Cuide da sua Reputação Digital
Por Cindia Moraca*
Por Cindia Moraca*
Vivemos a era do cibridismo (fim da separação entre online e offline), ou seja, tudo está conectado. O que você faz no digital afeta quem você é na vida real, seu trabalho e sua família por tabela. Impulsionamento de repúdio também gera risco reputacional.
Cada post, cada comentário e até mesmo uma curtida são um atestado de quem você é, no que você acredita, suas filosofias e ideologias, do que você endossa. RT é endosso! Faça seu disclaimer corretamente: as pessoas só leem, nunca interpretam como você imaginou.
O seu comportamento digital gera risco reputacional, isso porque é muito comum que empresas e clientes “investiguem seu rastro na internet” para evitar que danos maiores sejam causados. Como assim? Te mostro:
Em outros tempos, para arrumar um emprego ou fechar um negócio as pessoas pediam certidão negativa de débito, alistamento militar, diploma, carta de recomendação, hoje olhamos suas REDES SOCIAIS.
Além disso, não se iluda, privacidade tinha, mas acabou! Todo dias vemos um print de conversa privada que vazou, um stories do close friends que foi exposto e daí pra pior. Sua conta é privada? Usa cadeado? Você ainda acredita que isso te dá segurança?
Todos os dias confessamos nossos pecados nas redes e cedemos gratuitamente (doamos) nossos dados para grandes companhias, sites e apps. Você sabia que os dados hoje valem mais que petróleo? E por que tudo isso é importante e você realmente deveria cuidar com atenção do que posta?
Porque a Reputação Digital tem 3 efeitos: social, administrativo e jurídico. Explico:
Efeito social: seus dados podem ser vazados, você pode ser vítima de golpes e fraudes (aquele meme de postar suas informações sempre tem efeitos!), pode sofrer doxxing, pode estar expondo seus filhos com o sharenting, etc.
Efeito administrativo: voc pode deixar de ser contratado ou até ser demitido por justa causa por conta de uma curtida. Veja:
Efeito jurídico: você pode ser condenado civil e criminalmente por um post, uma foto, um comentário e, principalmente, pelo famoso exposed, mesmo se você estiver falando a verdade. Exemplo:
O problema é que, mesmo sendo verdade, expor a intimidade de terceiros, causando danos à sua honra ou imagem gera o dever de indenizar. Expor print de conversa sem autorização também gera o dever de indenizar, conforme decisão do STJ, REsp 1.903.273/PR.
Além disso, muitos posts, comentários e exposed podem ser enquadrados nos crimes de calúnia, injuria e difamação. Já pensou uma condenação criminal por um comentário bobo ou uma piadinha que você achou que ia lacrar?
NÃO SE ILUDA, alguém vai ver! "Ah, mas eu não imaginei que isso ia viralizar, pensei que ia ficar na minha bolha, meu perfil é fechado!" Escrever na internet é como abrir a porta de casa e gritar para quem está passando na rua. Mesmo se você mora em condomínio fechado, vai ter um estranho ouvindo.
Para saber mais sobre Reputação Digital, doxxing, sharenting, infodemia, dismorfia, impulsionamento de repúdio, cancelamento, policiamento de tom e outros assuntos correlatos, leia os posts no feed e me siga no instagram.com/cindiarm para acompanhar os casos de destaque nesse assunto!
Pra entender direitinho:
Reputação Digital é o conjunto de informações que podem ser obtidas sobre você, analisando o rastro do seu comportamento digital, construído pelas fotos e compartilhamentos, notícias que você impulsiona, comentários que você deixa por aí e até uma única curtida.
Offline significa estar sem ligação direta ou remota a um computador ou a uma rede de computadores, como a Internet, enquanto que Online significa estar com essa ligação.
RT (ou retweet) quando você repassa ou republica um post, uma notícia ou uma informação vinda de outra pessoa, conta ou fonte. O retweet vem da rede Twitter, porém o conceito de retuitar, atualmente, já abrange todas as redes sociais.
Disclaimer é uma declaração escrita que esclarece ou limita a responsabilidade de uma empresa ou investidor em relação a informações ou produtos fornecidos.
Doxxing (ou doxing) significa exposição online de informações sigilosas e privadas. Derivado do termo “dropping docs”, os hackers realizam doxxing contra pessoas para assediar, ameaçar ou se vingar delas.
Junção dos termos “share” (compartilhar) e “parenting” (paternidade), sharenting significa a criação e compartilhamento de conteúdo nas mídias digitais por mães, pais ou cuidadores a partir do comportamento ou imagens de seus filhos, de maneira habitual e excessiva.
Exposed é o ato de “desmascarar alguém” nas redes sociais, contando a história da qual foi “vítima” para angariar apoio e solidariedade.
*Cindia Moraca é Advogada de Direito Digital, Civil e Família, pesquisadora e palestrante de Comportamento e Reputação Digital e Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OABSP Jabaquara
Nas redes sociais, @cindiarm