Atividade Física

A importância da atividade física para as crianças

Atualmente há cada vez mais crianças a perder os hábitos e rotinas saudáveis, o que é bastante prejudicial para a sua qualidade de vida, visto que um dos principais fatores para que tenham excesso de peso é o sedentarismo e a falta de atividade física.

A importância e o papel dos pais na prática da atividade física

O papel dos pais e da escola é muito importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e evitar o aparecimento de doenças futuras, tais como obesidade, diabetes, problemas cardíacos ou depressões.

O hábito de passear, praticar alguma modalidade física ou realizar certas brincadeiras que faziam parte da infância dos pais e avós, tais como jogar à apanhada, saltar à corda ou jogar à macaca, acabaram por cair no esquecimento.

Hoje em dia, a faixa etária mais jovem tem como opção a inatividade física, ficando em casa a jogar videojogos, a ver televisão ou estar ao computador e ao telemóvel. Este tipo de atividades em nada contribuem para um estilo de vida e rotina saudáveis.


Os benefícios do exercício físico nas crianças

  • Ajuda a desenvolver a comunicação e interação social;

  • Aumenta a concentração e atenção durante as aulas;

  • Melhora a capacidade emocional, ajudando a libertar o stress;

  • Melhora a qualidade de vida e saúde, prevenindo futuras patologias;

  • Ajuda a adquirir uma estrutura corporal mais forte (coração, músculos e articulações);

  • Aumenta a autoestima.


Para saber o que desenvolver em cada idade da criança clique na barra abaixo.

6 dicas para pais e filhos se divertirem em família


1. Reserve algum tempo por dia para que o seu filho possa brincar lá fora em liberdade. Pode ser no pátio do prédio, no parque infantil próximo de casa ou da escola ou num jardim.

2. Se durante a semana é difícil, aproveite os fins de semana para atividades ao ar livre em família. Passeios de bicicleta, jogos de futebol no parque, um simples passeio no jardim ou uma caminhada na floresta. Deixe que sejam eles a guiarem o passeio. Tudo vale e qualquer uma destas atividades é melhor do que ficar fechado em casa em frente a um ecrã.

3. Andem a pé ou de transportes públicos. Para além da atividade física envolvida, isto proporciona-lhes uma maior ligação com o território e um sentimento de pertença à comunidade e fortalece vínculos afetivos.

4. Crie um kit para levar nos passeio na natureza: lupas para observar pequenos animais ou plantas; frascos ou caixas para guardar «tesouros» naturais; bola, raquetes ou cordas de saltar; cesto de piquenique.

5. Ofereça às crianças livros sobre a natureza e o funcionamento do mundo natural. Vão espicaçar-lhe a curiosidade e responder-lhe a dúvidas.

6. Não se assuste com o frio ou a chuva: não há clima mau para brincadeiras. Está a chover? Levem impermeáveis e galochas e divirtam-se a saltar poças de água.

CLICA NO BOTÃO SEGUINTE PARA ACEDERES A ATIVIDADES FÍSICAS A REALIZAR EM CASA: