No 1.º ciclo do ensino básico, a Biblioteca Escolar (BE) tem uma atividade direta ou indireta com as cinco escolas do agrupamento, de modo a levar a todos os objetivos preconizados pelo projeto mais amplo que se inscreve na Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE) do Ministério da Educação (ME).
Pretende-se que as bibliotecas escolares das escolas básicas do 1º ciclo do AE Dr. António Augusto Louro estabeleçam uma articulação com todas as áreas curriculares e os vários departamentos. Este trabalho articulado promove o saber, o interesse e a curiosidade em aprender.
A importância da BE e dos seus serviços constitui uma vertente imprescindível nas escolas e na comunidade escolar e social, baseada na informação e nos saberes partilhados. Promove, também, as competências dos seus utilizadores, a aprendizagem dos alunos ao longo da vida, aumentando e diversificando os ambientes em que esta decorre (digitais ou não), tendo em atenção as suas funções diversas e complementares: informativa, educativa, cultural e recreativa.
A EB do Bairro Novo não dispõe de espaço de biblioteca escola, mas conta com o apoio de uma professora bibliotecária do Agrupamento, a qual dinamiza atividades nesta escola. Os alunos contam, contudo, com pequenas bibliotecas de turma.
Algumas atividades desenvolvidas em articulação com as BE de escolas do Agrupamento:
Desenvolver sessões de "Hora do Conto", optando por práticas com materiais/cenários de suporte ao mesmo. A utilização de recursos cinético-dramáticos (marionetas e objetos animados) traz consigo funções pedagógicas, artísticas e culturais.
Promover momentos de mediação de leitura com variadas obras literárias;
Proporcionar momentos de leitura entre turmas e em diferentes espaços;
Proporcionar visitas de mediadores de leitura externos;
Banco de empréstimo de obras entre as Bibliotecas Escolares do 1º ciclo;
Estas atividades da iniciativa das BE têm como público-alvo o pré-escolar e do 1º ciclo e promovem a transversalidade das aprendizagens decorrentes da articulação curricular que, por sua vez, possibilita outros caminhos para os alunos construírem o conhecimento nas diferentes áreas curriculares/disciplinares envolvidas. São elas, na Educação Pré-escolar: Área Formação Pessoal e Social, Área da Expressão e Comunicação e Área do Conhecimento do Mundo; no 1º Ciclo: Português, Matemática, Estudo do Meio, Expressões Artísticas, Cidadania Apoio ao Estudo, Oferta Complementar e Inglês no caso de alunos de 3.º e 4.º ano.
Estes projetos procuram consolidar conceitos, melhorar a frequência leitora e possibilitar a socialização dos alunos que ficou comprometida, devido ao contexto pandémico vivido.