Existe um erro que pelo menos 80% dos arquitetos cometem ao trabalhar com steel frame e criar projetos arquitetônicos para esse tipo de sistema. Com mais de 13 anos de experiência como arquiteta no mercado de steel frame, realizando inúmeros projetos e orçamentos, posso dizer por experiência própria que existem grandes problemas que a maioria dos arquitetos comete que é: saber apenas desenhar o projeto.
Saber projetar não significa que um arquiteto sabe tudo sobre o sistema.
O certo para quem trabalha com projetos seria participar de todas as etapas de uma obra para conseguir projetar e criar um ótimo projeto, ainda mais otimizado. Nem só de projetos vive um arquiteto!
É perfeitamente compreensível que o trabalho de projetar não é apenas criar o desenho da de como será a estrutura de uma casa, prédio, loja ou estabelecimento. Mas o ideal, a estética perfeita de um arquiteto, seria estar 100% conectado ao projeto e entender o que realmente está projetando.
É extremamente necessário que um arquiteto projetista entenda o que está projetando, ou seja, saber exatamente como um perfil encaixa em outro, como um parafuso é apertado e o local correto dele para deixar a estrutura firme, como são executados os reforços, como as peças estruturais se encontram, como se encaixam, como são feitos os chapeamentos e quais são os acabamentos ideais.
Como todo bom engenheiro que tem que passar por períodos de experiência em obras, arquitetos também devem passar algum tempo analisando a execução do próprio projeto.
Em um cenário perfeito, para se destacar no mercado, um arquiteto precisa saber sobre precificação, especificações de todos os materiais, desde pequenos parafusos que prendem os perfis até os acabamentos finais como tratamento de juntas, pintura, assentamento de cerâmica do piso e todos os demais processos.
Então, se você é arquiteto e quer se destacar no mercado para trabalhar com steel frame, não seja um profissional que apenas faz desenhos. Entender que o seu projeto é um mapa e um guia para que a construção seja executada e que é você o responsável por esse direcionamento é o que faz toda a diferença na profissão.
A partir do momento em que se trabalha com sistemas industrializados, que é o que acontece em uma obra de Steel frame, você tem que especificar todos os materiais. As pessoas não têm que se virar, você deve especificar tudo, etapa por etapa, desde a fundação, até a estrutura, o chapeamento, o acabamento, o assentamento, portas, janelas, elétrica… Você tem que passar por tudo isso para que o seu projeto seja bem feito, e qual é a melhor maneira de passar por tudo isso? Vivenciando esse dia-a-dia em uma obra.
Se você ainda não tem uma obra, tente ver vídeos, ler manuais, faça treinamentos e estude muito para entender direito o que está desenhando. Não acredite que só porque você tem um parâmetro de desenho que você deve copiar e colar aquilo em todas as obras.
Saia do comodismo e do simplismo. Todo bom arquiteto pode e deve projetar em steel frame, mas você deve entender muito bem todos os sistemas e subsistemas, as vantagens e desvantagens e até como vender (porque vender é muito importante, eu vejo muitos arquitetos que não entendem e não vendem).
Siga esses passos se você quiser mudar a sua realidade e passar a entender o sistema efetivamente, para poder colocá-lo no mercado da melhor maneira possível, como ele deve ser colocado.
Conheça a Imersão 90% prática que já ajudou mais de 1.000 alunos de diferentes profissões, em todo o Brasil, a transformarem seus negócios em grandes obras de Steel Frame em poucas semanas.
Monte uma casa de steel frame com 84m², 2 pavimentos, escada, laje em balanço e aprenda 3 tipos de fachadas com a melhor técnica.
Monte uma casa completa, de uma forma simples e prática, utilizando o método construtivo de Steel Frame com o passo a passo completo.