ETE Adolpho Bloch
Pesquisa e Extensão realizados por estudantes da FAETEC
Pesquisa e Extensão realizados por estudantes da FAETEC
Núcleo Cineclube de Olho na Cena
O Núcleo Cineclube de Olho na Cena acredita que o encontro entre a arte e a educação, especialmente através da poética do cinema, pode ampliar as possibilidades do papel da escola quando atravessados pela imagem e som. O vínculo entre o cinema e a escola alarga as possibilidades pedagógicas por lançar mão de recursos imaginários e simbólicos, que oferecem a base para uma aprendizagem viva e encarnada.
Cabe realçar que o Núcleo Cineclube é atento a uma programação com temas atuais e fundamentais; muitos deles de inclusão obrigatória, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), como: educação em direitos humanos (Decreto n. 703/2009, Parecer CNE/CP n. 8/2012 e Resolução CNE/CP n. 1/2012), educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, Parecer CNE/CP nº 3/2004 e Resolução CNE/CP nº 1/200422), bem como saúde, vida familiar e social são trabalhados de forma transversal e integradora. Essa atuação possibilita a formação do pensamento crítico e ético dos jovens envolvidos.
O projeto Cineclube de Olho na Cena ocorre nas dependências da ETEAB e segue em continuidade desde o ano de sua fundação em 1999. Consiste basicamente em quatro atuações sistemáticas junto aos alunos, são elas:
1. Exibição, divulgação e análise semanal de curtas-metragens, seguido de debate;
2. Leitura orientada de literatura especializada em encontros semanais;
3. Exercício analítico sobre um longa-metragem de ficção, escolhido pelo aluno;
4. Produção do relatório final individual com base em artigos científicos e capítulos de livros especializados em cinema. Os relatórios são produzidos desde 2005 por alunos bolsistas inscritos no programa Jovens Talentos e encaminhados à FAPERJ.