Nina ficou encantada com o Sítio do Picapau amarelo principalmente com a boneca Emília. Todos os dias ouvia e dançava a música. Decorou a letra inteirinha e, de vez em quando, se fantasiava de Emília. Adorou a Cuca também. Ficou bastante interessada nos desenhos e episódios do Sítio e assiste com frequência. Ficamos muito felizes de vê-la imersa nesse universo lindo de Monteiro Lobato. Obrigada a toda equipe do G9!
Samantha Salomon Lisboa (Mãe da Nina E51)
Lucas comenta muito pouco em casa sobre as atividades da escola. É durante as tarefas que notamos o quanto ele assimila com facilidade os conhecimentos da sala de aula. Adorou a obra "A Cuca" da Tarsila do Amaral e soube descrever todos os personagens. Nos contou sobre os personagens do Sítio do Picapau Amarelo e um pouco a história de Monteiro Lobato. Seu personagem favorito é o Pedrinho. E não gosta da Cuca. Amou fazer o bolo de fubá da Tia Nastácia na escola! Nos contou toda a receita e adorou o bolo! Isso porque nunca quis comer bolo de fubá em casa rsrsrs!
Maria Flávia Vilela Reis e Arlindo Carlesso (Pais do Lucas E32)
Laura e Helena amaram o tema. Sempre comentam sobre as obras da Tarsila do Amaral. Inclusive compramos um quebra cabeça de uma obra da Tarsila! Elas ficaram empolgadas na montagem, quando terminamos, a primeira coisa que disseram é que queriam levar na aula para mostrar para as tias e os amigos!
Aline Lopes Colosimo
(Mãe das alunas Helena E42 e Laura E32)
Pedro demonstrou interesse nas obras dos artistas modernistas e participantes do movimento. Em diversas situações realizou comentários do tipo: “Mamãe, você sabe quem foi Tarsila do Amaral?”, apresentando simpatia com as artes visuais, principalmente pinturas. Além de, contar um pouquinho de suas vivências da SAM nas aulas e nas atividades!
Paula Simoes de Sales Dias ( Mãe do Pedro E52)
Certo dia, na hora de dormir, fomos fazer uma oração e eu comentei "Essa semana é muito importante" me referindo à Semana Santa, imediatamente, a Laura respondeu "Eu sei mãe, é a semana de Arte Moderna" e todos começamos a rir. Durante o projeto, ela sempre relatava descobertas sobre os artistas modernistas e suas obras. Em outro dia, fez uma pintura no azulejo do banheiro e disse que era uma obra de arte da Tarsila do Amaral. A palavra que define o projeto, com certeza, é encantamento. Quando conheceu o escritor Monteiro Lobato, pediu incansavelmente para visitar o Sítio em Taubaté e amou cada detalhe do passeio. Sua personagem preferida é a boneca Emília. Todos os dias pede para assistir ao desenho do Sítio do Picapau amarelo. Seu interesse pelas histórias e as diferentes linguagens artísticas ampliou significativamente.
Jéssica Antunes Dias (Mãe da Laura E51)
Desde que começou a se falar em Feira do Conhecimento, o assunto Tarsila do Amaral se fez presente em casa, após as aulas. Lucca me contava com empolgação sobre os teatros, que conheceu a Tarsila, me falou sobre Abaporu e eu fiquei encantada em como ele dava detalhes do que aprendeu. Um dia saindo da escola falei para ele " Filho, olha como o céu tá lindo, parece uma pintura" e na mesma hora ele me disse: "Igual da Tarsila do Amaral mamãe". Fiquei encantada. Agora sobre o Monteiro Lobato não é diferente. Chega contando sobre o teatro, os desenhos e tudo que aprendeu sobre o Sítio do Picapau Amarelo. Cuidou com muito carinho do Monteiro Lobato em casa e nas tarefas relatava tudo que cada personagem fazia.
Flávia Jannuzzelli Duarte (Mãe do Lucca E31)
Nicolas adorou conhecer a Tarsila do Amaral, Sítio do Picapau amarelo e a Anita Malfatti.
Bruna Cabral Camargo (Mãe do Nicolas E52)
Livia ficou muito empolgada. Fala dos artistas com muito entusiasmo e interesse. Pede para levá-la para conhecer o Sítio do Picapau Amarelo e faz diversas perguntas.
