Busca ao tesouro
Texto coletivo sobre a peça teatral de 26 de setembro - Maternal I E21
A Cuca, o Saci, a Emília, a Narizinho, o Pedrinho e o Visconde estavam procurando um tesouro. A Cuca encontrou primeiro o tesouro de coração, mas não conseguiu pegar. O Pedrinho conseguiu pegar o coração e colocou o anel. A Cuca ficou boazinha e amiga de todos.
Visconde de Sabugosa
Texto coletivo - Maternal II (E31)
O Visconde tem que fugir das galinhas do sítio, pois ele é feito de milho. Se ele não fugir, as galinhas vão correr atrás dele e o bicar para comer. Ele tem esse nome porque é feito de sabugo de milho.
O Visconde de Sabugosa é muito inteligente e lê muitos livros. Foi ele que ajudou o Pedrinho a encontrar o tesouro que fez a Cuca ficar boazinha.
As aventuras de Pedrinho
Texto coletivo sobre a peça teatral de 08 de setembro - Maternal II (E32)
Pedrinho é muito inteligente e corajoso, mas tem medo da abelha.
Ele foi conversar com o tio Barnabé porque queria ver um saci.
Tio Barnabé disse que saci existe.
Pedrinho esperou o saci olhar para trás, jogou a peneira e pegou o saci. Mas ele ficou amigo do saci e o soltou.
Feira do Conhecimento
Texto coletivo Jardim I E41
A Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo.Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Anita Malfatti participaram, alguns faziam pinturas outros escreviam.
Tarsila do Amaral pintou o Abaporu, o quadro preferido da nossa turma. Mário de Andrade foi um grande escritor. Monteiro Lobato também escrevia livros, ele nasceu na cidade de Taubaté e escreveu livros para as crianças. Criou o Sítio do Picapau Amarelo e os personagens Tio Barnabé, Cuca, Emília, Visconde, Pedrinho, Narizinho, Rabicó, Dona Benta e tia Nastácia.
Nós também nos divertimos criando um personagem para o Sítio, o Sonic goleiro, que, assim como os amigos do Sítio, adora uma aventura.
Feira do conhecimento
Texto coletivo – Jardim I (E42)
A Feira do Conhecimento foi muito legal. Gostamos de pintar o quadro da Tarsila do Amaral, chamado Abaporu.
A tia Rê contou que existem vários tipos de arte: pintura, dança, poema, teatro, escultura. Balé e ginástica!
Vários artistas participaram da Semana da Arte Moderna, em São Paulo, como Anita, Menotti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral.
A obra mais famosa da Tarsila do Amaral é o Abaporu, um quadro muito caro que achamos que custa mais de mil reais.
Monteiro Lobato também é artista, ele escreveu as histórias da Emília, da Cuca e do Saci.
Monteiro Lobato em nossa escola
Texto coletivo - Jardim II E51
Assistimos ao teatro do Sítio e vimos a foto do Monteiro Lobato em nossa sala. Depois, ele foi visitar a nossa turma. Ele é um senhor com uma sobrancelha muito grande e um bigode engraçado. Está sempre de terno e sapato, pois tem que ficar elegante, já que é um escritor famoso. Ele foi o primeiro escritor que fez livros para as crianças. Criou os personagens do Sítio do Picapau Amarelo que nós amamos (Emília, Narizinho, Pedrinho, Saci, tia Nastácia, Dona Benta, Cuca, Rabicó e o Visconde de Sabugosa). Confeccionamos o boneco do Monteiro Lobato para levar para casa. A partir de uma música que já existia, criamos uma outra letra para homenagear o Monteiro Lobato:
“Monteiro Lobato tinha um sítio, ia, ia,ou
E nesse sítio tinha uma Emília, era muito arteira
E nesse sítio tinha um Saci, era muito sapeca
E nesse sítio tinha um Rabicó, era bem guloso
E nesse sítio tinha a tia Nastácia, que fazia comidas gostosas
E nesse sítio tinha uma Cuca, era muito malvada
E nesse sítio tinha o tio Barnabé, era bem legal
E nesse sítio tinha a Narizinho, menina com nariz arrebitado
E nesse sítio tinha a Dona Benta, uma vovó bem boazinha
E nesse sítio tinha o Pedrinho, um menino aventureiro
E nesse sítio tinha o Visconde, um boneco inteligente”
Visita da Emília
Texto coletivo (Jardim II E52)
A Emília fez uma visita na nossa sala. Ela é uma boneca feita de pano que a tia Nastácia costurou. Tomou uma pílula falante e começou a tagarelar. Ela subiu na cadeira, mas disse que só ela pode fazer isso, pois é uma marquesa. O Davi Santos chamou a Emília de tia e ela disse: “Eu não sou sua tia, daqui a pouco está me chamando de vó”. Todos deram risadas.
A Emília disse que sua fruta preferida é o morango, mas ela nem sente gosto. Ela ensinou todos a dançarem sua música: “Emília, Emília, Emília”. Antes de ir embora contou que estava em um hotel estrela que tinha toboágua. Quando saiu da sala, mandou beijinhos. Nós grudamos nos pés dela, ela era muito forte. Gostamos muito da visita, mas a Emília é muito falante.