A assessoria da Educação Infantil com intuito de situar as equipes gestoras e os profissionais que lidam diretamente com a Educação Infantil, no tempo e no espaço, apresenta a Agenda Anual. Esse documento unifica as diversas datas e ações determinadas na legislação municipal descritas na Instrução Normativa SME N° 04, de 16 de dezembro, de 2024 e no Calendário Escolar Municipal aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.
Os documentos aqui apresentados trazem conceitos e práticas importantes para o trabalho na Educação Infantil com base nos documentos norteadores para essa faixa etária. Para conduzir o trabalho de forma a garantir as interações, as brincadeiras e os direitos de aprendizagem, os textos abordam a adaptação, a organização dos espaços, perpassando pelas práticas pedagógicas e avaliação contínua dos processos, além de oferecer diretrizes claras e alinhar as ações às políticas públicas vigentes.
Incentivo à produção poética - Chames Salles Rolim
A Lei Municipal nº 4.409/2022, que incentiva a produção poética da Srª Chames Salles Rolim, tem como proposta promover uma reflexão sensível e cheio de descobertas. Na educação infantil, a lei impulsiona um trabalho pedagógico com vistas a implementar uma cultura leitora desde a primeira infância. Esse gênero textual traz ritmo, sonoridade, entonação, leveza, imaginação e sensibilidade às vivências das crianças com poemas de autores renomados, parlendas, cantigas, trava- línguas, promovendo, assim, a inserção no mundo letrado, através do brincar com as palavras.
Ações de conscientização, prevenção e combate à prática de queimadas urbanas no município de Ipatinga/MG
- Lei Municipal nº 4.232/2021 -
O documento tem como objetivo conscientizar sobre os impactos das queimadas no meio ambiente e na saúde. Com uma linguagem simples, ilustrações coloridas e atividades lúdicas, o material busca incentivar a prática pedagógica promovendo o cuidado com a natureza e o respeito pelo meio em que vive, aproximando as crianças ao tema, de forma sensível e educativa.
Vivências Artísticas
As vivências artísticas na Educação Infantil são como um jardim secreto onde a imaginação floresce e as criatividades ganham asas.
O documento reflete sobre a importância de práticas inovadoras que garantem às crianças o direito de brincar e aprender ludicamente. Essa abordagem para os pequenos evidencia momentos nos quais eles podem explorar, modelar, dançar, fazer de conta e brincar dentro da perspectiva do desenvolvimento da aprendizagem.
Mês de Conscientização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil - Maio Laranja
Maio se veste de laranja, uma cor vibrante que nos lembra da urgência em proteger nossas crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. Na delicada e fundamental etapa da educação infantil, a conscientização sobre essa temática ganha contornos especiais. Longe de assustar, o diálogo e a construção de um ambiente seguro e de confiança são as chaves para empoderar os pequenos e prepará-los para reconhecer e se proteger de situações de risco.
Este documento surge como um farol, oferecendo sugestões práticas e sensíveis para abordar o Maio Laranja em sala de aula. Acreditamos que, através de atividades lúdicas, da linguagem acessível e do fortalecimento dos vínculos afetivos, podemos semear a semente da proteção desde a mais tenra idade. Juntos, educadores, famílias e comunidade, podemos construir um futuro onde a infância seja sinônimo de segurança, alegria e respeito.
Semana Mundial do Brincar
Em 2025, a Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância no Brasil, acontecerá de 24 de maio a 1º de junho.
O tema para a Semana Mundial do Brincar, neste ano é "Proteger o Encantamento das Infâncias". A proposta é convocar a sociedade a valorizar o brincar como essencial para o desenvolvimento infantil, garantindo que as crianças vivam sua infância com potência e dignidade.
Semana de Conscientização Eu Cuido do Meu Lixo
Eu Cuido do Meu Lixo Abraço Meio Ambiente" é um documento que busca conscientizar as crianças sobre a importância do descarte de forma correta dos resíduos e a preservação do meio ambiente. O objetivo deste é ensinar as crianças como separar o lixo, a importância da reciclagem e a reutilização de materiais, incentivando a criação de uma cultura de respeito nos espaços tanto em casa quanto na escola.
Nessa proposta há atividades práticas e lúdicas para tornar o aprendizado mais divertido e leve, formando uma nova geração de cidadãos críticos, participativos e responsáveis.
Inovação - Empreendedorismo na Educação Infantil
Em Ipatinga, a Lei Ordinária Nº 4.312, de 2022, institui o tema do empreendedorismo na rede municipal de ensino para promover a cultura empreendedora nas escolas. Na Educação Infantil, a implementação dessa cultura significa despertar, desde cedo, um conjunto de habilidades e atitudes essenciais para a vida, tais como criatividade, autonomia, resolução de problemas, curiosidade e planejamento, entre outras.
Em 2025, os projetos estão voltados para a Inovação, em que a criança é protagonista do seu próprio aprendizado. Isso acontece quando a sua voz é ouvida e as suas ações e ideias são valorizadas. O texto a seguir traz caminhos para pensar, construir e refletir sobre essas práticas.