Adriana Kersul Costa Castro (Mãe da Lívia E41)
A Lisa gostou bastante do tema estudado na Feira do Conhecimento. Estivemos na Pinacoteca em São Paulo e ela pode ver e reconhecer as obras dos pintores modernistas. Essa semana estivemos na livraria Lume e a Lisa quis ver vários livros sobre o sítio do Picapau Amarelo. Ela comprou o livro da Narizinho Arrebitado da Turma da Mônica. E disse: O Cebolinha era o Pedrinho, a Magali é a Narizinho e Mônica é a Emília. Ela quis levar o livro para a escola e compartilhar com os amigos. Gostou de aprender sobre as lendas do folclore brasileiro. Lisa adorou as peças de teatro que as professoras fizeram e reconheceu a tia Rejane como Emília!
Marcela Campos Carvalho (Mãe da Lisa E42)
Lucas e Mateus chegavam muito felizes em casa, mostrando as produções e o resultado das atividades que realizaram na escola.
Denis De Castro Halis (Pai dos alunos Mateus E21 e Lucas E41)
Mariana sempre foi apaixonada por histórias, está encantada com todos os personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Está doida pra conhecer o sítio do Picapau Amarelo de verdade. Esses dias passamos por Monteiro Lobato e ela falou: "É lá o sítio, vamos?".
Dayane Aparecida de Oliveira (Mãe da Mariana E52)
Daniel ficou encantado com o projeto. Viajamos para Brasília e no caminho ele queria saber por onde passava para chegar em Monteiro Lobato, pois queria ir no Sítio do Picapau Amarelo. Ele disse que o nome da cidade era igual ao nome do autor Monteiro Lobato .
Regiane Maria Barros (Mãe do Daniel E52)
Liz fazia as tarefas com muita atenção, em relação à Tarsila do Amaral memorizou o quadro do “pé grande”, quanto ao Monteiro Lobato fala que ele gosta de ler e escrever, que mora em Taubaté e tem personagens. Contava quando tinha teatro, quem eram as professoras que faziam os personagens... sempre entusiasmada!
Adrienne de Souza (Mãe da Liz E32)
No início do projeto, Emily chegou falando muito sobre artes, pinturas em todo lugar que via algo e principalmente sobre Tarsila do Amaral, fingindo ser ela durante atividades de pintura e desenho. Sobre o Sítio do Picapau Amarelo ficou impressionada por ele realmente existir, adorou os personagens, principalmente a Emília, cantando a música dela pela casa. O boneco do Monteira Lobato foi uma atração a parte, o levando por todo lugar, até no supermercado ele foi, em casa tivemos que ler histórias até para ele. Foram muitos episódios que, com certeza, são reflexo da dinâmica escolar. Ficamos muito felizes com todo conhecimento adquirido e ainda de uma forma super divertida.
Jessica Siqueira Correa (Mãe da Emily E41)
Todos os dias, Eloá comentava os acontecimentos.Teatro, personagens, questionamentos, aprendeu a cantar a música da Emília. Brincou de saci com a Carol, fazendo bagunça no quarto da irmã. Pediu para ver os vídeos do Sítio e comentou qual ela já tinha visto. Apaixonante ver como se interessou pelo autor e seus personagens.
Ana Cláudia Torres Vieira Mattos (Mãe da Maria Eloá E52)
Estamos encantados com o aprendizado adquirido pela Izabel e com a alegria e interesse que ela tem em compartilhar com a família todas as histórias vivenciadas neste período.
Elizabete Silveira Oliveira (Mãe da Izabel E31)
A minha filha iniciou no G9 em setembro e teve a oportunidade de realizar somente a atividade do Monteiro Lobato. Porém, o escritor virou seu xodó. O boneco pintado por ela e pela tia Bianca faz parte das atividades do dia a dia e já saiu muitas vezes para passear com a família, além de ter despertado na Maitê o interesse pelas histórias do sítio do picapau amarelo, tão importante para a cultura brasileira.
Thais Haliz (Mãe da Maitê E21)
A Ana Lívia aprendeu muito no decorrer do projeto, sendo possível observar em casa ao relatar suas vivências com grande empolgação. Sempre muito animada com os teatros apresentados e fazendo relatos à nós pais e avós. Nos contou com riqueza de detalhes e muitas observações. Os artistas que mais chamaram sua atenção foram a Tarsila do Amaral, Monteiro Lobato e Mário de Andrade, fazendo muitos relatos em casa e nos deixando muito orgulhosos. Trouxe as vivências para as brincadeiras em casa, dando vida aos diálogos entre Tarsila e Mário de Andrade. Nossa filha aprendeu muito, sendo possível observar sua empolgação por obras de arte (pinturas). Deu aulas sobre o assunto para as bonecas sempre trazendo falas da tia Rayssa. É emocionante e nos traz muito orgulho o interesse e aprendizados trazidos pela Ana Lívia. Gratos pelo trabalho da equipe infantil e tia Rayssa!
