Murilo aprendeu muito sobre Minas e também sobre as músicas do Bituca. Confesso que certo domingo ele começou a cantar Bola de meia no meio da sala e logo o irmão Rafael começou a cantar. Eu e o Markinhus ficamos bem confusos da onde eles tinham aprendido e perguntamos para o Murilo quem cantava e na mesma hora ele respondeu O Bituca mamãe. Nós olhamos um para o outro sem saber de quem se tratava, afinal conhecíamos a música, sabíamos de quem era, mas nunca tínhamos ouvido falar em Bituca. Procuramos no Google para saber quem era o Bituca e quando descobrimos ficamos muito felizes em saber que o Murilo estava aprendendo sobre a história e a música de um grande cantor da música brasileira que é o Milton Nascimento. Então começamos a ouvir mais o Bituca e o mais legal é que várias músicas ele dizia essa eu conheço. Quando o boneco veio para casa ele não largou de jeito nenhum, chegando a dormir com o boneco. Confesso que o tema trabalhado esse ano deu a ele um amplo conhecimento de nosso estado levando ele até a questionar sobre as cidades e querer aprender mais sobre as cidades históricas. Colocamos um documentário onde falava de Minas, assim o Murilo soube que a primeira cidade de Minas foi Mariana e pediu para conhecê-la.
(Rosiene Passos Toledo Meireles Dias, mãe do aluno Murilo Gabriel Toledo Dias da turma E42)
O trabalho durante o projeto despertou na Maria Flor um interesse no lugar onde ela vive (Minas Gerais) e está apaixonada pelo Bituca, ele virou um ídolo para ela e adora ouvir suas músicas.
( Amanda Silveira Raposo Tiengo, mãe da aluna Maria Flor Raposo Tiengo da turma E42)
Este projeto foi muito interessante e enriquecedor. Helena cantarolava as músicas do Milton Nascimento e fazia comentários sobre o assunto. Quando levou Bituca pra casa ficou muito empolgada. Fazia tudo com ele ao lado: brincava, comia, dormia. Ela falou que foi muito legal!
(Aline Pereira Lopes Colosimo, mãe da aluna Helena Lopes Colosimo da turma E31)
Durante o projeto da Feira brincamos com o Matheus de amarelinha, 5 Marias, canto no Karaokê e batuque em superfícies e objetos escolhidos por ele, criando sons e ritmos.
(Juliana Teles, mãe do aluno Matheus Teles Teixeira da turma E51)
Miguel e Bituca brincaram muito em casa com bolinhas de gude.
(Marina Brandão, mãe do aluno Miguel Brandão da turma E42)
Durante o projeto, Felipe mostrou-se muito motivado, entusiasmado e feliz em conhecer a vida do Bituca.
( Silmara Raquel Bragoni Lima, mãe do aluno Felipe Bragoni Lima da turma E54)
A Julia ouviu as músicas do Bituca e despertou a curiosidade por palavras que não conhecia. Hoje sabe identificar algumas músicas do Milton Nascimento quando as escuta em qualquer lugar e nos fala com empolgação: Olha a música do Bituca!!!
( Roberta Rodrigues Lorentz, mãe da aluna Julia Rodrigues Lorentz da turma E51)
Durante o projeto, Maju mostrou-se animada e cheia de coisas novas para contar.
( Marcela Angelini Ferrini Hamid, mãe da aluna Maria Júlia Ferrini Hamid da turma E53)
Lucas ficou muito empolgado com o amigo Bituca em casa. Trazia da escola muitas descobertas sobre Minas Gerais.
( Paula Cabral Goulart, mãe do aluno Lucas Goulart Bustamante da turma E54)
A experiência do projeto foi maravilhosa! Nina vinha sempre da aula cantando uma música diferente do Bituca. Nós da família amamos pois somos muito fãs do Milton Nascimento e Nina costuma ouvir a avó tocando suas músicas no piano. Ela ficou muito entusiasmada com tudo o que aprendeu. Nós só temos a agradecer a escola por ensinar o que é música boa. Obrigada a todos! Viva o Bituca! Viva Minas Gerais!
(Samantha Salomon Lisboa, mãe da aluna Nina Salomon Lisboa Dias da turma E42)
Alice gostou muito de conhecer mais sobre a vida do Bituca, se interessou pelas músicas e pela sua história.
( Candice Dala Rosa Soares, mãe da aluna Alice Dala Rosa Soares David da turma E54)
Pedro gostou muito do projeto da Feira do Conhecimento. Fez peteca, jogo de pedras, confeccionou o boneco, contou informações sobre o Bituca e cantou as músicas feitas por Milton Nascimento para todos. Adorou a experiência de poder aprender mais sobre a cultura de nosso estado e principalmente conhecer mais sobre o Bituca.
