Como brincar: Os participantes desenham um círculo no chão. Cada jogador coloca o mesmo número de bolinhas em qualquer lugar do círculo, reservando uma para ser a atiradora. Alternadamente cada um tenta acertar uma bolinha adversária, tirando-a do círculo. O jogador que conseguir tirar as bolinhas do círculo pode ficar com elas.
Materiais: Folhas de revista ou jornal, fita crepe, cola colorida, fita de cetim.
Como fazer: Amasse as folhas de revista ou jornal, forme uma bola que caiba na palma da mão, embrulhe-a em outra folha e deixe as pontas para cima. Prenda com fita crepe. Pinte com cola colorida e amarre uma fita de cetim para deixá-la bem bonita.
Como jogar: Segure a peteca com uma mão e a golpeie debaixo para cima com a outra mão, lance-a aos companheiros de jogo, sem deixar cair.
Materiais: 5 pedrinhas; pincel; tintas; folha sulfite; durex colorido;
Como fazer: Pintar 5 pedrinhas, cada uma de uma cor diferente e esperar secar. Fazer, com a folha sulfite, um envelope para guardar as pedrinhas e fechá-lo com o durex.
Como jogar: Cinco marias pode ser jogado com um ou vários jogadores. Espalhe as pedrinhas no chão, sem que fiquem muito longe nem perto demais umas das outras. A maneira mais comum de jogar é pegar uma pedrinha e jogá-la para cima. Antes que a pedrinha caia, pegue rapidamente outra pedrinha com a mesma mão que atirou a primeira e recupere a 1º pedrinha ainda no ar, antes dela cair, sempre com a mesma mão. Se deixar a pedrinha cair, você perde a vez para seu parceiro. Jogue para cima as duas que estão em sua mão e tente pegar mais uma antes que as outras caiam. Vá aumentando o número de pedrinhas a cada jogada até pegar, com uma só mão, todas as cinco.
Materiais: Giz e uma pedrinha.
Como fazer: Desenhe a sequência de números de 1 a 10 em quadrados no chão, intercalando um quadrado e dois quadrados (conforme a imagem). Sinalize o início e o fim.
Como jogar: Cada jogador precisa de uma pedrinha. Quem começar, joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e vai pulando de casa em casa, partindo da casa 2 até o fim. Só é permitido colocar um pé em cada casa. Ninguém pode pisar fora do quadrado; a pedrinha precisa ficar dentro da marcação e do número correto; o jogador não pode pisar no quadrado que estiver com a pedra e deve recolhê-la na volta.
Materiais: Papel cartão ou papelão; tintas; rolinho de barbante; tesoura; cola quente ou durex; lápis; cabo de vassoura.
Como fazer: Desenhe a cabeça do cavalo no papel cartão (duas partes que irão se completar), pinte com tinta guache, espere secar e recorte. Cole as duas partes da cabeça deixe um espaço aberto no pescoço do cavalo, para fixar o cabo de vassoura com cola quente ou durex. Finalize amarrando o barbante como uma rédea para segurar o cavalo.
Como brincar: Utilize a criatividade, monte no cavalo e saia galopando.
Materiais: garrafa pet; duas tampinhas; fita adesiva; barbante; tesoura; tinta.
Como fazer: Corte a garrafa pet ao meio, na parte do gargalo coloque a fita adesiva na borda, para não machucar o dedo. Descarte o restante da garrafa. Amarre uma ponta do barbante na tampinha solta, a outra ponta deverá ser amarrada na tampinha que está rosqueada na garrafa pet. Finalize pintando a garrafa.
Como brincar: O desafio é fazer a tampinha presa pelo barbante cair dentro do brinquedo. Utilize apenas uma mão. Impulsione de baixo para cima, movimentando levemente o barbante, até acertar a tampinha dentro da garrafa.
Materiais: Meias velhas, tesoura, tinta, canetinha, jornal ou revista.
Como fazer: Amasse uma folha dupla de jornal no formato de uma bola e a insira dentro da meia; torça a meia de forma apertada, dando o formato de bola; dê um nó na ponta da meia. Utilize a criatividade para decorar a bola, pinte-a com tinta ou com a canetinha.
Como jogar: A bola de meia pode ser usada em diversas brincadeiras, como passa bola, queimada, corre cutia, bola no alvo, bola no balde, futebol.
Materiais: folha sulfite; tiras finas de papel crepom; 1,5m de barbante, aproximadamente; fita crepe;
Como fazer: Recortar a folha sulfite no formato de um quadrado, dobrar duas pontas opostas até que se encontrem no centro do quadrado. Fazer um furo para amarrar o barbante em uma das pontas que não foi dobrada. Colar, com fita crepe, tiras de papel crepom na outra ponta, oposta a do barbante.
Como brincar: A maneira mais fácil de empinar uma pipa é com duas pessoas: uma segura a pipa contra o vento e a outra fica a certa distância, segurando a linha. Quando a linha está bem esticada, o vento empurra a pipa, levantando-a e fazendo-a flutuar no ar.