Depois de várias pesquisas, tivemos o privilégio de conhecer Lucia Teixeira, fundadora da escola Balé Harmonia e coordenadora do projeto Dança e Cidadania.
Estando envolvida com a dança há mais de 60 anos, primeiro como uma bailarina, depois como professora, ela tem o propósito de ensinar o balé clássico para o maior número de pessoas possível.
Ela nos contou como funciona o projeto e como ele foi idealizado. Ela insistiu na importância de ter foco, esforço e persistência.
Com esse trabalho, ela já impactou a vida de mais de 5 mil jovens.
Lúcia nos ensinou ainda que quando a arte encontra propósito social, ela pode ser uma ponte para oportunidades, sonhos e autoestima.
Através da apresentação da Lucia Teixeira, conhecemos Rebeca, ex-aluna do projeto Dança e Cidadania, que hoje mora em Itajubá e dá aula na academia da Ândrea Falsarella, pelo projeto.
"Gostei de ouvir a paixão dela pelo projeto e pela dança, e como ela apesar de todas as dificuldades conseguiu seguir em frente e criar soluções.
Aprendi que, mesmo diante de obstáculos é preciso de calma e a fé, e também aprendi que ações simples como a dança podem fazer uma diferença muito grande na vida de uma pessoa vinda de uma comunidade pobre.
Podemos apresentar o projeto, mostrando o impacto na vida das pessoas e estimulando os participantes a pensarem sobre o poder da arte na transformação social."
Depoimento da aluna Elisa Zambrana, da F81.