(Paula Simões, mãe do aluno Pedro Sales de Barros da turma E42)
Me surpreendi quando a Melissa chegou falando sobre o Milton Nascimento (Bituca) e sobre o clube da esquina… Senti ela bem empenhada e curiosa em conhecer um pouco de MPB….
(Marcelo Imanishi, pai da aluna Melissa Modena Imanishi da turma E54)
O Bituca comeu pão de queijo, brincou de bola de gude e fez bola de meia em nossa casa.
(Roberta Daiana Bueno de Souza, mãe do aluno Bernardo Bueno Chiaradia da turma E53)
Bituca já faz parte da nossa família, chegou quietinho dentro da mochila, mas quando saiu já mostrou a que veio, junto a Maria Beatriz cantarolava pela casa "há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração", brincou, jantou, fez tarefa e dormiu junto a anfitriã, hoje está num lugar especial em seu quarto.
(Flaviane Braga Vianna da Costa, mãe da aluna Maria Beatriz Braga Vianna da Costa da turma E52)
A Aline tomou café com o Bituca e deu biscoito para ele. Também o levou para passear de carro.
(Kethulinn Fernanda Araújo de Castro, mãe da aluna Aline Araújo de Castro da turma E21)
Augusto se divertiu muito com o boneco do Bituca, desde a sua confecção até o momento das brincadeiras. Foi bastante enriquecedor para ele poder conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes do Estado de Minas Gerais, por meio da música e das brincadeiras. Aprender sobre o Milton Nascimento, como personagem da sua própria história, trouxe riqueza ímpar na contextualização dos 300 Anos de Minas Gerais.
(Fabiana Aparecida Nicoleti Vizzotto, mãe do aluno Augusto Nicoleti Vizzotto da turma E51)
Falar da Feira do Conhecimento de 2021, é falar de encantamento, de graça, de música, de arte e, em especial, de muito aprendizado. Iago aprendeu muito, nos surpreendeu e também nos ensinou. Bituca tornou-se mais que um ídolo, tornou-se amigo e parte da família. “Bola de meia, bola de gude” tem nos acompanhado em nossos passeios, nas idas pra escola, e até no chuveiro. É maravilhoso saber que, mesmo os pequenos, puderam conhecer o Estado de Minas Gerais, identificá-lo em mapas, e aprender sobre a sua cultura.
“O Bituca nasceu no Rio de Janeiro e depois foi para Minas Gerais. Mas será que ele vai mudar de novo? Ele canta muitas músicas, eu gosto de cantar: Há um menino, há um moleque…" (Iago)
(Juliana Alkmin, mãe do aluno Iago Alkmin dos Santos da turma E31)
Laura se divertiu muito na companhia do Bituca em casa. Durante o projeto, por vezes, comentou sobre as curiosidades que aprendeu. Aumentou sua compreensão em relação ao estado que moramos, e com empolgação e propriedade, de quem entende do assunto, passou a compartilhar conosco o passo a passo da construção de alguns brinquedos, como bola de meia, bilboquê e peteca. A pedido dela, nossa playlist do carro passou a ter várias canções do Bituca. Em uma das nossas conversas, citou que o Bituca foi adotado quando era pequeno, assim como sua madrinha adotou vários gatinhos, ressaltando a beleza de tal gesto. Comentou também que a cor da pele do Bituca é linda e que também gostaria de ser negra. É difícil resumir todos os ganhos que este projeto nos proporcionou, além de explorar a imensidão cultural de Minas, nos ensinou amor, respeito e aproximou da nossa vida, esse cantor espetacular que é Milton Nascimento!
(Jéssica Antunes Dias, mãe da aluna Laura Antunes Ferreira da turma E41)
O Theo mostrou-se ainda mais interessado pela música durante o projeto da Feira do Conhecimento. Chegava em casa animado, contando como tinham sido as aulas de música e o que tinha aprendido. Nas reuniões em família, sempre pedia pra cantar as músicas do Bituca. A música "Bola de meia, bola de gude" é a sua preferida, adora a cantar para irmã. O pai do Theo é músico e ficou muito feliz e orgulhoso, quando ouviu os relatos sobre o Milton Nascimento e o Clube da esquina.
(Jucilene Serafim Lorena Pinto, mãe do aluno Theo Lorena Serafim da turma E51)
Laura amou as canções mineiras. Cantarola "Bola de meia, bola de gude" pela casa o dia todo !
