Você que é engenheiro quer trabalhar com steel frame, já está trabalhando, ainda está pensando ou está esperando um milagre cair do céu para começar?
Eu sou arquiteta, mas sempre acompanhei 100% de todos os engenheiros que trabalhavam nos meus projetos, e o que eu posso dizer é que eu vi em todos os engenheiros das parcerias que eu fiz, é que não existe o software mágico que vai te entregar uma obra de steel frame.
E te digo que acreditar que os softwares farão a mágica acontecer é um dos erros que pelo menos 80% dos engenheiros que começam a trabalhar com steel frame cometem ao longo da profissão.
Apesar de existirem programas muito mais desenvolvidos em obras tradicionais, que é um sistema que está há mais tempo no mercado, e que te entregam detalhamentos bem detalhados, os quais você só precisa fazer alguns ajustes e o programa miraculosamente te entrega tudo de bandeja, no steel frame ainda não existem programas que entregam tudo que você irá precisar pronto.
Ao trabalhar com steel frame, existe muita coisa que você precisa fazer utilizando o conhecimento e a experiência, além de precisar olhar manuais e livros para saber como funciona e como proceder.
Aqui no Brasil há diversos manuais que podem ser consultados, e o grande erro dos engenheiros é que eles não consultam os manuais e querem algum programa que entregue tudo de mão beijada para começar a construir com steel frame.
A verdade é que não ter esse tipo de programa, que faz tudo, não torna as coisas mais difíceis porque projetar steel frame é bem simples, porém o que faltam são bons engenheiros que realmente queiram consultar os manuais, as normas e seguir os padrões e os procedimentos ao invés de depender de um programa que faça tudo para eles.
Entenda: você precisa trabalhar com o que há disponível no mercado e não ir atrás de uma ferramenta mágica. Os programas não entregarão cálculos prontos, não entregarão uma otimização maravilhosa.
É preciso estudar, e não é porque você já fez 5 anos de engenharia que você não tem que estudar steel frame. Se você quer saber como funciona esse sistema, leia os manuais, visite obras para saber se o que você está projetando funciona é aplicável e se é possível ser executado.
A verdade do mercado é que existem muitos engenheiros inventando coisas que não funcionam. Então, não acredite que os programas vão entregar tudo, não acredite que você vai ter uma fórmula mágica que vai entregar os projetos prontos, não acredite que não tem que ir na obra para entender o que está sendo executado do que você desenhou.
É sua responsabilidade entregar um projeto que um montador consiga executar, é sua responsabilidade fazer um projeto detalhado, por mais trabalho que dê, que não tenha um programa automatizado que faça tudo para você, e é sua responsabilidade também começar a estudar o que você está projetando.
Esses são os fatores que, na minha opinião, diferenciam os bons engenheiros de steel frame que eu vejo no mercado, enquanto os demais continuam esperando um programa milagroso. Não cometa esse erro, não seja como a maioria, se diferencie mostre, que você é capaz, seja e venda o seu melhor!
Conheça a Imersão 90% prática que já ajudou mais de 1.000 alunos de diferentes profissões, em todo o Brasil, a transformarem seus negócios em grandes obras de Steel Frame em poucas semanas.
Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.
Monte uma casa completa, de uma forma simples e prática, utilizando o método construtivo de Steel Frame com o passo a passo completo.