Josiane Chaves Alves Maciel (Mãe da Ana Lívia E52)
Meu filho gostou de conhecer a Tarsila do Amaral, suas obras e o renomado "Sítio do Picapau Amarelo" de Monteiro Lobato.
Aline Tathyana Alves Felca (Mãe do Miguel E41)
Sofia relatou que as obras da Tarsila do Amaral foram as mais valiosas, as mais famosas e muito antigas, disse ainda que eu deveria ter uma pintura dela na minha sala, pois além de bonita é muito diferente, visto que ninguém havia feito um pé gigante com uma cabeça muito pequena (Abaporu), comentou que a Tarsila usa várias cores e é muito realística. Relatou que a melhor amiga da Tarsila também fazia obras, Mário de Andrade fez vários poemas e uma outra artista (Cecília Meireles) fez um poema que ela gostou muito, "poema de bailarina". Monteiro Lobato foi um escritor famoso e bonzinho, pois criou o Sítio do Picapau Amarelo - Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia dentre outros, na qual queria assistir todos os dias.
Isabela Marques Antunes de Souza (Mãe da Sofia E52)
Durante o projeto da Feira, Murilo sempre chegava em casa com alguma novidade: "Mamãe sabia que o Monteiro Lobato escreve livros e pinta?". Sempre que via algum desenho muito colorido ele associava as obras que aprendia na escola. Quando desenhava algum personagem e fazia alguma parte do corpo muito exagerada ele dizia: "Igual ao Tarsila do Amaral mamãe. " Ele também sempre contava sobre o Monteiro Lobato e o Sítio do Picapau Amarelo: " Sabia mamãe, que a Emília do sítio é uma boneca? ".
Rosiene Passos Toledo Meireles Dias (Mãe do Murilo E51)
Letícia gostou muito da experiência e de ampliar seus conhecimentos! No começo ficou com um pouco de receio da Tarsila do Amaral, mas logo se acostumou! Chegava em casa toda animada contando sobre Monteiro Lobato e suas criações. Dava detalhes sobre o teatro que assistia, as professoras que interpretavam os personagens e adorava dançar as músicas da Emília e do Sítio do Picapau Amarelo!
Luiza Serafini Balestrassi (Mãe da Letícia E32)
A Maria inicialmente gostou muito da personagem da Tarsilinha, pintar a sua versão do “Abaporu” pra ela foi uma feliz experiência, mas o que realmente encantou seus olhos foram os personagens de Monteiro Lobato. Emília é sua personagem favorita do Sítio do Picapau Amarelo, mas ela também gosta e fala bastante do Visconde de Sabugosa. Adora quando existe apresentação teatral das professoras e gosta de reconhecer nelas os personagens! Também ouvimos com frequência a trilha sonora dos personagens do sítio, ela se diverte muito com as música! Enfim, despertou nela a curiosidade de conhecer mais a obra e até planejamos de um dia ir no museu do autor!
Amanda Silveira Raposo Tiengo (Mãe da Maria Flor E51)
Laís sempre chegava animada com uma novidade pra contar sobre o que aprendeu na escola. Algumas vezes, trazendo informações que ainda não conhecíamos. Sempre muito interessante esse trabalho tão enriquecedor .
Clarissa Santos de Carvalho Ribeiro (Mãe da Laís E42)
“Vovó, eu conheço a Anitta! Ela é uma pintora muito famosa, amiga da Tarsila do Amaral.” Foi assim que começou o diálogo entre a vovó e o netinho Iago, de quatro anos. E ele não parou por aí…. “A Tarsila pintou um quadro muito engraçado, um homem com pernas e pés enormes, e com uma cabeça muito pequenininha…." A vovó, encantada, não conseguiu dizer que, na verdade, a conversa era sobre outra Anita…. e seguiu aprendendo com o netinho, que agora quer ser chamado de Tarsilo do Amaral.
