O AIChE Water Electrochemistry (AWE) é um projeto inovador que utiliza conceitos de eletroquímica para demonstrar como a ciência pode ser aplicada na prática para resolver problemas do mundo, como a remoção de poluentes da água. Com um viés social e educacional, o projeto atua em escolas públicas cujo objetivo é duplo: despertar a curiosidade dos alunos perante as práticas da ciência e estreitar os laços entre a universidade e a comunidade externa.
Muitas dessas escolas enfrentam desafios, como currículos defasados ou, então, a ausência de aulas práticas de química. Portanto, o projeto visa preencher essa lacuna, apresentando a ciência aplicada aos alunos dessas escolas.
Além disso, ao conectar ciência e educação, o AWE não só promove o aprendizado, como inspira jovens a enxergarem a ciência como uma ferramenta para transformar suas comunidades e o meio ambiente visando um futuro melhor.
Neste projeto, exploramos as reações eletroquímicas, focando na eletrólise da água e sua aplicação no tratamento de água por meio da eletrofloculação. As reações eletroquímicas envolvem transferência de elétrons, sendo essenciais para diversos processos, como as reações de oxirredução ou redox.
A eletrólise da água é um processo não espontâneo que requer energia externa, geralmente fornecida por uma bateria. Nesse processo, conectamos dois eletrodos, geralmente de carbono ou platina, a uma fonte de energia. A solução a ser tratada é colocada no recipiente, contendo água com íons dissolvidos. Ao aplicar a corrente elétrica, ocorrem reações nos eletrodos que criam flocos os quais são filtrados da solução, deixando a água límpida novamente.