(Guilherme Faria Braga, pai da aluna Laura Manfrinato Braga da turma E51)
Lucca chegou da escola muito ansioso para me mostrar o Bituca e contar tudo da aula. Me disse que o Bituca se chama Milton Nascimento, que ele mora em Minas Gerais e que canta músicas. Adora ouvir "Bola de Meia, Bola de Gude". Em casa, sempre coloquei a música "Quem sabe isso quer dizer amor" para ele e a Mariah ouvirem, bem antes de saber do projeto com o Bituca, mas nunca tinha aprofundado o assunto com ele. Ele ama o boneco que pintou e sempre que quer ouvir as músicas, pede: "Mamãe, põe Bituca para Mariah dormir, por favor". Assistimos desenho, comemos pipoca, almoçamos e até dormimos com o Bituca em casa por alguns dias. Lucca ama música e ver seu interesse por um dos maiores nomes da música brasileira é encantador.
(Flávia Jannuzzelli Duarte, mãe do aluno Lucca Jannuzzelli Duarte Reis da turma E31)
A Luísa é apaixonada por música e passou semanas cantando as músicas do Bituca. Me pediu para colocar no carro e sabia toda a letra, em especial “Bola de meia , bola de gude”. No dia da visita do Bituca, ela ficou eufórica. Explicou que Bituca é um apelido de um cantor que se chama Milton Nascimento. Tivemos momentos emocionantes ao som de “Maria Maria” e “Bola de meia, Bola de gude”.
(Karla Alves, mãe da aluna Luísa Alves Fraga da turma E52)
A Sophia contou tudo o que aprendeu sobre Bituca e canta suas músicas com entusiasmo para todos da família, em especial a canção "Janela Lateral".
(Camila Toledo Penteado Garcia, mãe da aluna Sophia Penteado Garcia da turma E52)
Sofia gostou muito de aprender novas brincadeiras, músicas e compartilhar experiências durante o projeto. Em casa, repetia as brincadeiras aprendidas na escola e relatava o quanto esse momento era divertido; além de reproduzir as cantigas do Bituca e contar sua história. Um momento marcante para a Sofia foi o dia que Bituca se apresentou na escola e cantou para os alunos. Sofia diz que ele se parece muito com o teacher João.
(Isabela Marques Antunes de Souza, mãe da aluna Sofia Marques Antunes de Souza da turma E41)
Davi conheceu o Bituca e o achou muito legal. Disse que gostou muito dele.
(Luciano Vitorino, pai do aluno Davi Santos Vitorino da turma E41)
Este projeto nos encantou, pois ver a empolgação e experiência dos meus filhos foi lindo! O boneco Bituca deixou tudo mais humano e com mais amor, fazendo que meus filhos se apaixonasse nas canções . Foi uma experiência incrível ver meus filhos tão empolgados em saber a história de Minas Gerais, e com o boneco Bituca ficou ainda mais especial aprender, cada dia uma surpresa nova! O Bituca virou da família, está em todos lugares da casa.
(Regiane Barros, mãe dos alunos Daniel José Silva Barros e João Rafael Silva Barros, das turmas E42 e E52)
Letícia gostou muito de conhecer o Bituca. Disse que vestia uma roupa branca e usava um chapéu. Chegou em casa toda animada contando sobre a música “Bola de meia, bola de gude” e reconheceu “Maria Maria”. Mostrou para todos a pintura que havia feito do mais novo amigo!
(Luiza Serafini Balestrassi, mãe da aluna Letícia Balestrassi Ferreira da turma E31)
Isadora ficou muito entusiasmada em aprender sobre Minas Gerais e Milton Nascimento, fez com que a família resgatasse memórias de infância através das canções e brincadeiras.
(Eliane Drielly Silva, mãe da aluna Isadora Silva Rodrigues da turma E41)
Diogo ficou muito entusiasmado em brincar com a bola de meia. Durante este período, cantarolava as canções aprendidas na escola. "Paisagem da janela" e "Bola de meia, bola de gude" ficaram marcadas. Brincou bastante com o boneco Bituca que construiu. Sentiu-se muito capaz.
(Bruna Zambrana, mãe do aluno Diogo Zambrana da turma E52)
Helena se encantou com a biografia do Milton Nascimento e nos contava em casa...além de cantar as músicas.
( Andressa Costa Almeida, mãe da aluna Helena Tribst da turma E54)
Laís ficou bastante entusiasmada com as atividades. Nos contou sobre brincadeiras típicas, sobre o formato do estado de Minas Gerais e sua localização no mapa do Brasil.
(Gracieli Vieira Ramos Perches, mãe da aluna Laís Vieira Ramos Perches da turma E54)