O folclore brasileiro é muito rico e possui diferentes manifestações: lendas, cantigas, parlendas, adivinhas, brinquedos e brincadeiras, provérbios e ditos populares, artesanato, danças, frases de para-choque de caminhão, trava-línguas, comidas, remédios caseiros, crendices, superstições, literatura, poesias e outros.
"Cultura Popular são as manifestações dos costumes, crenças e atividades artísticas produzidas pelo povo, livres de imposições e passadas de geração em geração."
A palavra folclore significa sabedoria popular. Cada país, cada povo, cada região tem seu folclore, seus costumes. Cada povo adapta o seu modo de vestir, sua alimentação, ao clima de sua região, aos costumes de seu grupo.
As histórias, lendas, danças, artes e a maneira de viver de um determinado local é o que chamamos de cultura popular, folclore. Oficialmente, o dia do folclore é comemorado em 22 de agosto, por decreto presidencial, promulgado no dia 17 de agosto de 1965.
A cultura brasileira apresenta diversos personagens em seu folclore. São eles: Mula Sem Cabeça, Iara, Saci Pererê, Caipora, Curupira, Boto cor de rosa, Negrinho do pastoreio, Cuca, Boitatá, Cobra grande, Vitória-régia, Lobisomem, Bumba Meu Boi e outros.