem em oficinas, com sequência didática estruturada e lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, no horário regular e/ou nos polos de educação integral, envolvendo toda a comunidade escolar.
A Recomposição das Aprendizagens - Caminho da Recuperação tem como objetivo oferecer uma recuperação eficaz do processo de ensino-aprendizagem, promovendo o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos de forma gradual e personalizada. Respeitando o ritmo e as particularidades de cada estudante, propõe práticas pedagógicas individualizadas que possibilitam o avanço contínuo e alinhado ao currículo. Voltado aos alunos da rede pública municipal de ensino, o projeto utiliza metodologias ativas, práticas interdisciplinares e avaliações formativas para resgatar habilidades essenciais, como interpretação de textos, escrita, raciocínio lógico e autonomia. A proposta busca garantir equidade, reduzir a evasão escolar e criar um ambiente dinâmico e inclusivo, onde todos tenham oportunidade de aprender com significado e aplicar os conhecimentos no cotidiano.
O SIMAVE (Proalfa, Proeb) e o SAEB são avaliações educacionais que medem a qualidade da educação em Minas Gerais e no Brasil.
O Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) avalia a alfabetização dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) avalia os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) avalia os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Simuladinho: Trilhas para o Sucesso
Diante da necessidade de fortalecer a cultura avaliativa, com foco no desenvolvimento dos alunos, de maneira contínua e significativa, foi elaborado o SIMULADINHO: TRILHAS PARA O SUCESSO, uma prática pedagógica avaliativa que tem como objetivo auxiliar os professores na verificação e no acompanhamento do desempenho dos alunos nos componentes curriculares contemplados nas avaliações externas somativas — nos anos iniciais, abrangendo Língua Portuguesa e Matemática; e, nos anos finais, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
SIMULADINHO: TRILHAS PARA O SUCESSO
FOLHAS DE RESPOSTAS
SIMULADINHO: TRILHAS PARA O SUCESSO
CADERNOS DE AVALIAÇÕES