Juliana Alkmin (Mãe do Iago E41)
Para Ana Helena agora tudo é arte! Fiquei impressionada como esse tema despertou nela a sensibilidade de observação. Agora os detalhes observados por ela nos fazem divertir e apreciar ainda mais. Outro dia, passando pela cidade de Piranguinho, ela observou aquela obra gigante em que o pé do moleque é maior que o corpo e logo em seguida disse que foi a Tarsila do Amaral que fez… Estávamos em um salão, e lá tinha um vaso com um cacto, ela logo soltou uma frase: “Igual do quadro Abaporu da Tarsila”. As pessoas ficaram encantadas como uma criança tão pequena conseguiu fazer uma relação assim. Para outros, aquilo é apenas um cacto… Ao fazer 4 anos, Ana Helena recebeu cartinhas de aniversário dos amigos da sala. Dentre os desenhos, observou um cheio de cores e rabiscos… disse que isso é arte moderna! Agora, com as histórias do sítio do Picapau Amarelo, cada dia ela chega contando sobre um personagem. Nós estamos encantados e agradecidos pelos novos conhecimentos que ela adquiriu e por ampliar os nossos!
Rafaela Ribeiro de Lima (Mãe da Ana Helena E31)
Isadora está muito interessada em saber mais sobre a história do Sítio e do Monteiro Lobato. Ficou muito feliz quando soube que nós, os pais, tios, avó também conhecíamos e estudamos a história e o autor quando crianças. Fez várias perguntas e pediu para assistir a história na TV. Ouve as músicas do Sítio do Picapau Amarelo em casa e sempre conta algo referente a história quando está conversando com alguém. Chega sempre feliz nos contando sobre os teatros. Ela gostou muito quando viu a Tia Mari de saci e disse também que reconheceu a Tia Letícia Benini no teatro pela voz.
Eliane (Mãe da Isadora E52)
Nesses últimos dias observamos que a Isabella fez muitos diálogos e brincadeira de faz de conta com seus brinquedos, inclusive com a sua boneca Emília. Também cantou muitas músicas, porém não conseguimos identificá-las.
Maisa Tonon Bitti Perazzini (Mãe da Isabella E21)
Theo sempre volta das aulas falando os nomes dos artistas e cantores, sempre muito interessado e animado, conta sobre os teatros e as características de cada personagem.
Helena Wood Sanches Brandão Xavier (Mãe do Theo E42)
Frederico sempre relata os aprendizados da escola para família, começou com a semana da arte moderna e quando via um quadro na escola apontava dizendo: "Olha mamãe, é a Tarsila do Amaral". Sabe o nome de algumas obras e verbaliza. Sobre o Monteiro Lobato, está apaixonado com o Sítio do picapau amarelo, pediu para ir visitar o local em Taubaté e cada dia fala e pergunta sobre as personagens: " Por que o Saci Pererê tem uma perna só? Por que gosta de usar vermelho? Por que anda descalço?" E assim vai..... Conhece e comenta sobre todos as personagens do Sítio, se interessando cada dia mais pelo assunto.
Ana Lúcia (Mãe do Frederico E31)
O projeto foi muito prazeroso pra Daniela, sempre relatando tudo que aprendeu.
Daniel Knabe (Pai da Daniela E42)
Matheus se envolveu bastante com o tema. Todos os dias nos conta o que aprendeu. Sabe identificar Tarsila do Amaral e algumas das suas obras. Inclusive, pede para imprimir desenhos para colorir e colou na parede do seu quarto. As que ele mais gosta são Abapuru e a Cuca. Adora contar as histórias do Sítio do Picapau amarelo. Reconhece os personagens e fala sobre Monteiro Lobato. Apresentou o boneco que trouxe da escola para todos da família e explicou quem era e falou sobre os personagens.
Leticia Maria da Mota Lisboa (Mãe do Mateus E32)
Victor chega sempre muito animado para contar cada detalhe do que aconteceu na escola, das atividades e dos teatros. Os teatros o encantam, vivenciar aquele momento como se os artistas estivessem na escola e saber de sua história, fazem seus olhos brilharem. Um dos momentos mais interessantes, foi quando fomos ao santuário de Aparecida e conhecemos algumas obras de Victor Brecheret. Victor ficou encantado e estava super animado para chegar a aula logo para contar às professoras. A turma do Sítio do Picapau Amarelo e o escritor Monteiro Lobato, são os assuntos mais comentados por ele, a cada personagem uma história, e a alegria dele ao chegar em casa e nos contar, é muito gratificante. Muito obrigada a toda a equipe da escola por fazê-lo vivenciar momentos tão especiais da arte moderna!
Wendy Bitencourt (Mãe do Victor E41)
O João Pedro ficou bastante animado com as histórias dos personagens, com o mundo imaginário e com as músicas do tema. Como mãe, achei muito interessante o envolvimento das crianças, pois agrega não só no conhecimento racional dos pequenos, mas também na parte criativa. Excelente projeto, como sempre!
Lessandra Arantes Ferreira Santiago (Mãe do João Pedro E21)