Currículo ATS friendly
Por Mel Archangelo*
Por Mel Archangelo*
Python, ATS e como isso te ajuda na etapa de candidatura a uma vaga de estágio ou emprego
ATS é um software usado por recrutadores para organizar o processo de contratação, desde o anúncio de vagas, e é MUITO usado para triar currículos.
Geralmente em Python, temos o LSI (Latent Semantic Indexing) que são formas de processar textos/palavras em semântica para formar uma conclusão sobre o que está sendo "lido" pela ATS. Ele é usado para aumentar a precisão na busca por documentos e pesquisas.
A tecnologia é incrível, né? Possibilita um recrutamento muito mais dinâmico, mas tem limitações. Por isso, siga nossas dicas:
ATS é a abreviação de Applicant Tracking System, ou em português, Sistema de Rastreamento de Candidatos.
Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada e orientada a objetos
LSI ou Indexação Semântica Latente, é uma técnica utilizada pelos motores de busca, como o Google, para entender o contexto e a relevância dos termos utilizados em uma página.
Como um CV pode se sair bem em candidaturas em ATS:
1. Layout Simples: Opte por um design limpo sem muitas colunas, quanto menos melhor. Evite excesso de formatação para não confundir o sistema.
2. Palavras-Chave: Ao incluir palavras-chave da descrição do trabalho, certifique-se de que elas estejam naturalmente integradas ao seu texto. De forma corrida, sabe? Diferente de como colocamos no título aqui no LinkedIn.
3. Não use Porcentagem: Na hora de expor suas habilidades, como outros idiomas, não use porcentagem, utilize palavras que indiquem com clareza seu domínio. Como "intermediário" ou "fluente".
4. Personalizado: Personalize seu currículo para cada aplicação, destacando suas habilidades e experiências que são mais relevantes para a vaga ATUAL, assim você consegue um match maior com as palavras que a ATS busca.
Se tiver muitas informações de outras áreas ou cargos isso pode prejudicar a triagem.
Ahhh, e fotos não são boas opções nem com ATS nem com recrutadores humanos, a menos que você seja modelo e se candidate a um casting ou coisa assim.
Não é necessário colocar seu endereço completo, com rua e número, mas não deixe de colocar o bairro em que você mora, porque a ATS também faz busca por localidade.
Mais uma dica: Se vc não consegue usar CTRL+F no seu currículo, ele não vai se sair bem nas plataformas de recrutamento. É um teste simples: se funcionar não quer dizer que você vai ser contratado mas, se não funcionar, você já sabe que não irá passar da candidatura. Como descobrir:
Digite CTRL + F no seu currículo (ou encontrar na página, no caso do Android). Se você digitar palavras que estão no CV e, mesmo assim, a ferramenta não as encontrar, quer dizer que as ferramentas de leitura das plataformas também não vão conseguir localizar as palavras-chave.
Clique aqui para baixar o modelo editável do Currículo Semântico. Faça o download do arquivo e edite com seus dados.
Este modelo é aplicável em qualquer área de atuação :)