25 de Abril | ARQUIVO

Noticiário da RTP do dia 25 de Abril, após o MFA ter ocupado as instalações da Radio Televisão Portuguesa.


Na madrugada de 25 Abril de 1974, forças militares ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926.

Este episódio conta, muito sinteticamente, a história do 25 de abril, em Portugal. Explica o clima

político, económico e social que se vivia durante o estado novo e como e por que é que se deu a

revolução dos cravos.

A Revolução dos Cravos, a 25 de Abril de 1974, despoletou uma onda de pinturas e inscrições de rua. Algumas dessas imagens e "palavras de ordem" de cariz politico perduram nos dias de hoje.

Durante mais de 40 anos, nada seria publicado em Portugal sem que passasse primeiro pela censura. O conhecido "lápiz azul", tantas vezes usado noutras cores, abateu-se sobre milhares de livros, sobre a imprensa e sobre qualquer manifestação cultural.

Durante a ditadura, a leitura era enaltecida na televisão, mas foram muitos os escritores que viram os seus livros proibidos. Hoje não há censura mas, garantem as estatísticas, lê-se cada vez menos.

O 25 de Abril provocou uma quebra na publicidade. Várias empresas foram nacionalizadas e os anúncios ficaram associados à ideia de capitalismo. Mas a publicidade sobreviveu.

Foi muito bonita a festa, pá! | Anabela Mota Ribeiro

Salgueiro Maia exigiu ser sepultado em campa rasa e sem honras de Estado. Maia comandou a coluna de tanques que saiu de Santarém e que teve a delicadeza, o civismo, o sonho de parar num semáforo antes de derrubar a mais longa ditadura da Europa. Primeira imagem do 25 de Abril: a cara de menino de Salgueiro Maia. Primeiro gesto da dimensão do irreal: respeitar o vermelho, olhos postos no verde, numa noite ainda escura.

O escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez escreveu três reportagens sobre a revolução em Portugal em 1975, descrevendo que os portugueses andavam tão contentes com a liberdade que “deixaram de respeitar os semáforos”.

Andar na moda antes da revolução não era para todos e não era fácil. 40 anos depois do 25 de abril, a forma como se adquire a roupa mudou radicalmente. O pronto-a-vestir revolucionou o acesso ao que se usa.

Tinha 20 anos quando fotografou a revolução e é dele o icónico retrato a Salgueiro Maia. Em entrevista de vida, Alfredo Cunha elogia a 'Geringonça' e recorda como "com o Dr. Soares era uma festa".

Maio de 1963. Um avião despenha-se na Guiné, em plena guerra de África. O piloto sobrevive, mas fica em cativeiro durante sete anos e meio. Esta é uma história de sobrevivência e de amor. É a história de António Lobato, o militar português que mais tempo passou como prisioneiro de guerra. E é também a história da operação secreta para o resgatar, que a ditadura do Estado Novo sempre negou. “O Sargento na Cela 7” é uma série para ouvir em seis episódios e faz parte dos Podcast Plus do Observador. A narração é de Pêpê Rapazote e a banda sonora original de Noiserv.

Trailer

Episódio 1

Episódio 2

Episódio 3

Episódio 4

Episódio 5

Episódio 6