Projetos competitivos são organizados de forma a levar a AIChE Unicamp para as competições regional e mundial que reúnem as AIChEs do Brasil e do mundo, respectivamente. Esses projetos incentivam a busca por conhecimentos da área de Engenharia Química, além da interação entre os estudantes do curso.
O Chem-E-Car é o principal projeto de competição desenvolvido pelo capítulo estudantil AIChE Unicamp. O projeto contempla o desenvolvimento de um carro em miniatura movido a reações químicas, ou seja, a idealização e execução de toda a estrutura e design, do mecanismo responsável pela propulsão ao funcionamento da parada automática do veículo.
O grande desafio na execução está na obrigatoriedade de controlar os mecanismos de propulsão e parada através de sistemas que envolvam essas reações. Inovamos constantemente o projeto e, visando validar o trabalho realizado ao longo do período, participamos anualmente da AIChE Brazil Student Regional Conference, evento onde a Chem-E-Car Competition toma palco.
Clique aqui para saber mais!
No Chem-E Jeopardy, os membros do capítulo se dedicam ao longo do ano para representar a equipe na AIChE Brazil Student Regional Conference. Inspirado no formato de jogo Jeopardy, a competição desafia os participantes com questões baseadas nos conteúdos do curso de Engenharia Química, promovendo uma experiência desafiadora e técnica.
Na competição, os temas são apresentados como respostas, e cabe às equipes formular a pergunta correspondente. Este formato não apenas busca testar o conhecimento técnico e a capacidade de raciocínio rápido dos competidores, mas também incentiva o trabalho em equipe e o aprofundamento no conteúdo da graduação.
O Jeopardy ocorre em etapas, começando nas Conferências Regionais. As equipes vencedoras de cada região avançam para a etapa final na Conferência Anual de Estudantes da AIChE.
Os projetos Papper e Poster da AIChE Unicamp oferecem aos membros a oportunidade de apresentar e divulgar suas pesquisas acadêmicas em um ambiente competitivo e desafiador. Voltados para graduandos que desenvolvem trabalhos científicos, seja em projetos de Iniciação Científica ou outras iniciativas, esses projetos proporcionam uma plataforma de exposição tanto em conferências regionais quanto, em alguns casos, globais.
O Poster consiste na elaboração e apresentação de um pôster científico para avaliadores durante a AIChE Brazil Student Regional Conference. Os participantes são pontuados com base em critérios como clareza, relevância do conteúdo e habilidade de comunicação. Ao final, os três melhores pôsteres são premiados com dinheiro em espécie.
Já o Paper envolve a apresentação de slides com base na pesquisa desenvolvida. Nesse caso, uma banca avaliadora especializada avalia a apresentação e também o conteúdo técnico além da capacidade do estudante de responder a perguntas sobre seu projeto. Os autores das melhores apresentações são premiados, e o primeiro colocado pode competir na Conferência Global da AIChE.