Recebendo crianças até 5 anos, essa etapa de ensino tem o foco no cuidar e educar promovendo o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual, social, emocional e afetivo das crianças dessa faixa etária. A proposta pedagógica incentiva a construção de conhecimentos pela criança por meio da mediação das professoras. Temas geradores e projetos de pesquisa são desenvolvidos a partir de assuntos sugeridos nos livros, entretanto, eles não são seguidos linearmente pela Escola, pois são considerados os interesses de aprendizagem de cada turma, como também as vivências provocadas pelos interesses das crianças.
Na Educação Infantil, as crianças têm aulas semanais de educação física, música e informática, além de mais um diferencial de qualidade oferecido pelo Colégio Executivo refere-se à oferta aos alunos, desde o nível 2, do ensino bilíngue.
O Ensino Fundamental é entendido e constituído pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular as vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados, contribuindo para construir a personalidade e a identidade dos estudantes.
As experiências educacionais envolvem todos os aspectos do ambiente escolar: tanto aqueles que compõem a parte explícita do currículo, como os que contribuem de forma implícita para a aquisição de conhecimentos socialmente relevantes. Os valores, atitudes, sensibilidade e orientações de conduta são desenvolvidos pelos conhecimentos, por rotinas, eventos, normas de convivência social, festividades, pela distribuição do tempo e organização do espaço educativo, pelos materiais didáticos utilizados na aprendizagem e pelos momentos de recreação, ou seja, pelas vivências proporcionadas pela Escola.
A primeira etapa do Ensino Fundamental, que abrange do 1º ao 5º anos, atende uma faixa etária aproximada de crianças de 6 a 10 anos de idade. É uma fase na qual a turma tem uma única professora (normalmente graduada em Pedagogia) que ministra todas as disciplinas. Adicionalmente, as disciplinas de inglês, música e educação física estão sob a responsabilidade de um professor da área. Já no 4º ano e no 5º ano uma professora ministra as aulas de Português, História e Geografia, outra professora ministra Matemática, Ciências e Artes, e as demais são desenvolvidas interdisciplinarmente pela professora regente da sala de aula.
Desde o 1º ano, os alunos já têm aula de Robótica, o Inglês passa a ser idioma praticado (1º ano = 3 vezes na semana e diário a partir do 2º ano) e frequentam também o Laboratório de Ciências. Quando a atividade de ensino está sendo regida por outro profissional, a professora titular faz parte de todas essas ações pedagógicas e dá suporte na questão disciplinar (se necessário).
Um período muito importante da vida escolar são os anos finais do Ensino Fundamental. Nesses quatro anos, os alunos passam pela puberdade e início da adolescência, período de muitas mudanças físicas, psicológicas, emocionais e cognitivas.
De um grupo menor com no máximo três professores, eles passam a conviver com nove profissionais de quatro áreas de conhecimento. As questões relativas aos conteúdos são mais exigidas e a autonomia muito mais cobrada.
As famílias mudam também e não são raros os momentos de dúvidas e conflitos.
Considerando esses aspectos, os professores do Colégio Executivo são estimulados a desenvolver aulas que despertem o interesse e a atenção dos alunos, aulas de Ciências usando laboratório uma vez por semana, utilização de músicas, Inglês diariamente com muita motivação para a conversação, oferta do Espanhol para familiarização com a língua.
A LDB, em seu Art. 35, trata sobre o Ensino Médio destacando ser a etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, cujas finalidades são:
I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
O desenvolvimento da proposta curricular do Colégio Executivo para o Ensino Médio tem foco nas finalidades acima elencadas, promovendo uma experiência de estudos ao educando compatível com a sua etapa de desenvolvimento e aproximando-o de novos contextos e responsabilidades, assim sendo: