HISTÓRIA

O Google Earth Solidário nasceu de uma campanha ambiental bem sucedida: parar um projeto de exploração madeireira nas montanhas de Santa Cruz, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Isso aconteceu no início de 2000.

Pouco depois, o chefe do povo Paiter Suruí no estado de Rondônia, no Brasil, conheceu o Google Earth e entrou o contato com a equipe Google Earth Solidário. O objetivo dele era buscar no Google Earth o apoio para as necessidades de mapeamento do Suruí para a preservação ambiental e cultural. Foi assim que o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais começou na Amazônia.

Vídio Youtube - Histórico Google e Surui.avi

Criado desde 2007, o Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais vem apoiando mais de 50 comunidades entre povos indígenas, quilombolas e pequenos produtores na implementação de suas práticas relacionadas ao uso sustentável de seus territórios, por meio de atividades que envolvem ações formativas, onde são compartilhados os conhecimentos para o uso das ferramentas, e suporte para as atividades de campo e levantamento de dados.

Aqui, em colaboração com a Ecam, fornecemos os materiais de treinamento que são utilizados nas capacitações do Programa Novas Tecnologias e Povos Tradicionais.

O Chefe Almir Suruí (à esquerda) e Rebecca Moore (à direita) trabalham em conjunto para oferecer treinamentos sobre as ferramentas de mapeamento do Google Earth aos Suruí.