O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) atua para modernizar a Justiça do Trabalho por meio de iniciativas estratégicas que priorizam a eficiência, a celeridade e a transparência. Investimentos em tecnologia da informação têm sido fundamentais nesse processo, com destaque para a Plataforma Nacional de Inteligência Artificial, que reúne ferramentas como o Chat-JT e o buscador Falcão, além da digitalização de processos e documentos.
Além da inovação tecnológica, o CSJT promove a capacitação contínua de servidores e estimula a integração entre os Tribunais Regionais do Trabalho, buscando padronizar procedimentos e melhorar o fluxo de trabalho. O objetivo é oferecer uma Justiça do Trabalho alinhada às necessidades da sociedade.
Veja algumas dessas iniciativas:
Iniciativa conjunta do TST e do CSJT com o STF, objetivando fortalecer o sistema de precedentes qualificados (decisões com força vinculante) na Justiça do Trabalho.
Ferramenta de Inteligência Artificial da Justiça do Trabalho desenvolvida para contribuir para o trabalho de magistrados, servidores e estagiários da instituição de forma mais segura e eficiente.
Programa destinado fomentar, desenvolver e acelerar projetos de inovação e de automação da atividade judiciária, além de selecionar e apoiar o desenvolvimento de projetos que melhorem o dia a dia das pessoas que atuam na Justiça do Trabalho.
Ação com o objetivo de conscientizar trabalhadores (as) e empregadores (as) sobre os limites eleitorais no ambiente de trabalho.
Aprovada a Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência no âmbito da Justiça do Trabalho.
Implantação do sistema Falcão que constitui o repositório oficial de jurisprudência da Justiça do Trabalho, incluindo consultas ao Banco Nacional de Precedentes (BNP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A ferramenta realiza a integração na gestão de pessoas dos órgãos da Justiça do Trabalho, gerando eficiência operacional das unidades administrativas.
A ferramenta é uma solução de inteligência artificial (IA) que reúne dados sobre processos relativo aos temas: trabalho infantil, assédio sexual, contratos de aprendizagem e trabalho análogo ao escravo.
Criação de premiação com o objetivo de reconhecer, premiar e fomentar ações, práticas e projetos de comunicação criativas e inovadoras desenvolvidos pelas unidades de Comunicação Social dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).
Projeto que visa identificar e devolver valores esquecidos em contas judiciais, principalmente aqueles vinculados a processos trabalhistas arquivados. Este projeto procura os donos de valores parados em contas judiciais, geralmente resultantes de resíduos de depósitos efetuados em processos.
Plataforma para criação e hospedagem de robôs computacionais voltados à automação de tarefas repetitivas do PJe que possam dispensar o trabalho humano.
Instituído o Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho (SIGEO-JT) que é uma plataforma informatizada de gestão dos procedimentos operacionais e financeiros da Justiça do Trabalho.
Projeto que desmistifica tabus e incentiva a participação feminina, especialmente na área de Tecnologia da Informação, no âmbito da Justiça do Trabalho, o CSJT lançou o "Liderança Digital para Mulheres".
O CSJT promoveu a Maratona Nacional de Desenvolvimento para o PJe, evento colaborativo que reuniu representantes das áreas técnicas e de negócio de todos os TRTs, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para substituir funcionalidades obsoletas do sistema PJe
O CSJT uniu esforços com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para integrar a Justiça do Trabalho ao Tramita Gov.Br, a plataforma do Governo Federal que facilita a tramitação eletrônica de processos administrativos entre diferentes Sistemas de Processo Administrativo Eletrônico (SPE), conectando o judiciário trabalhista a mais de 150 órgãos e entidades.
O CSJT firmou um acordo de cooperação com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para a oferta de cursos à distância por meio da Escola Virtual de Governo (EV.G). A parceria visa impulsionar o desenvolvimento de pessoal, otimizar os recursos públicos destinados à educação corporativa da Justiça do Trabalho e democratizar o acesso a cursos autoinstrucionais de interesse institucional.
O CSJT, junto ao TST, celebrou Acordo de Cooperação Técnica com Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a fim de que a Justiça do Trabalho aderisse, oficialmente, ao Processo Judicial Eletrônico – PJe. O projeto tem como meta elaborar um sistema único de tramitação eletrônica de processos judiciais. Com protagonismo decisivo na transformação tecnológica do Judiciário trabalhista, o CSJT conduziu as ações que viabilizaram a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), conquista que possibilitou à Justiça do Trabalho operar, atualmente, de forma 100% eletrônica.
O CSJT, por meio de sua atuação diretiva, contribuiu para que a Justiça do Trabalho fosse pioneira na implementação do Domicílio Judicial Eletrônico, solução que centraliza, em ambiente virtual, o envio de comunicações processuais, citações e intimações a pessoas físicas e jurídicas.
O CSJT, em colaboração com o TST e o TRT da 12ª Região, instituiu o DEJT visando dar publicidade aos atos oficiais da Justiça do Trabalho. A plataforma foi um importante avanço na história da Justiça do Trabalho, ao substituir o antigo Diário da Justiça impresso, até então distribuído fisicamente às unidades judiciárias.
Com o objetivo de beneficiar a troca de informações e manifestações de ouvidorias, dando maior celeridade e eficiência ao tratamento das demandas do cidadão e do jurisdicionado.