DEPOIMENTOS

"Meus filhos Mariana e Pedro viajaram inseguros, sem a verdadeira noção do quanto todos esses anos de estudo de Alemão contribuíram para o domínio da língua. A viagem para a Alemanha contribuiu para a maior autonomia de decisões e a certeza de que são plenamente capazes de cursar uma universidade na Alemanha.

Valeu cada dia da viagem e eles evoluíram em todos os aspectos. Tenho a certeza de que escolhi o melhor colégio para os meus filhos e que este oferece todas as oportunidades. Não posso deixar de mencionar a qualidade dos professores: eles tiveram uma contribuição valiosa para toda esta formação."

Adriana Amorim Oliveira, mãe de Mariana Amorim Oliveira e Pedro Amaral Amorim Oliveira (Unidade Jacarepaguá) | Viagem em julho de 2017.

"A viagem para Alemanha sempre foi muito bem falada e, por isso, chegamos à 2ª série do Ensino Médio com muita expectativa. Essa empolgação não se dava somente pela viagem em si, mas também pela fase de preparativos como, por exemplo, a venda de camisas, o que foi um sucesso.

Ficamos muito felizes pela oportunidade que tivemos de conhecer novos lugares e culturas e por compartilharmos momentos como esses com nossos amigos. Com certeza essa viagem ficará para sempre em nossas memórias."

Bruna Girardi e Juliana Fernandes (Unidade Centro) | Viagem em julho de 2017.

"Bruna amou a família, foi super bem recebida, fez amizade com as irmãs e até hoje se falam. A mais nova deverá vir ano que vem para ficar em nossa casa.

A cidade, os passeios, as pessoas, a cultura, a liberdade e a responsabilidade de estar só num país desconhecido. Bruna curtiu cada momento e se virou muito bem. Adorou o curso e a professora. Diz que seu alemão melhorou muito.

Ela já vê com outros olhos a possibilidade de ir cursar faculdade no exterior. Tenho muita vontade de que ela vá estudar na Alemanha, país da minha avó. Bruna tem todo o meu apoio."

Marcia da Fonseca Cavalcante Girardi, mãe da aluna Bruna Girardi (Unidade Centro) | Viagem em julho de 2017.

"O melhor de tudo foi a descoberta de que sobrevivem, sim, e muito bem, sem nossa tutela, pois aprenderam, desde cedo, sobre independência e autonomia. Voltaram mais seguros, confiantes, maduros, e incrivelmente apaixonados pelos afetos que aqui deixaram. Numa viagem assim, os horizontes se ampliam, as possibilidades os encantam.

Num certo sentido, porém, foi uma viagem sem volta, por ser um mergulho em si mesmo, momento de checar limites, se conhecerem de verdade, por ser a primeira experiência que colocou em xeque tudo o que ensinamos para eles. E essa será uma 'viagem' contínua, rumo à maturidade."

Bel Fester, mãe do aluno Adriel Fester (Unidade Jacarepaguá) | Viagem em julho de 2017.

"A Viagem de Estudos à Alemanha foi a realização de um sonho da Maria Clara. Ela adorou as aulas que teve na escola em Tübingen e pode praticar e aprimorar seu alemão com a família que a acolheu tão bem.

Além disso, conheceu cidades lindas e um pouco mais da cultura alemã. Tudo isso na companhia dos amigos. Inesquecível!"

Leila Carvalho, mãe da aluna Maria Clara Carvalho (Unidade Centro) | Viagem em julho de 2016.

"Viagens provocam uma mudança em tantos âmbitos, que nós mudamos e nos percebemos diferentes. Somos, ao mesmo tempo, o agente e o sujeito: sofremos e praticamos tal mudança. Portanto, outras viagens farão com que eu tenha novas suposições, mas a Viagem de Estudos à Alemanha aconteceu em um momento tão crucial de minha formação que irá me marcar para sempre, mudando não só minha concepção de mundo, mas de mim mesma."

Tais Monte Santo (Unidade Jacarepaguá) | Viagem em julho de 2016.

“Minhas lembranças: Viajar para um lugar em que você ama a cultura não tem preço. Além da Alemanha apresentar segurança, organização e ótima qualidade de vida, foi lá que tive ótimos momentos proporcionados pela viagem de estudos do Colégio. Essa viagem também me proporcionou novas amizades e me fez conhecer mais a cultura alemã através da rotina da família e dos pontos turísticos. O que mais me chamou a atenção foi a escola em que estudamos, muito bem cuidada, oferecendo atividades diversas e entretendo os alunos com brincadeiras relacionadas à disciplina alemã. Com essa viagem me tornei mais independente, pois além de estarmos em um grupo, tivemos que controlar nosso dinheiro, documentos etc.”

Maria Clara Sharp (Unidade Centro) | Viagem de Estudos em 2015.

“A viagem para a Alemanha é um momento que estamos esperando desde o início. Viajar com 60 amigos é uma experiência única na vida. O que mais fez diferença foi o contato com a família. Por coincidência, eles eram gregos. E além da cultura alemã, eu conheci a cultura grega, o que foi muito legal.”

Matheus Wolff (Unidade Centro) | Viagem de Estudos em 2015.

“Eu sou tímida, então, no início, eu não conseguia falar, mas depois eu já estava discutindo política, estava falando como é o Brasil, falando sobre moda, garotos, sobre tudo. E isso era incrível. Eu me senti realizada. Além de você conseguir estudar alemão de verdade. Quando você vai para lá, você vive o Alemão, começa a lembrar de coisas que você aprendeu quando era pequena, aprende novas palavras, vê uma cultura diferente."

Letícia Salamonde (Unidade Centro) | Viagem de Estudos em 2015.

“É muito importante você estar lá imerso na língua e saber que, se não tentar se expressar em Alemão, você não vai conseguir estabelecer contato. A fluência melhora, porque aqui, mesmo que você seja um aluno muito bom na gramática, é muito diferente quando você realmente tem que colocar em prática o que você fala.”

Julia Veloso (Unidade Centro) | Viagem de Estudos em 2014.